Comentários
Postagens

16 de ago. de 2011

Somos Uma Vergonha Mundial


Entre os muitos ensinamentos da minha avó, aprendi que o prego que se destaca é martelado. Talvez este seja o ditado que mais combina com a Nação e com o nosso amado Mengo. Mas isso se deve ao fato de termos a segunda maior torcida do Mundo. Sim, a segunda, pois a primeira é a Anti-Flamengo. É o preço que a Nação paga por ter mais títulos, ter quase todos os ídolos do país (e formar inúmeros), por ser a maior torcida de um clube... Enfim, por ser a Nação.

Se hoje somos uma Nação, devemos aos mais de 30 milhões que estão longe do Flamengo. Esses milhões de Rubro-Negros
(que só eles fazem de nós os maiores) são responsáveis por levar um pouquinho do Mengo, mesmo que seja "apenas" o Manto, aos 4 cantos do Mundo. Aliás, é muito fácil pra eu ser flamenguista. Tenho acesso à Gávea, ao Maracanã, Engenhão, Raulino, ao Tijuca Tenis Club, Arena HSBC... Enfim, tenho acesso ao Flamengo. E quem mora fora? Muitos nem ao menos podem andar com o Manto pelas ruas. E quando veem o Mengo, se tiverem muita sorte, é 1, 2 ou 3 vezes no ano todo. 

Agressão, preconceito, ódio, inveja... No último jogo em Santa Catarina, a torcida do Figueirense praticou um ato que é tudo, menos paixão do torcedor. E não existe aquele argumento de que eles não possuem títulos, que somos superiores e que a indiferença é a melhor resposta... Gente, isso é violência! Muitos Rubro-Negros já foram e são agredidos e ameaçados pelo país, mas não só isso: são impedidos de flamengar. Isso é preconceito, e como tal, tem que ser julgado pela lei.

A seguir, um depoimento de Alisson Fúrfuro, colaborador da Embaixada FlaBH e do Blog Flamengo Eternamente:

Aqui a violência já começa nas atitudes. Um Atlético x Flamengo, por exemplo, pra comprar os ingressos já fica tenso. Eles nos odeiam mais que os cruzeirenses. - Frase deles: O Cruzeiro é meu rival, o Flamengo é meu inimigo. - Vivemos uma situação muito tensa no Mineirão, numa 4ª às 16hs (e nem feriado era). Conseguimos credenciais e entramos às 13hs pra colocarmos a faixa da FlaBH, camisas pra venda, etc. Os portões abriram às 14hs. Saímos do estádio apenas às 20hs (o jogo terminou 18hs). Ficamos presos, como de costume, por 1h, porque a torcida do Galo ficou esperando nossos ônibus. Ao sairmos, começou a chuva de pedras pra dentro do estacionamento. E pra tirar uma casquinha, os policiais jogaram spray de pimenta na gente. E nos arredores, se tem 3 torcedores juntos sem a camisa do Galo, ele chegam, abordam e fazem pressão mesmo.

Alisson não é vítima desta violência porque é de uma Embaixada ou porque vai aos jogos (na Arena do Jacaré ele não vai devido ao tamanho do perigo), e sim porque é Flamengo. - Ahh, mas é uma simples faixa no estádio. Coisa de torcedor... - Não é! Isso é um estímulo enorme à violência contra a Nação, contra o ser humano! E isso não é restrito à Nação, outros torcedores passam por isso também. Todo preconceito é burro e gera violência, por isso o Alisson e os demais sofrem nos jogos e nas ruas.

O Flamengo não é do Rio e nem do Brasil, é do Mundo. Logo, este tipo de atitude mostra o quanto são ignorantes também. Não respeitamos barreiras raciais, geográficas, econômicas e culturais, que a própria sociedade impõe. Assim como a música, o
rubro-negrismo possui uma linguagem universal, única, e por isso somos uma Nação. Itália, Alemanha, Rússia, Japão, México... Rubro-Negros que nem ao menos falam português, mas que amam o Mais Querido. Outro exemplo é a Embaixada Fla-Sucre, que não é formada por brasileiros que moram na Bolívia, e sim por bolivianos nascidos lá e que nem falam português direito. 

