Comentários
Postagens

4 de jan. de 2011

Quanto vale um ídolo rubro-negro?

O maior ídolo da década rubro-negra foi chutado do clube. Porque?
Quando soube da sua saída, não tive a real dimensão do que isso representava. Era a hora dele sair? Em razão das contratações, que tiraria seu espaço do time, acho que sim. Mas dessa forma? Nosso ídolo saiu pelas portas dos fundos sem poder dar um adeus decente.
Não precisamos ir longe pra citar exemplos. Posso citar 2 casos recentes de total falta de respeito do clube.

Andrade foi Hexacampeão após 17 anos de espera, além de já ter nos dado um Mundial, Libertadores e (apenas) 4 Brasileiros. O time precisava de fato de uma troca de comando, mas e o respeito? Aliás, e as dívidas que o Flamengo tem com ele? Andrade merecia uma oportunidade de trabalho no clube. Ele fic
ou desempregado por meses e clamava por um trabalho do tamanho de seu nome. O atual campeão brasileiro e ídolo do período de ouro rubro-negro estava abandonado por quem lhe apresentou ao Mundo.

O outro caso recente é o mais cruel da história rubro-negra. Zico foi ridicularizado diariamente por uma diretoria amadora e interesseira. Essa mancha jamais será apagada de nossos corações.
Zico não precisava daquilo, mas estava alí pra ajudar o clube e nos dar mais alegrias.

Petkovic é nosso maior ídolo do século. Todos lembram dos 5 anos que ele defendeu o clube com carinho, alegria e saudade. Falar do gol do Tri é covardia, né? E as lindas jogadas, 8 gols, 7 assistências e lindos gols olímpicos na campanha do Hexa? Covardia também, né? Covardia também é despachar um ídolo como ele, numa barca que teve Uendel, Correa, Val Baiano, Diogo.. Quem são esses caras? E o clube ainda deve a ele um caminhão de grana!

Quem consagrou o Angelim e o Flamengo
após 17 anos em ap
enas um toque na bola, hein?
Em 197 jogos, Pet fez 57 gols e não teve nenhuma expulsão. Não faltava treinos, cuidava do corpo e da imagem do clube. Exemplo de profissional! E o principal: jamais desrespeitou a Nação.

Uma das raras boas heranças deixadas pela empresa sangue-suga ISL, Pet tem história de sobra no Mais Querido e deveria ter um reconhecimento proporcional do clube. Assim como meu pai me fala de Junior, Zico, Leandro e Cia, falarei de Petkovic pros meus filhos.

Veja os vídeos e pesquise mais sobre ele,
pois o maior ídolo da década está passando
bem diante dos nossos olhos.
Não deixe pra dar valor daqui a 10 anos!
Dê valor e viva a história agora!

Pra você, quanto vale um ídolo rubro-negro?

Se até hoje is
to te emociona,
jamais esqueça de quem te fez ficar emocionado.

Saudações Rubro-Negras!

*************************
@RenatoCroce (Alexi Lalas)

Siga-nos no Twitter e no próprio Blog, clicando ao lado.
Assista aos jogos do Flamengo e acompanhe os principais canais esportivos 24hs!
Entre também na comunidade do Orkut:
Torcida FlaManolos

Imagem 1: Google com adaptação de Renato Croce
imagem 2: Arquivos do site Petkovic10

Compartilhe isto com a Nação
"Eu queria ser um poeta para poder te explicar,
mas não consigo traduzir o sentimento de amor que a gente tem pelo Flamengo."

---Outros posts do FlaManolos---
25 comentários rubro-negros pelo Blogger
comentários rubro-negros pelo Facebook

25 comentários:

  1. Bom, eu avisei que leria e comentaria o texto que fosse postado aqui em homenagem a esse ídolo excepcional, pelo menos uma vez por semana!
    Agora vc me emocionou. [2] E muito!
    Lindo texto, linda imagem com o escrito destacado em itálico!!!
    É realmente uma tristeza ele estar deixando o clube.
    Parabéns pelo texto.
    Sinto-me à vontade pra fazer uma correção: "Não deixe pra dar valor daqui a 10 anos!"
    Parabéns pelo blog e aos seus colunistas!
    Isso aqui tá ficando melhor a cada dia que passa ;*

    ResponderExcluir
  2. Eu fico indignado quando acontece umas coisas dessa no Flamengo. Como foi citado, não é a primeira, nem segunda, nem terceira. E com certeza não será a última. O Flamengo ( Leia-se: seus dirigentes), tem mania de cagar em seu passado, mijar na cabeça dos seus idolos, a importância deles passam a ser pequenas quando eles não conseguem da o reetorno ao clube, retorno que eu digo financeiramente.

