Comentários
Postagens

27 de mai. de 2011

E acaba de chegar São Judas Tadeu!


- E o técnico Zagallo olha pro relógio: 43 minutos, coça a cabeça...
- Amigo, agora é aquele momento que, é o seguinte: se ele fizer, não perde mais também!
O Vasco, Apolinho, se levar o gol agora, não tem tempo de reação!

- E acaba de chegar são Judas Tadeu.
- Olha, e o Flamengo treinou muitas cobranças de falta
durante todo o dia ontem, hein!
- 43, faltando 2 pra acabar. Petkovic na falta, prepara.. Atençãaao! Pet pra bola, bateu, guardou, é Campeão, é Triiiiiii!!!! Goooooooooooooooooooooooooool do Flamengaaaaaaaaçoooo!!! Na hora de acabar!!! O gol do Triiii!!!! Do Triiiii!!! Do Triiiiii!!! Peeeeeeet!!!! Peeeeeeeeet!!!!! Peeeeeeeet!!! Peeeeeeeeeeetkoviiiiiiic!!!!!

Assim narrou Luiz Penido o gol do Tri Carioca do Flamengo em 2001, o gol que iniciava a consagração de Dejan Petkovic como o maior ídolo estrangeiro da história do Flamengo. A consagração definitiva viria com o Hexa em 2009, mas isso é outra história. Hoje faz exatos 10 anos de uma tarde inesquecível.

27 de maio de 2001. Flamengo e Vasco entravam em campo para decidir a final do Carioca. Os Vices tinham a vantagem de poder perder até por 1 gol de diferença, já que haviam feito melhor campanha e vencido por 2 x 1 no 1º confronto.

Com 2 gols de Edilson, para o Flamengo, e Juninho, para o Vice, o jogo estava uma loucura. Daqueles que não se pode perder um segundo, bola na trave, gols perdidos, pressão do Flamengo, Vice no contra-ataque. Foi assim o 2º tempo inteiro. Faltava um gol ao Flamengo.

O jogo corria naquele ritmo que só o Rubro-Negro aguenta, era para corações fortes, título para ser ganho na base da Raça. A medíocre torcida vascaína (leia vascaínos, botafoguenses e tricolores) presente no Maraca não conseguia soltar o grito de campeão. A Nação também estava tensa, mas naquela onda de esperar o impossível acontecer, como sempre.

O já experiente Dejan Petkovic era o camisa 10 da Gávea. O responsável pelas bolas paradas e criação do jogo. Já havia feito uma assistência genial para o 2º gol do Capetinha e cobrado algumas faltas sem perigo. Mas a partida encaminhava-se para os momentos derradeiros e o Rubro-Negro precisava de mais um gol.

43 minutos, falta para o Flamengo, não era tão perto. Pet ajeita a bola, o mundo para, o tempo congela em um instante que ficaria eterno. A Magnética torcida do Mengão emana suas energias positivas, acreditando, creditando ao Pet o poder que só Zico teve até aquele momento, marcar um gol de falta que desse um título importante, um gol que fosse categórico, absoluto!

Ali estava Pet, ao seu redor 35 milhões de Rubro-Negros. E, na sua batida, uma curva quase que sobrenatural faz a bola morrer no ângulo de Helton. Estava feito, Pet agora era idolatrado por toda uma Nação de apaixonados, Pet era eterno, Pet era o cara, Pet era o novo Zico, Pet era Deus!

O Vasco era vice de novo, 3ª vez seguida, em um tempo que eles ainda davam trabalho pra gente. E o Flamengo era Tri! A Nação tinha um novo ídolo, que iria embora em 2002, para 7 anos depois voltar com a camisa 43 e definitivamente gravar seu nome com letras Rubro-Negras nas paredes da Gávea, com a maior conquista do Flamengo nos últimos 17 anos, o Hexa.

O gol do Tri foi minha primeira grande emoção de Rubro-Negro. Foi uma alegria incrível, uma euforia que duraria meses, um instante que arrepia, que me fez sentir o que é ser Flamengo. Essa paixão incondicional, que independe de sua condição financeira, social, onde você mora, como você se chama, qual a sua origem. O Flamengo se deixa amar à vontade e ensina que nada está perdido, até o último minuto.

A narração que ficou eternizada foi a do Luiz Penido, da Rádio Tupi. Creio que poucos Rubro-Negros não escutaram ainda, e os que já tiveram a oportunidade com certeza não cansam de ouvir. Relembre esse momento inesquecível da história do Flamengo:


Lindo documentário sobre Petkovic!


Obrigado Petkovic, obrigado Flamengo! 10 anos do Tri!
Saudações Rubro-Negras!

*************************
@luamCRFpb (Luã Milanês)

Compartilhe isto com a Nação
"Eu queria ser um poeta para poder te explicar,
mas não consigo traduzir o sentimento de amor que a gente tem pelo Flamengo."

