Comentários
Postagens

17 de nov. de 2010

Uma verdadeira potência poliesportiva



Nação,
As comemorações pelos 115 anos do clube foram na segunda-feira, mas devido uns problemas, não deu pra postarmos algo pra vocês como gostaríamos. A equipe FlaManolos pede desculpas, mas não vamos deixar de postar, afinal, dia 17 é a verdadeira data de fundação, portanto, também está valendo, certo?

Neste post faço uma pequena leitura pra conhecermos melhor o nosso clube. É feito com o coração aberto, juntamente com pequenos dados coletados em nossa história. Vamos tentar retratar um pouco do tamanho desse gigante de 115 anos, que é responsável pelas nossas maiores alegrias, tristezas, aprendizados e é um dos maiores símbolos de união entre as pessoas que existe no Mundo.

O futebol é nosso carro-chefe e sempre será. Já passou da hora de ter autonomia no clube, mas não é só por causa do futebol que somos gigantes. Peço que leia esta mensagem e dados do Maior Clube do Mundo. É um post longo, pois é difícil explicar o tamanho desse Gigante em poucas palavras. Espero que gostem, pois é de coração. Leia até o final, garanto que valerá à pena. Então, vamos lá?



Clube de Regatas do Flamengo é uma agremiação poliesportiva brasileira que nasceu num domingo, em 17 de novembro de 1895, quando seis jovens remadores fundaram o Grupo de Regatas do Flamengo, dando origem ao Flamengo que conhecemos e amamos hoje. Flamengo foi fundado dia 17, mas a comemoração foi adiantada pro dia 15, pra poder comemorar juntamente com o feriado nacional.

Flamengo é uma verdadeira potência poliesportiva, sendo o maior detentor de títulos no Mundo! São mais de 2.500 conquistas, sendo 3 mundiais, 19 medalhas olímpicas e mais de 50 mil medalhas em outras competições. Se isto já parece um feito incrível, basta vermos alguns dos principais clubes poliesportivos mundiais, como: Real Madrid, Barcelona, Porto, Boca Juniors e Peñarol.

Se formos mais longe, vamos descobrir que raríssimos clubes conseguem ser elite no futebol e, simultâneamente, em outros esportes de ponta como o Flamengo é. Clubes como o Inter de Milão, Manchester United, Liverpool, Bayern, Ajax, Juventus, São Paulo, River Plate, San Lorenzo, Altético-MG, Grêmio, Olímpia, Internacional e tantos outros, sequer possuem outro esporte de nível e alguns não conseguem nem se manter na elite de seu país, tendo apenas o futebol pra administrar.

Quando amamos algo, amamos por completo. Flamengo é como um bolo de várias camadas, recheios, sabores e adereços. Enquanto os adversários são como aqueles bolos simples que você compra pronto na padaria da esquina, sem cor, sem sabor.. O Flamengo te deixa amá-lo à vontade e ainda te dá opções. Muitos veem apenas o futebol no Flamengo, pois a grandiosidade do clube e do próprio futebol rubro-negro, muitas vezes não nos deixa enxergar todas as camadas do bolo. Fato relevante também, é que o futebol é uma paixão nacional. Esta visão não fica restrita à Nação. Os adversários, muitas vezes, também enxergam apenas o futebol rubro-negro. Se só o futebol já coloca o clube no topo, se olharmos por todos os lados então.. Não há igual no Mundo.

Esportes Praticados:
Destes 14 esportes praticados atualmente, Flamengo é elite no Futebol, Basquete, Ginástica Artística, Pólo Aquático, Natação, Showbol e Remo. Flamengo ingressou recentemente no Automobilismo (Super League Formula), conseguindo bons resultados logo nos primeiros anos. No quase sessentão Judô, o clube mostra garra e também obtém bons resultados. Foi Campeão Interclubes em 2007 e mantém uma base muito forte. O Futsal evoluiu e vive a sua melhor fase desde 1976. No Nado Sincronizado é um espetáculo. O clube conquistou 10 títulos brasileiros e um sulamericano nos últimos 13 anos. Qual clube no Mundo possui tantos esportes competindo em altíssimo nível? Não existe, amigos.. Não existe.