Parabéns, Off-Rio! Se hoje somos uma Nação, devemos a vocês! Desejo que nosso clube olhe e faça mais por todos. E aos marginais que insistem em levar faixas preconceituosas aos estádios, façam uma correção da próxima vez:




Obs.: Leiam mais sobre o tema tratado no belo texto de Rondi Ramone no Urublog. Clique aqui. 


Saudações Rubro-Negras! 

******************** 

Renato Croce (Alexi Lalas)
Twitter - Facebook


Compartilhe isto com a Nação
"Eu queria ser um poeta para poder te explicar,
mas não consigo traduzir o sentimento de amor que a gente tem pelo Flamengo."

---Outros posts do FlaManolos---
44 comentários rubro-negros pelo Blogger
comentários rubro-negros pelo Facebook

44 comentários:

  1. Huahuahauhauh já vi de perto muitas dessas plaquinhas, "Filhos da Mídia" tá faltando ai também. huehuehueheuh.


    Resto do mundo se conforma que o Flamengo existe e incomoda muita gente. O caminho da felicidade é ser Flamenguista então una-se a essa nação e de um passo gigante para o bem estar e o conforto que é ser torcedor do Clube de Regatas do Flamengo!

    @marcos_frazao

    ResponderExcluir
  2. Concordo com tudo que falaste Renato, infelizmente isso acontece e muito.
    eu sou de Joinville-SC e as chances que tive de ver o Flamengo jogar foram apenas em Curitiba, onde as duas torcidas são violentas e o cu ficava na mão mesmo rss, nunca fui em Florianopolis ver jogo porque ano passado era contra o avai (estadio horrivel pra chegar e sair) e esse ano não deu pra comprar ingresso.
    Felizmente tive a chance de ir ao maracanã 2 vezes ver o Flamengo jogar, uma emoção muito grande entrar em um estadio sabendo que você está ali apenas pra se divertir, pra ver seu time jogar e aproveitar a tarde ou a noite com milhares de rubro-negros, o mais proximo que tive disso depois de ir ao Rio foi em jogos do catarinense onde o Joinville, time de terceira divisão, batia no Figayrense e no Avaibis, ai conseguia dar umas risadas :)

    ResponderExcluir
  3. Perfeito seu texto! E pra nao deixar por menos, lagrimei. Todas as vezes que leio algo realcionado com o AMOR que sentimos pelo Flamengo, me emociono. Nós, off Rio, amamos o Flamengo, sem ao menor termos a certeza que um dia, iremos ver o Flamengo jogar ao vivo e a cores. Realmente é amor, é paixao! Muita pena, vermos que ainda existem pessoas, que se acham no direito de escolher o que e para quem devemos torcer. Somos livres, vivemos em um país livre! Não temos culpa, do Flamengo, nos proporciona tantos e tantos momentos maravilhosos. Sou amazonense, amo as coisas de minha terra, mas sou acima de tudo, FLAMENGO!

    SRN!
    @DalvaFerreira

    ResponderExcluir
  4. Nossa,adorei demais o seu texto,tudo o que vc disse é verdade,eu fico até triste com tanto preconceito,e tanta violência,mas o nosso amor pelo FLAMENGO é maior do que todas essas barreiras,e "INVEJA",como vc disse o Fla não é do Brasil, é do mundo!
    Nunca deixaremos de amar o nosso mengo,nunca o abandonaremos,ele nos tocou eternamente e não somos nada sem ele!
    @toxicvaleentine

    ResponderExcluir
  5. Arrepiei cara. Post mto bom. Só tem uma coisa que eu já vi, torcedor do Rio esculachando OFF-Rio em comu do Fla. Dizendo que nós roubamos ingresso deles quando vamos ao Rio, roubamos de quem tá lá sempre e tal. Acho que a melhoria vem de dentro, da mesma forma que os 'conterrâneos' não respeitam, tem muitos torcedores que tbm não respeitam os OFF-Rio.
    Sendo que é exatamente como você falou, se somos uma nação, se somos a foderosa NAÇÃO RUBRO-NEGRA, muito se deve a quem vive longe do Rio, mas carrega o Flamengo no coração.

