Comentários
Postagens

9 de fev. de 2011

Coluna da Nação: Marcos Frazão - Nação Humilhada

Nome: Marcos da Silva Frazão

Idade: 23 anos
Local: Rio de Janeiro-RJ
Twitter: @marcos_frazao
O que é Flamengo pra você?
Flamengo é a razão da minha vida e dedico a ele 24hs do meu tempo.


Nação Humilhada

Mesmo com todas as dificuldades, compareci ao jogo entre Flamengo x América em Edson Passos. É um estádio sem a mínima estrutura para um jogo de tal repercussão.

Flamengo é um clube grande e tem a maior torcida do mundo pra ficar jogando em estádios de baixa qualidade como esse. O calor, a falta de água, a estrutura precária.. Muitas coisas vão se somando negativamente contra o estádio, se
é que pode ser chamado de estádio.

Antes de começar o jogo, o calo
r sobre as nossas cabeças era de um impacto enorme. Não havia cobertura e a única parte coberta foi destinada pra torcida da casa. A maior torcida do mundo teve que sofrer com os fortes raios solares, sendo que tinham crianças e mulheres se expondo a um sol tão forte, que derreteria em menos de 10 segundos um cubo de gelo.

Um pouco antes do fim do primeiro tempo, se tornava impossível encontrar água nas dependências do estádio. Refrigerantes custavam quatro reais e não havia absolutamente nada para saciar a fome. O recurso que muitos utilizaram, foi pedir no bar a água que derretia do gelo que mantinha a temperatura dos refrigerantes pra jogar na cabeça e refrescar um pouco.
As cabines de rádio e televisão ficam logo acima e, assim que as bandeiras das torcidas entraram na arquibancada, tamparam toda a transmissão, impossibilitando o trabalho dos profissionais. Sem contar que, sempre que a torcida se empolgava e começava a pular mais euforicamente, era necessário parar de tocar pra segurar a empolgação deles. Isso nos fez lembrar do fato ocorrido no Estádio da Fonte Nova. Qualquer movimento da torcida balançava demais as arquibancadas de Edson Passos.

Pra completar o cenário de desordem e falta de profissionalismo por parte do América, impediram a entrada de torcedores munidos de ingressos e orientavam os torcedores que se sentissem lesados a procurar seus direitos na justiça. Uma total falta de ética com o torcedor, que sai de casa em busca de um lazer, vai demonstrar seu amor ao clube, compra o ingresso por trinta reais e é impedido de entrar.

Edson Passos comportaria um jogo entre qualquer clube carioca, mas quando se trata do time que tem a maior torcida do mundo.. Um clube do tamanho do Flamengo não pode se sujeitar a tal situação.

"Flamengo, tu és maior que tudo e do que todos. Só te vejo menor quando penso em Deus!"

Nota do Blog: É fundamental que seja exposta essa visão do torcedor. Muitas vezes não temos a noção do que acontece, mas quem vai aos estádios acompanhar o Mengo também sofre. Fica aqui o registro de mais uma crítica sobre as condições em que o torcedor é exposto. Sei que nada vai mudar com isso, mas soltar a voz é um direito que nós temos.
**********************
Gostou do Coluna da Nação? Gostaria de ter seu texto publicado aqui? Então manda pra gente! Veja como:
Coluna da Nação

Compartilhe isto com a Nação
"Eu queria ser um poeta para poder te explicar,
mas não consigo traduzir o sentimento de amor que a gente tem pelo Flamengo."

---Outros posts do FlaManolos---
9 comentários rubro-negros pelo Blogger
comentários rubro-negros pelo Facebook

9 comentários:

  1. Valeeu marcos Frazão ..
    Ta de parabééns = )

    ResponderExcluir
  2. ta foda demais aqui Frazão ta de parabéns =)

    ResponderExcluir
  3. O Estatuto do torcedor pelo visto é só pra ilustrar prateleira e dizer que eles trabalham. A falta de consideração vai além dos estádios, isso ocorre com o público em geral, seja em jogos ou shows. Além dos preços subirem vertiginosamente dentro de um evento a falta de estrutura impera. Sem falar que o palco que antes comportava 200 mil torcedores ira passar a receber 60 mil,para a COPA... Novamente a Nação Rubro será prejudicada... uma total falta de censo... a torcida aumenta e os estádios diminuem... onde está a lei do torcedor, do consumidor nessas horas? Recebendo pó nas prateleiras.

    Ótimo desabafo Marcos.. =)

    SRN!

    @Irisbel

    ResponderExcluir
  4. Lamentável que isso aconteça.
    Um amigo foi ao estádio, mas teve que voltar sem ver o jogo.
    Eles venderam mais do que a capacidade do estádio e prejudicaram mta gente. O mais engraçado, é que todos sabem que clubes grandes jogariam lá e teria esse "problema" da superlotação.
    Amadorismo reina no futebol Carioca.

    @RenatoCroce (Alexi Lalas)

    ResponderExcluir
  5. Mano Frazão seeempre mostrando a verdadeira realidade, aquele sol escaldanteeee , ninguem aguentava, um refrigerante a 4 reais nao era nada, foi o suco a 5 reais acho de 300 mL , aquilo foi o cúmulo. mais nós enfrentamos tudo pelo simples fato de amar esse clube , aquele dia eu cheguei em casa nao consegui sair, passando muito maal, por causa do sol, que ficou "queimando" durante todo o tempo de jogo e préjogo. pra isso o estatuto nao olha, agora pra falar das torcidas organizadas em geral eles cai em cima !

    ResponderExcluir
  6. Parabéns @marcos_frazao vc mostra q é um rubro negro de verdade. Me segue tmbm ai: @Greg_Bina

    ResponderExcluir

 
Uma vez Flamengo, sempre Flamengo.