Comentários
Postagens

4 de nov. de 2010

Advogado do Diabo


Quando falam a frase, “Onde goleiro pisa não nascer grama novamente”, já da pra perceber a dificuldade da posição. Vida de goleiro não é nada fácil, um dia você está no céu no outro o inferno te abraça. Isso não é uma exclusividade do Marcelo Lomba. Isso se aplica a todos os goleiros do mundo, do pior ao melhor, todos já foram e serão criticados um dia. Faz parte da profissão e terão que se preparar para isso. Aliás, além do preparador de goleiro, deveria ter um acompanhamento especial de um psicólogo desde as divisões de base.

Julio Cesar, goleiro da Inter de Milão e seleção brasileira, hoje é orgulho da nação rubro-negra, pois é prata da casa. Mas um dia também já foi criticado pela torcida, com falhas incríveis, como aquela que ele chutou a bola na nossa zaga e foi para o próprio gol. Foi criticado, vaiado, mas deu a volta por cima e hoje conseguiu o posto de melhor goleiro do mundo. Mesmo assim, não ficou livre das falhas. Na copa do mundo, falhou no gol contra a Holanda, mas esse tem créditos.

Bruno é mais recente e mais fácil de lembrar. Era um exemplo de goleiro que vivia alternando céu e inferno. Bruno já deu títulos ao Flamengo, mas também tirou. Já ouviu vaias e xingamentos no maracanã, mas também já ouviu que era o melhor goleiro do Brasil. Essa era a vida do Bruno, essa era a rotina do goleiro.

Ontem, contra o Ceará, o goleiro Marcelo Lomba falhou nos dois gols sofridos pelo Flamengo e a responsabilidade deve sim, ser colocada nas costa dele, pois ele é goleiro e tem que aprender a conviver com isso. Porém, as críticas devem ser repensadas da maneira que elas são feitas, pois Marcelo Lomba é prata da casa e patrimônio do clube.

Veja bem, não estou comparando o Marcelo Lomba aos dois goleiros citados a cima, nem dizendo que ele deve ser absolvido de críticas, mas acho que a maneira que essas críticas vem, devem ser repensadas. A falha é normal, todos os goleiros estão expostos a isso e passivos de críticas.

Mas quando se trata de prata da casa, deve-se ter um pouco de cuidado nas críticas, e não estou falando apena dos goleiros, e sim de uma maneira geral. Eles são patrimônio do clube, que sempre irá lucrar com esses jogadores em possíveis negociações internacionais.

Adriano escutava das arquibancadas a musica “Bota pra vender!”. Saiu, deu a volta por cima, virou imperador, voltou e nos deu um título que não conquistávamos há muito tempo. Ibson também é um nome recente que foi criticado antes de sair, e agora é objeto de desejo da torcida em todas as janelas de transferências.

É importante deixar claro também que eu não estou dizendo que o Lomba é um excelente goleiro, não estou dizendo que ano que vem o Flamengo não precisa contratar alguém pra posição, só estou falando que devemos ter mais cuidado com quem é prata da casa, quem honra o manto desde os tempos de fralda. São esses jogadores que realmente estão ali por amor ao clube, e o lomba demonstra isso em suas palavras.

Este ano estamos em uma situação difícil, e no próximo jogo, quem vai está ali para segurar as bolas é o Marcelo Lomba. Ele que vai ser o goleiro que vai nos tirar dessa situação, não tem outro jeito, não temos outra opção. Então ele precisa do nosso apoio e precisamos virar a página. Próximo jogo ele estará lá, a gente queira ou não.

Ano que vem já é outra história. Luxemburgo terá tempo para montar o time para a próxima temporada e se for preciso, mudar de goleiro. Mas precisamos lembrar que é uma posição complicada até pra contratar, pois tem que ter um olho clínico para contratar a pessoa certa, senão acontecerá tudo que está acontecendo com o Marcelo Lomba.

Espero só que essas críticas pesadas não abalem o Marcelo Lomba, e ele continue trabalhando firme e forte, aprimorando seus acertos e consertando os erros, pois só assim que se faz um grande goleiro. Hoje ele pode não ser um grande goleiro, mas com trabalho ele pode se transformar nisso, pois ainda é jovem e tem tudo pra crescer um dia e se transformar em um goleiro de ponta, seja aqui no Flamengo ou em qualquer outro lugar.