    ResponderExcluir
  6. Um dos melhores post que li aqui no Flamanolos!

    Parabéns, está perfeito porque está escrito, não somente com o coração rubro-negro, mas como a alma de um torcedor de verdade.

    Cazô

    ResponderExcluir
  7. Brilhante! Sinto na pele todo esse preconceito que foi tratado no post...sou de Fortaleza e mulher...meus amigos sempre dizem que é inadmissível eu torcer por um time de fora, já que temos o fantástico futebol cearense...mas daí eu explico que torcer pelo Fla não é opção, torcer pelo Fla é amor, é algo inexplicável... E não é porque somos frequentemente vítimas de agressões físicas e verbais que vamos deixar de torcer, amar e cantar pelo nosso Mengão! A melhor resposta que podemos dar a esses sem-título e sofredores eternos pseudo-torcedores de outros times é ganhar sempre mais e mais títulos no campo, lindo!

    ResponderExcluir
  8. Sou de Arapiraca-AL, sou apaixonado pela minha terra, pelas coisas daqui. Torço vigorosamente pelo ASA, e espero vê-lo na série A. Mas já disse em um post, não admito que ninguém questione o meu amor pelo FLAMENGO ou diga que eu não valorizo o regional.
    A esses eu digo o que não tem explicação amigos eu me tornei torcedor do ASA, mas eu nasci e morrerei Rubro-Negro. E isso pra mim não é contradição, é a sinceridade de um amor, amor ao Flamengo.
    Não me lembro quem me influenciou, mas a lembrança que tenho mais remota dos indícios desse amor, foi uma camisa do Flamengo. Não vivi com meu pai, não me lembro de muitos Rubro-Negros que pudessem ter me influenciado, mas lembro do Manto e o som de uma Nação que falava em um certo ZICO.
    Não me peçam para não amar o FLAMENGO!


    @jonesferro

    ResponderExcluir
  9. Muito obrigado a todos pelos comentários!

    Cali Araujo,
    Infelizmente isso acontece sim, mas pode ter certeza que é coisa de marginais. Meia-dúzia que não representam a Nação. Isso é completamente coibido pela torcida.

    Jones,
    Obrigado! E mesmo que algum dia você deixar de torcer pro Asa, ou melhor, vamos supor que você não torça, eles não possuem o direito de te ameaçar. Como me falaram no Twitter, amor não escolhe CEP.

    Obrigado a todos e #SRN!

    @RenatoCroce (Alexi Lalas)

    ResponderExcluir
  10. Texto muito bem escrito e Claro, o que nós podemos fazer para tentar amenizar este fato é divulgar o máximo possível, porque se dizemos ser um país sem preconceito, racismo .... Mentira infelizmente existem muitos ainda no meio de nós mesmos e essa minoria consegue intimidar a maioria. Isso porque muitos não toma uma posição contra esse tipo de atitude.

    Opiniões são respeitáveis + nem sempre concordáveis !

    Pena que isto não acontece com um bando de ignorantes.



    VLW RENATO BELA INICIATIVA.


    bitoca

    nãotenho@...... rssss

    ResponderExcluir
  11. Oi, Renato Croce!

    Nao me surpreendo com a beleza, e a perfeiçao do seu POST, pois sei da sua capacidade intelectual com que vc o escreveu, aliada ao imenso AMOR, pelo o idolatrado FLAMENGO!

    Com muito conhecimento da vida esportiva deste clube, porque, nao dizer de todos do futebol brasileiro, vc expressa suas ideias, seu parecer, de uma maneira verdadeira e convincente, passando pra nos, leitores, toda a sua sabedoria.

