Comentários
Postagens

15 de mai. de 2011

Coluna da Nação: Eduardo Matheus - Flamengo de Janeiro à Junho

Nome: Eduardo Matheus Cerqueira da Silva

Idade: 20 anos
Local: Rio de Janeiro-RJ
Twitter: @Edu7_Cerk
Blog: http://confionomengao.blogspot.com/
O que é Flamengo pra você?
É uma das maiores alegrias que tenho em viver.

Flamengo de Janeiro à Junho



O Flamengo, que começou o ano cheio de ambições no futebol, conclui o primeiro semestre com desempenho apenas regular tendo em vista o peso que lhe foi imposto com as vindas, principalmente, da dupla Thiago Neves e Ronaldinho Gaúcho. Além da enorme expectativa que torcida, imprensa e os próprios jogadores geraram em relação às exibições do time após a pré-temporada nos moldes do professor Vanderlei: elenco longe da cidade, num CT apropriado, com treinos em dois períodos e todos os “mimos” possíveis que o técnico exige nas equipes que comanda.

Mesmo sem muito brio de suas principais estrelas e com atuações questionáveis, o time precisou apenas de dois meses para lançar o bonde sem freio depois de passar para as finais da Taça Guanabara com vitória nos pênaltis sob o time sem cor de General Severiano. O título, mais que obrigatório, veio encima do pequeno Boavista com gol de R10, esperança de melhores apresentações e consolidação do bonde.

Apesar das críticas ao time e ao treinador, sobretudo por conta do veto ao atacante Adriano e instabilidade do ataque, a regularidade foi mantida no segundo turno. Automaticamente na decisão do campeonato, o relaxamento foi notório, embora mantida a invencibilidade. Sem nenhuma derrota o Flamengo levantou a taça pela 32ª vez. No entanto, apenas duas vitórias em tempo normal nos seis clássicos disputados deixaram o time à mercê das desconfianças após o término do Estadual.

Na Copa do Brasil, depois de passar com facilidade pelas primeiras fases o bonde passou a dar sinais de que não permaneceria mais ileso por tanto tempo com o empate contra o Horizonte no Rio de Janeiro. A vitória com facilidade no nordeste serviu apenas para maquiar a falta de padrão tático e indefinição do time titular que foi a causa de uma boa pitada de insatisfação da torcida rubro-negra.

Sempre tive a convicção de que seqüência de boas atuações pode até não ser garantia de vitórias, mas certamente aumenta as probabilidades delas virem. No Campeonato Carioca, o Manto jogou sozinho, embora clamasse para seus modelos ajudassem um pouco no bom trato com a bola. Bastou bater de frente com o primeiro time fora do Rio na elite do Brasileirão para vir o choque de realidade. Merecidamente eliminado pelo Vozão nas quartas-de-final há quatro jogos da chance de ser campeão e carimbar o passaporte para a Libertadores 2012, o Mengão forçadamente cai na real de que precisa se ajustar bastante para o restante da temporada. Frearam o bonde. Foi bom enquanto durou, mas cá entre nós, há tempos vinha tendo efeitos colaterais que eram escondidos atrás da tal invencibilidade.

Agora o foco total é no campeonato brasileiro. Bom saber que o clube busca reforços pontuais para a longa competição. Que o bonde volte a perder o freio, mas andando em linha reta sobre os trilhos. A tríplice coroa ainda é sonho possível e se o bom futebol passar a ser jogado, a Maior Torcida do Mundo volta a fazer a diferença.
***********************
Gostou do Coluna da Nação? Gostaria de ter seu texto publicado aqui? Então manda pra gente! Veja como:
Coluna da Nação

Compartilhe isto com a Nação
"Eu queria ser um poeta para poder te explicar,
mas não consigo traduzir o sentimento de amor que a gente tem pelo Flamengo."

---Outros posts do FlaManolos---
3 comentários rubro-negros pelo Blogger
comentários rubro-negros pelo Facebook

3 comentários:

  1. Perfeito, Edu! Parabéns e obrigado por mais um belo post aqui no blog!
    Esse primeiro semestre nos mostrou muita coisa, menos que podemos confiar nesse time. Mostrou um belo futebol recentemente e parece estar crescendo, mas ainda é dúvida pelas carências que temos (ataque, zaga e lateral). Além dessas vejo uma outra: a falta de um volante marcador. Temos apenas Willians agora. Talvez o João Vitor e o Muralha, mas são moleques apenas e não podemos contar com eles pra resolverem a situação. Quando Willians não puder, quem vai nos garantir? Torço muito pra que o Mengo faça um belo início de Brasileirão até agosto, quando os reforços de peso virão. Isso vai dar mais tranquilidade ao time.

    @RenatoCroce (Alexi Lalas)

    ResponderExcluir
  2. gabriel CRF
    mandou benzaço cara!!! vamos com tudo ganhar esse brasileiro, as coisas vão melhorar!!! mengoooo!!!!

    ResponderExcluir
  3. Não dá mais pra tapar o sol com a peneira. A visão desse garoto de 20 anos é exatamente igual à minha, com 54. E o que ele chama de "efeitos colaterais que eram escondidos atrás da tal invencibilidade", eu chamo de "esconder a sujeira embaixo do tapete".

    ResponderExcluir

 
Uma vez Flamengo, sempre Flamengo.