Saudações Rubro-Negras!


Comente!
================================================

Siga-me no twitter: @Fabianolenda1
Fique por dentro das atualizações do Blog. Siga-nos no Twitter e no próprio Blog, clicando ao lado.

Assista aos jogos do Flamengo e acompanhe os principais canais esportivos 24hs!
Entre também na comunidade do Orkut: Torcida FlaManolos

Compartilhe isto com a Nação
"Eu queria ser um poeta para poder te explicar,
mas não consigo traduzir o sentimento de amor que a gente tem pelo Flamengo."

---Outros posts do FlaManolos---
6 comentários rubro-negros pelo Blogger
comentários rubro-negros pelo Facebook

6 comentários:

  1. Fantástico! Adorei sua posição quanto ao tema: crítica e com bom senso. Parabéns, partilho da mesma opinião. Independente de ser um bom goleiro, excelente, ou ruim, merece ser respeitado, não só por ser prata da casa, mas por ter segurado as pontas em um momentos tão difícil.

    Admirável sua colocação. Que nossa mulambada possa compreender.


    Cumprimentos

    @SBussi2

    ResponderExcluir
  2. Sempre foi assim, sempre vai ser assim.
    Pra mim o Lomba ta jogando com vontade, com amor pela camisa.
    E vem atuando bem, ontem não foi uma das melhores atuações,
    mas não da pra ir chamando o cara de frango.
    Acontece que as torcidas são assim, principalmente a do Flamengo,
    time grande tem que ter jogador de grande nome, mas o Lomba ainda vai crescer muito no time e vai agradar muito a torcida.

    ResponderExcluir
  3. É isso aí..
    Mas creio também q.. precisamos contratar um goleiro de ponta. Ano que vem, teremos 4 campeonatos pra disputar e vamos precisar de um ótimo goleiro reserva, que seria o próprio Lomba.
    Ele vai crescer muito ainda e nos dará alegrias. Mas terá que treinar muito e melhorar suas deficiências..

    @RenatoCroce (Alexi Lalas)

    ResponderExcluir
  4. Parabens pelo texto, cheio de sensibilidade para com os jogadores que estao em campo, vestindo o manto e defendendo o nosso Mengao.

    Está correto o seu posicionamento: criticar tem limites sim. Se ajudar a construir um Flamengo melhor, a crítica tem que ser bem-vinda. Mas se o objetivo for simplesmente destruir, mesmo que por desabafo, ela deve ser repensada.

    SRN!

    @CrisMarassi

    ResponderExcluir
  5. Na hora do jogo vale tudo, xingar, espraguejar , detonar e tudo o mis...até pq a raiva é do tamanho do amor pelo Fla.
    Passado o jogo é hora de esquecer, virar a página e olhar pra frente. Jaja temos outro jogo importante pra fazer logo esses malfadados 45 pontos. Que venha o Atlético PR pra nossa alegria.
    Ficar crucificando o Lomba é de uma covardia, aliás, bem habitual em parte da torcida do Flamengo.
    E muito bem lembrado as cagadas do JC. Hj é o melhor do mundo, mas num jogo (ai q odio de me lembrar)contra o Patetico do PR, lá na arena, ele fez uma merd@, foi driblar sei lá quem dentro da área, perdeu a bola e fez penalti idiota - resultado 2 x 0 pro inimigo.
    O Bruno (que tem, ou melhor tinha, muitas qualidades como goleiro) cansou de fazer cagada nogol do Fla, na mesma proporção que fazia defesas bárbaras...enfim, vida de goleiro é dura e sem glórias.
    Vamos apoiar o Lomba sim ate o fim do campeonato, até pq kd goleiro bom (e dentro de preço q possamos pagar) no mercado?
    Tem não gente!
    SDS RN ALWAYS
    @cidagomes

    ResponderExcluir
  6. Parabéns, Lenda! Concordo com o posicionamento. Não é hora de caçar bruxas. Gosteiu tanto que utilizei-o como exemplo lá no meu último post http://igrejaflamengo.blogspot.com/2010/11/assembleia-das-pastorais-e-o-dia-de.html

    Flamém, irmão!
    @Igrejaflamengo

    ResponderExcluir

 
Uma vez Flamengo, sempre Flamengo.