    Mas, o tal preconceito, em qualquer setor, desse Universo, jamais deixara, de acontecer. No futebol a mais popular festa do POVO, nao deveria existir. Taí. Os seus dados explicitos, no seu POST, a prova cabal, que na verdade, existe, e sempre acompahado da infeliz inveja alheia, chegando até a violencia!

    E o MENGAO, vai superando tudo isso, porque é um clube, de uma fortaleza incomum, que possui uma imensa legiao de torcedores resiste a tudo e a todos!

    Parabens, Amigo! A QUALIDADE, A COMPETENCIA, o AMOR, em pro do FLAMENGO e do futebol brasileiro!

    Obrigada, meu amigo RENATO CROCE! Aprendendo, mais com VC!

    Bjo. @Baianafla

    FLAMENGO! ORGULHO de um BRASIL, GIGANTE! "AME-O ou DEIXE-O"!

    ResponderExcluir
  12. A violência e preconceito entre clubes deve-se principalmente ao fanatismo. Enquanto a loucura pelo time dominar a razão, desavenças como essas vão existir. Sorte que onde eu moro, mesmo sendo em MG, tem muito mais flamenguistas do que atleticanos ou cruzeirenses. Espero que esse texto - ótimo, diga-se de passagem - sirva para aqueles que confundem paixão com cegueira.

    ResponderExcluir
  13. Isso acontece mesmo, eu até já passei por isso, um dia após o hexa fui ameaçada de morte se não tirasse aquele manto, disseram se eu não tirasse aquele "lixo", eu não ia viver pra eles serem tirados da libertadores do próximo ano ele era vascaíno, hoje ele está preso por roubo, mas eu tenho medo de quando ele sair da cadeia.

    ResponderExcluir
  14. Este post chegou nas mãos do clube. Obrigado a todos!!!

    ResponderExcluir
  15. Tinha tempo que não arrumava um tempinho pra vim aqui, mas, parei pra ler esse post, e realmente me emocionei!
    Sou de Brasília e poucas vezes o mengão jogou aqui, mas quando jogou eu fui.. e recebi essa 'pressão' da torcida da casa!

    Simplesmente uma vergonha, aqui a gente não tem torcedores pro time locais, pois é uma vergonha o futebol brasiliense..
    Sou FLAMENGUISTA com ORGULHO saiu de casa com meu manto, não ligo pros comentários, e aqui a nação RUBR0-NEGRA comanda!
    Somos a maior torcida de Brasília, e eu me orgulho disso!

    Muitos jogos que são aqui no goiais, tenho vontade de ir, porém não posso! Justamente por causa disso.. pq temos que sair em grupos, mas chegamos lá.. somos assaltados, recebemos porrada, muitos são impedidos de entrar no estágio mesmo com ingresso!
    Então prefiro não correr risco, assistir diante da tv..
    mas, gostaria REALMENTE que tivesse alguma medida, alguma mudança.. que a gente fosse deslocado com segurança!
    Assim teria a honra de ver meu mengão de pertinho, sentir o calor desse time..

    Parabéns pelo Post, e pela mais pura verdade..
    Sou OFF-RIO com orgulho, vou continuar sendo apaixonada por MAIS QUERIDO DO BRASIL..
    e para os antis.. só tenho dó, pq nunca, nem inveja alguma.. chega aos pés da mais linda torcida do mundo..

    :D

    #SRN

    @Cinthia_do_Amor

    ;**

    ResponderExcluir
  16. Vocês torcedores do Flamengo, que não tem raiz com o Rio de Janeiro, VOCÊS SÃO UMA VERGONHA. Existe maior vergonha do que esses mistos que vão a campo torcer contra o próprio time do estado? Honre sua terra, não se deixe levar pelas grandes emissoras! Vá ao estado, sinta a emoção de ser TORCEDOR DE VERDADE! Santa Catarina tem time pra torcer, FIGUEIRENSE FUTEBOL CLUBE.

    ResponderExcluir
  17. /\ Vergonha alheia mandou lembranças.