    O que estão fazendo com o pet é uma sacanagem. O cara não tem mais espaço dentro do time? não! O cara não consegue mais produzir o esperado? Não! Mas o cara é idolo, e foi importante em várias campanhas.

    Acho que ele deveria sair sim do clube, não precisava mais ficar se arrastando em campo. Mas porra, sair dessse jeito é uma sacanagem.

    O Marques ano passado jogando pelo atlético, do próprio luxemburgo, ficava no banco o tempo todo, durante a campanha do campeonato mineiro, entrava as vezes com jogo ganhe e tals. No ultimo jogo, na final contra o ipatinga, ele entrou para fazer sua despedida, fez gol e foi campeão, teve uma despedida digna. O giovanne pelo santos a mesma coisa, ficava la, treinando, entrando raramente. Foi campeão paulista pelo santos, fez sua despedida e encerrou a carreira.


    Veja bem, não estou comparando o pet com esses 2. Muito pelo contrário, estou usando exemplo de 2 jogadores com muito menos importancia na história dos seus clubes que o Pet. Espero que o Flamengo só tenha tirado ele da pre-temporada e dê a ele um final digno da importancia dele. Abçs

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelos comentários acima. Saber que entenderam o sentido do texto me emociona muito. Tudo aqui é feito de peito aberto.
    Sobre o comentário anônimo, poste algum link de referência. Twitter, Orkut.. etc.
    Valeu pelos elogios e comentário!
    O detalhe já foi corrigido.. rs
    Seja sempre bem-vindo!

    ResponderExcluir
  4. Soniabuke: Para nós é uma indignação,amaos o Pet,mas ele disse que ia se apsentar ese ano no Flamengo.Tratan as pessoa como obejos e não olhan para tás ,a alergria que nos trouxe.Pet ,vc não merecia isso.No´s te amaremos sempre e sempre serás nosso ídolo.N´s sabemos agradecer e reconhercer,graças a Deus não somos mercenários.que Deus te abençoe Pet.Estaremos sempre juntos a vc amigo.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo belo texto. É bom saber que há outros Rubronegros que compartilham da minha opinião. Sou muito grato pelas alegrias que o Pet já me deu. É só alguem falar no '43 que já me sinto bem. Quantas lembranças daquele dia inesquecível. O Capetinha e Cia versus a banda do "Euvirus". Nasci em '65 e já tinha uma boa noção de futebol quando vi o Galinho e o Fla ganhar tudo. Não podemos esquecer de todos os jogadores que honraram o Fla e que nos deram títulos. Não vou maltratar os "guerreiros" que vestiram o manto sagrado. Merecem seu lugar de honra, se não no campo, que seja no clube, em alguma função, que hoje é ocupada por parasitas como o "Capitão" Leo. Leonardo, outro ídolo, ficou na Itália e recebe respeito. A Espanha trata os seus ídolos da mesma forma, mas aqui, no país do futebol, a coisa parece ser diferente. Junior, Zinho e até Andrade já foram vaiados e chamados de "burro" no Maior do Mundo. Eu não, jamais. Não esquecerei dos nossos herois. Nunca. Desde o Zico até, se me permitem o sacrilégio, Val Baiano. Esse último ai até parace piada. Ele, diga-se de passagem, nunca poderia ter pisado no clube, mas em época de desespero, quem tem olho é rei na terra dos cegos. Cito o Val Baiano porque se não fossem os gols que esse "perna de pau" fez, o Fla estaria rebaixado em 2010. Se não fossem os gol que o Felipe Mello fez, o Fla já teria sido rebaixado antes disso, e por ai vamos Todos são herois ao meu ver. Vestir o manto sagrado e se consagrar campeão não é para qualquer um. Que o digam os inúmeros que brilharam nos clubes pequenos e fracassaram com o manto sagrado. O manto e a pressão da torcida pesa muito para alguns. Resumindo, se o Flamengo fez o que fez com o maior ídolo, o Zico, o resto pode ir para o matadouro. Deixaram o nosso maior ídolo sofrer para preservar os parasitas. O Fla precisa de um projeto que honra e respeita seus ídolos e pessoas, sim seres humanos que passaram pelo clube. Se assim não acontecer, quem amará o Fla? Mercenários? Pagodeiros? É o que queremos? AI fica também o meu desabafo. Com os "boatos" das vindas de RG e TN, as coisas parecem melhorar. Me preocupa um pouco isso de time de "aluguél", mas fazer o que, né? Que 2011 seja bem melhor. SRN!