Com todos esses esportes, Flamengo coleciona títulos, medalhas olímpicas e ídolos. Aliás, ídolo é uma palavra que o clube conhece bem. Nenhum outro clube do Mundo possui tantos títulos, ídolos, torcedores e uma camisa tão imponente e importante como a nossa. Não falo isso só com o coração, falo com a razão também. Afinal, são os números que mostram isso.

Sem contar os inúmeros ídolos no Futebol, como Leônidas da Silva, Zizinho, Júnior, Evaristo de Macedo, Carlinhos, Domingos da Guia e Zagallo, temos outros inúmeros ídolos e craques nos demais esportes, como Oscar Schmidt, Marcelinho Machado, Fernando Scherer, Maria Lenk, Georgette Vidor, Diego Hypólito, Bernard, Kanela, Leila, Ricardo Prado, Jaqueline, Waldyr Boccardo e até mesmo a Patrícia Amorim que é prata da casa, dedicou sua vida ao clube e quebrou recordes em várias competições. Ainda fez parte da equipe mais vitoriosa da história da natação rubro-negra. Como presidente, ela é totalmente questionável, mas como atléta, nos deu muitas vitórias por toda uma década.

São tantos ídolos, que não cabem num livro, muito menos num post. Só um clube como o Flamengo pra acolher tantos craques, títulos, história e torcedores. E ainda tem a inveja e raiva que desperta nos adversários espalhados pelo Mundo. O Gigante é uma verdadeira máquina.

Esportes Extintos:
Flamengo já contou com atletas, equipes e disputou competições nas seguintes modalidades:

Aeromodelismo Arco e FlechaAtletismo
Autobol Bodyboard Boxe
Canoagem Caratê Ciclismo Escotismo Esgrima
Futebol de Areia Futebol de Botão Ginástica Rítmica
Halterofilismo Handebol Handebol de Praia Hipismo
Hóquei Jiu-Jitsu Luta Greco-Romana Patinação
Pelota Basca Pentatlo Moderno Saltos Ornamentais
Tênis de Mesa Tiro Esportivo Tiro Prático TriatloVela
Voleibol de Praia Xadrez

Amigo, o Flamengo já foi campeão até de Arco e Flecha! Isso pode parecer nada, afinal, o que importam as flechas e bolinhas de ping-pong, os barcos, as armas, os bispos e torres, a areia, os aviões, os kimonos e patins? Pra que vou me gabar de ter títulos de Pelota Basca? Bom, não haverá respostas pra essas perguntas, se você não conseguir enxergar todas as camadas do bolo. Flamengo não é gigante por causa do Zico nem do futebol. Tão pouco é gigante porque foi campeão do Mundo em 1981. Clube grande, já nasce grande e se agiganta com o tempo! Por isso temos a maior torcida do Mundo desde 1927 e ganhamos tudo desde 1895!

Flamengo: uma verdadeira potência poliesportiva

Este é o vídeo oficial do lançamento da Pedra Fundamental do Flamengo, mas ela remete exatamente como o clube é um gigante poliesportivo. Por isso resolvemos postar novamente com outro título.

Desde 1895, o Flamengo coleciona lendas de paixão e raça que muitas vezes se confundem com a própria história. Desde 1895, os campos, quadras e mares são alvos dos mais belos sentimentos disparados por uma Nação. E nas arquibancadas, cada rosto e cada voz estampa as marcas de uma avassaladora paixão.

Oh, meu Flamengo.. Como tu és grandioso e absoluto! Quanto mais te conheço e te vivo, mais te amo e te admiro! Parabéns pelos seus 115 anos de lindas conquistas e glórias que jamais serão alcançadas. Tu és imortal e pra sempre um vencedor.

Parabéns, meu amado Flamengo!