    É futebol, querido! Quantos anos você tem? Qual seu problema? Você tem déficit de atenção?
    Que RIDÍCULO sua pala de falar sobre 'mistos. Você é algum neonazista que se acha superior por ser branco e torcer para um time pequeno?
    Honrar minha terra? Minha terra é o Brasil, é a América do Sul, é o Planeta Terra. E você, que planeta você vive?
    Ninguém é obrigado a fazer nada que não queria. Aposto que seu pai é Figueirense. Assim como o meu é Flamenguista. E que mal há? Tô te incomodado tanto assim? Ah, tudo que é grande demais, causa inveja e incomoda.
    Cuidado, rapaz, seu discurso bera à fascismo. Muito cuidado.
    Vai bater em gay também? E em mulher? E em negro?
    Não existe isso de 'torcedor de verdade torce pra time do seu Estado'. A gente escolhe por uma série de fatores. Tenho grandes amigo Palmeirenses, Corinthianos e claro, Flamenguistas..e nenhum deles tem essas idéias fracas suas. Engraçado que não vejo os grandes times do Brasil com esas ladainhas preconceituosas...só os pequenos
    ah...só os pequenos...claro que os clubes não devem ser responsabilidados: gente retardada existe em todo canto.
    Mas que vocês, pequenos em todos os sentidos, dão vergonha...ah, dão!

    ResponderExcluir
  18. desculpem os erros de português e digitação, o texto não foi revisado.rs

    ResponderExcluir
  19. Só digo uma coisa, não escolhi o Flamengo por estado, escolhi o FLAMENGO por amor.

    Belo post Renatinho.

    #SRN

    @tayna_CRF

    ResponderExcluir
  20. Sou do ES, onde a nação rubro-negra impera. Me emociono só em ouvir o nome FLAMENGO, fico envergonhado e triste ao presenciar esse preconceito monstruoso e assustador contra a nossa torcida, mas de fato somos maiores que esses ignorantes e não vai ser esses poucos idiotas que vão calar a minha voz e meu amor pelo FLAMENGO.
    Mando um abraço para todos os flamenguistas do rio e off-rio também. avante mengão.
    GUSTAVO

    ResponderExcluir
  21. Estou impressionado...

    O cara escreve um texto excelente sobre o preconceito de torcidas rivais e me entra um retardado no blog, de nome Daniel Mendes, e escreve um monte de asneiras.

    A tua atitude moleque, pq tu é um moleque de merda que deve feder a cocô pela fraldinha mal trocada pela tua mãe de noite, se é que tu não come esse mesmo cocô. A tua atitude é a de um racista nazista de merda!

    E tua visita aqui vomitando asneiras, só prova o quanto vcs torcedores de times pequenos de merda, são uns merdas. Pq apesar do texto ser global, ele é voltado para flamenguistas. O blog é flamenguista. Então que diabos vc está fazendo aqui dando ibope pra gente seu otário??
    Pq tu não vai visitar um blog pertencente ao teu grandioso Figueirense F. C.??

    Vc só faz provar o quanto o Flamengo é gigante perante a todos os outros timecos do Brasil.

    Põe uma coisa nessa tua cabeça de bagre, com cérebro de minhoca... o flamengo não é um time regional cumpádi. Aqui é nação. Somos mais de 33 milhões de torcedores espalhados pelo mundo.

    E antes de pensar em voltar por aqui pra digitar mais asneiras... enfie teus dedos no rabo e gire-os... nazista escroto de merda. E tenta achar um prego pra chupar até virar taxinha seu otário.

    SRN!!!

    ResponderExcluir
  22. Ah, essa história já é velha, honrar time do estado? Estamos no século XXI meu filho, se seu time tivesse torcedores fora do seu estado duvido se ia reclamar. Mas como não tem, fica reclamando feito doido, isso se chama inveja de quem torce pra um time que não tem tradição. Eu visto o meu manto em qualquer lugar do Mundo, tô nem aí pro que vão falar de mim.