    ResponderExcluir
  6. @FlaManolos Parabéns pelo ótimo texto. Acho que poderiamos dizer que esse texto é o desabafo de uma nação! Até quando nossos ídolos serão tratados dessa forma? Pensar em 2011 é importante? Claro que sim. Todos nós RN queremos títulos, queremos poder vibrar com voltas olimpicas e taças erguidads depoois de um jogo inteiro de muita entrega e raça mas também não podemos esquecer daqueles que fizeram tanto no maior do mundo. Daqueles que muitos de nós não viram jogar mas que deram tantos títulos e tanto orgulho. O PET SERÁ ETERNAMENTE UM GRANDE ÍDOLO FLAMENGO E NADA VAI MUDAR ISSO! SRN

    ResponderExcluir
  7. Lastimavel a maneira como a Gestão P.A. vem tratando os ídolos da torcida... me lembra muito o Edmundo Santos Silva! E olha que ela prometeu em sua campanha o respeito ao ídolo....

    Fora Patrícia

    @ZecaUrubuRei

    SRN

    ResponderExcluir
  8. É lamentável o que está acontecendo atualmente com os nossos ídolos, a falta de respeito é notável, mas para calar a boca daqueles que afirmam que o povo brasileiro é sem memória... a NAÇÃO, está ai e apoiará e nunca irá esquecer de nenhum daqueles que honram e honraram o MANTO SAGRADO, seja ele em qual modalidade esportiva for.. "Uma vez FLAMENGO, sempre FLAMENGO"

    ResponderExcluir
  9. A forma como está sendo conduzido este "pé na bunda", é medonha sim, concordo. Ele é um ídolo, isso é incontestável. Mas, o futebol do Pet não é aquele do Tri e nem a força física e a disposição é a mesma de 2009. Se futebol fosse igual a totó, ele poderia tranquilamente continuar a usar a 10, paradinho na meiúca distribuindo a pelota. Mas, infelizmente o futebol é mais força e velocidade e isso, nosso querido sérvio não tem mais.

    ResponderExcluir
  10. Para mim Petkovic foi meu primeiro ídolo da minha geração, o Rei do Gol Olímpico e o maior camisa 10 depois de Zico.
    Jogou pelo Clube e pelo Manto Sagrado!
    Deveria ter pelo menos um jogo comemorativo no final do Carioca 2011, que vamos ganhar com certeza!

    ResponderExcluir
  11. Essa diretoria do Fla é uma palhaçada!
    Não tem respeito com os ídolos da Nação,
    com os jogadores que a Nação ama.
    O Pet merecia SIM uma saída mais honrosa.
    Belo texto Renato, como sempre!
    Abs
    SRN
    @NyltynhoCrf / @MagneticaRN

    ResponderExcluir
  12. Nssa qe lindo! Meu Ídolo de verdade!O flamengo dexo ele pq ele já tem 38 anoos e néh slá
    Mas eu qeria ouvir d nv a torcida gritando! Pet pet pet!By:@Maanu_sz

    ResponderExcluir
  13. Pra mim, já tava na hora do Pet. Ele já tem 38 anos, vai fazer 39 anos em setembro, a idade no futebol pesa sim. Em 2009 ele pelo menos estava correndo, mas em 2010 já não tinha forças para isso, em 2011 terá muito menos. Se as contratações que o Flamengo esta querendo forem concretizadas, ai que não terá espaço mesmo pro Pet.

    O melhor seria ele se aposentar no final de 2009, como herói de um título Brasileiro, mas ele quis continuar e quis um contrato até o final de 2011. O que a diretoria queria era até o final de 2010, mas fez a vontade dele.

    2010 pra ele, assim como pro Flamengo, foi horrível. O mais acertado nesse momento seria o Pet parar depois do carioca. O Flamengo da esse Carioca de presente pra ele. Melhor parar depois de um título carioca do que um ano horrível que foi 2010.

    Eu escrevi um pouco mais sobre isso no meu blog, ai vai o link do post, http://migre.me/3p1It

    Mas uma despedida ou jogar até o Carioca como eu disse, só pode partir do Pet, só se ele quiser parar agora, do Flamengo não vai partir, rescisão por parte do Flamengo não terá, porque não pode. O Pet continua no Flamengo até o final de 2011, só sai se quiser.

    @RaulzinUBZ
    @Fla_Amizade

    ResponderExcluir
  14. É assustador como nosso clube tem tratado nossos ídolos!
    E lá vem processo do Pet, ne?
    Ow descaso brabo... Parece coisa de amador. Talvez seja mesmo.
    =/
    SRN!

    ResponderExcluir
  15. Não me canso de ler esse texto maravilhoso e ver o vídeo mais ainda! Hoje acordei me lembrando disso e que aperto :S
    Pet sempre fará parte de nós, das melhores maneiras!