*************************
@RenatoCroce (Alexi Lalas)

Siga-nos no
Twitter e no próprio Blog, clicando ao lado.
Assista aos jogos do Flamengo e acompanhe os principais canais esportivos 24hs! Entre também na comunidade do Orkut: Torcida FlaManolos

Compartilhe isto com a Nação
"Eu queria ser um poeta para poder te explicar,
mas não consigo traduzir o sentimento de amor que a gente tem pelo Flamengo."

---Outros posts do FlaManolos---
7 comentários rubro-negros pelo Blogger
comentários rubro-negros pelo Facebook

7 comentários:

  1. Beleza de post. Belas lembranças. Excelentes frases!
    "Desde 1895, o Flamengo coleciona lendas de paixão e raça que muitas vezes se confundem com a própria história."
    "Qual clube no Mundo possui tantos esportes competindo em altíssimo nível? Não existe, amigos.. Não existe."

    Conseguiu mostrar bem o porquê do Flamengo ser único.
    FLAmém
    @IgrejaFlamengo
    http://igrejaflamengo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Nossa! Amei o post, é sempre bom relembrar como tudo começou.
    E a cada frase lida, mostra o por quê de tanto amr, por esse clube tão incrível.
    Não me canso de dizer o tamanho do meu amr pelo FLAMENGO e o quanto ele é ETERNO, e me orgulho muito disso!

    FlaManolos, PARABÉNS mais uma vez pelo post :)

    SRN

    @Tamiiramos

    ResponderExcluir
  3. Show de post!
    São 115 anos de raça, amor e paixão!
    O maior clube do mundo tem a maior torcida, e nós fazemos parte disso.
    SRN

    Luã Milanês - @luamCRFph

    www.flablogn.blogspot.com
    www.papodehexa.blogspot.com
    www.sourubronegro.com.br

    ResponderExcluir
  4. Muito bom Renatão.

    Parabens, falar dos 115 anos do Mengão é complicado sem me emocionar.

    Talvez pq as maiores emoções que tive na vida tenha sido com o Flamengo.

    Maior do Mundo sem duvida.

    Abracao

    Tozza
    Blog URUBUZADA

    ResponderExcluir
  5. Renato, a emoção que o Flamengo transmite, até pra quem não é torcedor do time, é simplesmente COMOVENTE.
    Cansei de ver, ouvir, ler depoimentos, entrevistas e declarações de inúmeras pessoas (Brasileiras e não) falando desta Emoção, do que é ser Flamengo, do que é esta Mística Inigualável e indescritível.
    Ah, não dá cara, a gente perde o rumo da prosa e acaba chorando...pq impossível não lembrar de pessoas amadas, de passagens marcantes e de dias de glória, qdo o assunto é o Flamengo e sua história.impossível
    Parabéns, ta lindo isso aqui hj.Parabéns de coração rubro-negro q se sentiu homenageada aqui
    Beijão no coração

    ResponderExcluir
  6. Maravilha de texto!
    Parabéns ao Flamengo pelos 115 anos de glória!
    Não tem como explicar a emoção de ser Flamengo...
    Parabéns Flamanolos, como sempre dando show nos posts!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo texto, mais uma vez o FLAMANOLOS mandando muito! emocionante, ainda não tinha visto o video com os depoimentos.. e não segurei as lágrimas..
    não tem nem palavras que pode ser expressadas aqui!!
    é nesse momento dificil que cada jogador tem que parar e olhar o que o FLAMENGO é e representa pra cada um de nós!
    para que possa entrar em campo determinados, não basta apenas saber que estar defendendo a maior nação do mundo.. tem que sentir na pele, tem que sentir a força do manto sagrado, a emoção de ser FLAMENGO..
    não basta apenas dizer que é torcedor, que ama o clube.. TEM QUE DEMOSTRAR, da maneira que a nação mostra!
    Vamos guerreiros, dependemos de vcs pra sorriso sair no rosto, pra alma ficar tranquila, pra felicidade ser estampada!!

    Mas uma vez, parabéns pelo texto..
    parabéns ao nosso mengão pelo 115 anos.. de RAÇA, AMOR E PAIXÃO!

    SRN.

    @cinthiadoamoor
    ;*

    ResponderExcluir

 
Uma vez Flamengo, sempre Flamengo.