    ResponderExcluir
  23. Diego mendonça

    meu deus , nunca vi um texto tão bom como esse, parabens, sou de mossoró-RN gosto muito do BARAUNAS mas amor o FLAMENGO !!!!!!!!

    ResponderExcluir
  24. Mulambada, sou flamenguista desde pequeno aqui nas alterosas mineiras, graças à boa educação que meu pai me deu. Nunca foi fácil encarar os desafios de ser um ET, sobretudo diante dos atleticanos. O ódio que os caras sentem pela magnética já criou raízes. Às vezes correspondo chutando a porta e sentando na janela, noutras vezes retribuo com piedade e compaixão. Vai pra cima deles, Mengo!

    ResponderExcluir
  25. Muito bom o texto, pois resume o sentimento de quem é "perseguido" pelo fato de ser Rubro-negro, mas ao invés de se acovardar com o fato, SE ORGULHA de ser odiado, porque isso só mostra o quanto somos superiores e incomodamos os demais times! Mas nós queremos ser valorizados pela Diretoria do clube. Se o Flamengo é o que é, deve-se aos milhões de rubro-negros que ficam longe do Rio, que tem que comprar pay-per-view para ver seu grande amor, que sempre compra o manto sagrado, fazendo com que as vendas sejam recordes todos os anos! A DIRETORIA tem que nos apoiar, tem que mostrar publicamente que somos importantes e que somos torcedores o mesmo tanto de quem mora no Rio. Mas o pior disso tudo, é ver que alguns torcedores Flamenguistas On-Rio nos desvalorizam... isso é inaceitável! Somos UMA NAÇÃO! Somos todos iguais no propósito de amar e estar sempre dando Força ao Flamengo! Sou de Salvador, Bahia... não perco um jogo do Flamengo, seja na pelo PFC, seja quando joga por aki! E esse amor que eu sinto nunca vai se acabar, por mais que isso irrite os que me invejam pela grandeza do meu time!

    ResponderExcluir
  26. Muito obrigado a todos pelos comentários e depoimentos.

    A respeito do Daniel Mendes, ele é só mais um preconceituoso, invejoso e proliferador da violência contra o Ser Humano. Isso não é ser torcedor, é ser marginal.

    @RenatoCroce (Alexi Lalas)

    ResponderExcluir
  27. É realmente preocupante. Mais um fruto da ignorância humana, mas que é encarado como irrelevante.
    No caso, nem somos minoria... o que é mais grave ainda!
    Sorte nossa que ser Flamengo está acima de todos os sacrifícios!
    Belíssimo post! Orgulho de ser rubro-negro!
    Saudações do Maior do Planeta!

    ResponderExcluir
  28. Belíssimo Post!!! Sensacional!
    Agora, uma perguntinha que gostaria que fosse respondida por esse fedelho chamado Daniel Mendes em nome de toda torcida regional... Quando jogar Flamengo x Barcelona, pra quem ele vai torcer? Será que o Pulga fascista vai torcer contra sua nação? Seguindo o ritual Nazista que ele prega, deve torcer pelo Flamengo, não é mesmo? NÃO?!?!?!?! Que isso Daniel?? Vai torcer contra suas raízes BRASILEIRAS e a favor das ESPANHOLAS?!?!?!?!!
    Meu caro, esse seu texto, como já disseram aqui em cima, é típico de torcedor invejoso, diria até MEDROSO. O Medo de ser esmagado pela maioria, te coloca em uma situação complicada e defensiva. E como qualquer animal irracional, quando se sente acuado, parte para o ataque.
    Deprimente e triste saber que ainda tem gente nesse mundo que se acha muito diferente por ter nascido aqui ou alí, dentro do mesmo planeta...
    Chego a ter pena desse pessoal... pobre Daniel MEndes.
    Parabéns mais uma vez pelo post Renato!