    ResponderExcluir
  16. Ídolo. Isso é indiscutível. Mas, como qualquer outro jogador, precisa ser avaliado o que fez na temporada passada e, se o clube prega renovação e rejuvenescimento do elenco, seria incoerente a permanência do sérvio. Ouso a dizer que nem mesmo a renovação de seu contrato deveria ter acontecido. Pet já fez tudo que podia dentro de campo pelo Flamengo e não foi pouca coisa. Creio que nem ele mesmo ainda esteja com aquele tesão de outros tempos em disputar posição com três, quatro jogadores e comandar a nossa meiúca. Merecia sair por cima. Já que permaneceu, por mim, se a nossa diretoria quisesse poderia chegar a um acordo com o gringo para que ele disputasse apenas o Carioca e depois encerrar sua linda carreira na Gávea recebendo todo o carinho, admiração e gratidão da torcida no Engenhão lotado num dos jogos finais. Inclusive seria uma bela oportunidade para o nosso marketing se mobilizar e tirar proveito desta despedida junto à torcida. Quanto ao acordo da dívida que o clube tem com ele, não sabemos como vai ficar, uma vez que o contrato vai até final deste ano. Vale acompanhar de perto esse assunto. Lembrando que o jogador ainda não se pronunciou sobre tudo isso.

    Haa.. e só pra não passar batido, o Pet num é todo esse "exemplo de profissional" não...

    ResponderExcluir
  17. Leandro Martins (Vovô Rei da Fla_Oficial)5 de jan. de 2011, 23:12:00

    Eu estou até agora tentando digerir o recente acontecimento na Gávea! Pra falar a verdade, me assusta um pouco ver que ainda temos uma torcida passiva! Esse tipo de atitude era pra ser refutada com veemência! É um absurdo sem tamanho não dar valor aos ídolos! Vão falar que o Clube é maior que tudo, mas sempre disse que os ídolos assim como a torcida são seu maior patrimônio! Ídolos reforçam um laço eterno de amor e agregam, semeando títulos, o crescimento exponencial com a torcida! O que seria do Flamengo sem Domingos da Guia, Dida, Zizinho, Zico, Júnior, Romário, Petkovic e tantos outros!
    Falta de respeito, falta de caráter e de profissionalismo, tão pregado pela cúpula do Flamengo a anos! Profissionalizar um time não é tratar os funcionários como máquinas descartáveis! Mas sim, valorizar o ser humano acima de tudo e não houve isso, não só na demissão de Pet, mas na de Kleberson, Correia e Val Baiano também!
    Petkovic será ídolo pra sempre, está imortalizado no hall da fama do futebol do maior clube do mundo, mas sua saída teve um gosto amargo que será difícil de engolir por alguns anos...
    Meu sentimento é de tristeza e revolta. É uma pena os ídolos envelhecerem, mas acontece, isso nós aguentamos. Mas o que ocorreu no Flamengo essa semana mancha de negro mais um capítulo na história de um clube tão importante como o ar que respiramos!
    Tempos sombrios esses...
    OS DIRIGENTES PASSAM, O FLAMENGO FICA!

    Parabéns pelo tópico, e pelo blog! Está show de bola!!!

    ResponderExcluir
  18. Na boa mesmo?Chorei depois desse texto. Odeio que não valorizem Zico, Pet e Andrade. Me dói no peito, de coração.

    ResponderExcluir
  19. Venho aqui manifesta a minha indignação como a atual presidência trata nossos ídolos Pode Enfiar Ronaldinho no seu Cúuuuu! minha estimada presidenta Pet é o meu idolo! foi quem me fez Feliz e Andrade e Zico fizeram os meus mais e nossa historia #RespeitoAosIdolosFLA! Lembrado que Os tres foram tratados como cachorros pela atual.

    ResponderExcluir
  20. Mais uma vez estou aqui pra chorar a perda do grande ídolo. Sempre me lembrarei com muito carinho e saudosismo das alegrias que já me foram concedidas por ele! Grande Pet!

    ResponderExcluir
  21. Uma alegria no lugar de uma tristeza: R10 agora é nosso! ;D

    ResponderExcluir
  22. Devemos muito ao Pet , achei injusto o qe fizeram com ele :/

    ResponderExcluir
  23. Renato parabéns pelo texto, muito emocionante, e que descreve exatamente o pensamento dos verdadeiros RN!
    Pet é eterno! Meu grande ídolo depois da geração Zico!
    Acho que o gás dos 38 anos já não é o mesmo, mas merecia mais respeito na forma de se negociar isso, acho que cabia uma despedida após o campeonato carioca assim como foi do capita Fábio Luciano, esperamos que tenha o mesmo final do FL, com o Cariocão na sala de troféus! ;)

    SRN!
    Dario. (twitter:@dariourubu12)

    ResponderExcluir

 
Uma vez Flamengo, sempre Flamengo.