    ResponderExcluir
  29. Boa tarde a todos. Sou gaúcho, meu pai era colorado, time pelo qual tenho admiração, fui criado em SC e PR, e aos 17 anos voltei para o RS. Sabem pra qual time torço: FLAMENGO!!! Desde meus 8 anos +ou-, apesar de não ter influência nenhuma em casa. Aprendi a gostar de futebol lá por 81, 82, aí tinha um esquadrão campeão de tudo, comandado por um tal Zico, que acho que vcs conhecem, e não teve jeito, foi amor à primeira vista. Sofro na pele este preconceito desde que voltei pro meu estado, mas tiro de letra, respondo exatamente isso: o Flamengo não tem barreiras físicas, temos uma torcida maior do que a população da Argentina, sabe o que é isso? O 2º maior país da América do Sul tem menos gente que nossa torcida, só pra citar um exemplo dentre tantos outros que poderia falar. Imaginem se tivéssemos o apelo financeiro que gigantes como Barcelona e Real Madrid tem , fazendo jogos pelo mundo? Acho que teríamos mais de 100 milhões de torcedores espalhados pelo mundo. Certa vez ouvi uma frase, não lembro o autor, o cara andava pela África e daqui a pouco, ao longe, uma camisa do Flamengo. Na Europa a mesma coisa. Foi pra Ásia, idem. Não quero desdenhar outros times, mas sai do país e vê se encontra uma camisa do Vasco, Corinthians, São Paulo. Talvez até encontre, por acaso, de um brasileiro morando lá, mas a camisa do Flamengo por incrível que pareça é vestida lá fora por estrangeiros, pessoas que nunca vieram aqui e nutrem um sentimento especial por este manto. Só pode ser magia, encanto, sei lá. A nossa grandeza é maior do que imaginamos, prova disso é o respeito que torcedores esclarecidos de outros times nutrem por nós. Nelson Rodrigues, tricolor convicto, tinha especial respeito pela grandeza do Flamengo, sempre disse isso. Meu filho de 11 anos é torcedor do Internacional, mas se rende à torcida do Flamengo, reconhece a sua força. Só sei que tenho uma certeza, a de que morrerei flamenguista, disso não tenho dúvidas, o sentimento é de AMOR ETERNO a essa camisa, a esse clube que tive a oportunidade de visitar uma única vez e que um dia ainda terei o prazer de assistir em campo, pessoalmente. Grande abraço, parabéns pelo texto e rumo ao HEPTA!!!
    Marcelo, RS.

    ResponderExcluir
  30. Boa noite, meus caros Flamenguistas!

    Esse tal de Daniel Mendes, deve ser um filha da p... de um mauricinho, retraído, recalcado, admirador de Hitler, acostumado a bater em viado, sempre anda em bandos, pois sozinho deve ser um merda que nem a boca tem coragem de abrir, a mãe ainda troca as fraldas dele, nunca deve ter saído da segunda série, não tem titulo pra comemorar, só vive de campeonato estadual, só aparece na página da Globo.com porque está na primeira divisão, pois assim que cair ninguém mais vai ouvir falar.

    Ele é um covarde, pois vem em um Blog do FUDEROSÃO FLAMENGO falar merda, ele não tem coragem de assumir que é flamenguista, porque o pai deve obrigar ele a torcer pra esse timinhozinho se não vai cortar a mesadadinha dele.

    "UMA VEZ FLAMENGO SEMPRE FLAMENGO"!!!
    Rumo ao hepta!!

    Porra, vivemos em um país livre torcemos pra quem quisermos torcer, maldito recalcado filha da p..., vê se cresce!!!

    ResponderExcluir
  31. Boa noite colega,

    Sou torcedor do Figueira e concordo com a faixa, que tinha vários significados, mas não o de violência nem o de preconceito. O amor que vocês sentem pelo Flamengo não é diferente do nosso pelo Figueira. Nós mais ainda, que pegamos série C da vida, jogando em estádios de merda e sendo recebidos com pedradas por aí vai. Toda rivalidade dentro do estadio é normal. Fora de campo não teve violência nem preconceito, tinha flamenguistas passando pela torcida do Figueira depois do jogo, indo pra casa de boa.

    Prefiro torcedores do meu estado. Minha opinião. Fiquem na paz.

    ResponderExcluir
  32. meu caro torcedor do figueira!! Não existe isso de amor maior só porque jogou série C ou D, paixão de torcedor é tudo igual, para de se fazerem de coitados, que feio, o Flamengo pra mim sempre será Flamengo, meu amor por ele não vai ser maior ou menor, pois ou voce ama ou não, não existe uma escala de amor, ou tem como medir??
    Flamengo é minha vida cara, não paga minhas contas, mas alegra meu viver!!!

    ResponderExcluir
  33. Como dizia o grande filosofo Bob Marley:
    Until there are no longer first class
    and second class citizens af any nation
    Until the color of a man's skin
    is of no more significance than the color of his eyes
    Me say war.

    Nossa guerra é contra a ignorância, salve Mengão o unificador geral do planeta

    De um rubro negro paulista

    ResponderExcluir
  34. agrassao hauhauhauhauhaa q viadagem bixo! kkkkkk
    tu deve ter visto 2 jogos do flamengo na tua vida. nao tens metade do orgulho q eu sinto pelo Figueirense. cresci no scarpelli e o figueira é minha religiao. seu bosta, vai chorar pra tua mae. 4x1 atl-GO kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  35. Torcedor vai pro estádio, quem fica o campeonato inteiro na frente da tv é telespectador...
    4 baga Atléticooo!!

    ResponderExcluir
  36. Fiqueira seu merda!! seu time é patético Fdp!! nunca ganharam nada e nunca vão ganhar seu merda de bosta!! Vai dar meia hora de cu seu Viado!!

    ResponderExcluir
  37. Que se foda o Fiqueira!! aquela merda é um timeco de segunda Divisão!! O que aquela merda ganhou até hoje??? Vão se fuder seus pescadores de merda!!

    ResponderExcluir
  38. Obrigado a todos pelos complementos e depoimentos. Aos engraçadinhos e mal educados, deixo meus sinceros pêsames. 1º: inveja mata. 2º: isso que vcs fazem, junto com os meia-dúzia de torcedores do Figueirense, é estimular o crime.

    @RenatoCroce (Alexi Lalas)

    ResponderExcluir
  39. Mais um otmo post que retrata bem o que sofre a NAÇAO Rubro-Negra em nosso pais.QUEculpa nos temos por torcer nao apenas para um time de futebol,mas sim por uma Entidade que transcende as fronteiras do pais pobres coitados nunca saberao o que e torcer de verdade,enquanto eles nao se concientizarem disso esse e o preço que teremos que pagar.#SRN

    ResponderExcluir
  40. Fiquei emocionada com seu post. Aqui no Paraná, não é tão diferente não, não sofro agressão física por ser mulher, mas existem muitos idiotas que mesmo não agredindo fisicamente, magoam com palavras grotescas, que não conseguem entender amor... se pra eles o escudo que eles defendem é apenas um time, pra mim é o meu coração.

    ResponderExcluir
  41. Prazer!

    Aqui é um PIAUIENSE, e FLAMENGUISTA!

    E quem achar ruím, QUE SE DANE! (:

    ResponderExcluir
  42. sou aki de JOINVILLE TORCEDOR DO MENGAO E DO CRICIUMA domingo passado fui a arena joinville ver o meu CRICIUMA jogar contra o joinville FIQUEI MTO FELIZ POIS AS TORCIDAS SE RESPEITARAM MTO...

    ResponderExcluir
  43. os torcedores fazem isso por que mesmo tendo times disputando campeonatos nacionais muitos torcedores do estado preferem torcer para times de fora obs: torço para a Portuguesa

    ResponderExcluir
  44. vcs flamenguistas dizem q sao uma naçao so que torcedor mesmo que vai ao estadio sao so uns 5 milhoes o resto e tudo torcedor q so ve jogo na tv como deve ser o seu caso autor dessa postagen

    ResponderExcluir

 
Uma vez Flamengo, sempre Flamengo.