---Outros posts do FlaManolos---
24 comentários rubro-negros pelo Blogger
comentários rubro-negros pelo Facebook

24 comentários:

  1. Naquele 27/05/2001 eu via o jogo em um bar. O estabelecimento estava divido entre rubro-negros e cruzmaltinos, dividido não, era + ou - 90% Mengão e o Resto da camisa feiona.

    Aos 42 minutos do segundo tempo um vascaino que via o jogo ao meu lado se levantou, deu as costas pra TV e se dirigiu a saída, mas antes, bateu no meu ombro e disse:

    - Pode comemorar que é gol! É o Pet, é gol!

    Por milésimos de segundo tive pena daquele torcedor sofrido, pena essa que foi interrompida pela emoção e euforia da confirmação da frase dele.

    Me lembro muito bem... #GolDoPet10Anos

    Wallace G. Carvalho - @wgcwallace

    ResponderExcluir
  2. o que comentar sobre o gol do pet? da imagem da torcida fazendo a corrente? cara, nao tem o que falar! basta ver, basta sentir. basta ser rubro-negro.

    ResponderExcluir
  3. PIkkkkkkkkaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

    Pet é FODA!!
    Eterno Ídolo

    #GoldoPet10Anos

    ResponderExcluir
  4. Eu lembro... eu tinha 15 anos, assistia com meu primo, ajoelhado na frente da TV com as mão unidas, no gesto de rezar e pedir pra iluminar o Pet naquela cobrança. Chorando eu pensava : "se não entrar agora, acabou..." Minha mãe atrás sentada numa cadeira, falando assim: "que isso gente, que besteira de vcs dois, chorando por causa disso..." Ela não sabia o que tava falando.. mas enfim..
    Quando o Pet correu pra bola, eu senti um negócio no peito... um sentimento bom... quando ela entrou na gaveta, eu só consegui cair no chão... com as mãos no rosto, chorando igual criança... fiquei uns 40 segundos assim, depois levantei, fui na varanda de casa, e tentei gritar campeão... o grito saiu meio que choroso, não saiu com a força que eu queria, por estar chorando muito de alegria... MAs assim que o juiz apitou o fim do jogo.. eu e esse meu primo saímos na rua, e corremos a rua inteira gritando É CAMPEÃO...
    Valeu PET.. obrigado, nesse dia vc ficou eternizado na memória de cada Rubro NEgro do mundo inteiro...

    #GoldoPet10anos

    ResponderExcluir
  5. Me lembro como se fosse ontem, tinha apenas 8 anos e na minha cabeça o Flamengo era campeão em todas finais em que chegava por conta dos titulos da mercosul de 1999 e dos cariocas de 1999 e 2000 que foram os primeiros que acompanhei. Foi então que chegou a final do carioca de 2001 e eu estava prestes a ver a primeira derrota em finais de campeonato, o jogo ia chegando ao final e eu não acreditava que fosse possivel o Flamengo perder um titulo assim, tinha vontade de chorar mas me segurava na esperança de que acontecesse algum milagre, e ele veio aos 43 minutos do segundo tempo nos pés de Dejan Petkovic. Uma das maiores alegrias que o Flamengo já me proporcionou, comemorei como nunca havia comemorado um gol do Flamengo e ali tive certeza que eu amava esse clube.

    #GoldoPet10anos

    ResponderExcluir
  6. Eu me emociono e me arrepio ao ver cada comentário, cada gesto de carinho e de amor pelo Rubro-Negro, pelo sérvio, pelo nosso ídolo chamado Dejan Petkovic. Ele merece todo amor e carinho da Magnética, ele merece tudo o que temos de bom e de melhor para oferecer por toda alegria que ele também nos deu. Pet, se tu num viesse para o Flamengo, daríamos um jeito de te arrastar pra cá. Estava escrito nas estrelas essa história de amor.
    Não me recordo bem do jogo, eu tinha apenas 9 anos quando o mesmo aconteceu, mas ao ver vídeos, meu coração acelera, eu me emociono, dá vontade de chorar... Mas ao invés disso, eu prefiro estufar o peito e gritar: OBRIGADO PETKOVIC POR TUDO! O MAIOR ÍDOLO GRINGO DO MAIOR DO MUNDO!

    ResponderExcluir
  7. Tinha apenas 6 anos, mas impossível não lembrar desse gol, a família toda vendo o jogo junta, todos comemorando muito e eu gritando como nunca havia gritado, a partir dali o Pet se tornara meu ídolo sou eternamente grato por ter me proporcionado um dos momentos mais lindos da minha vida!

    #GoldoPet10Anos

    Ricardo Marins - @ricardomarins_

    ResponderExcluir
  8. Parabéns Luã , muito bom o post !
    Bela história
    @Walter_Colorado

    ResponderExcluir
  9. Infelizmente não me lembro direito do jogo ,pois eu tinha 9 anos mas só de ver os vídeos já me emociono bastante.Petkovic sempre será o ídolo da nossa NAÇÃO RUBRO NEGRA.Obrigado por tudo PETKOVIC por te proporcionado tantas alegrias.
    É o pet ,é o pet ,é o pet ,é o pet ♫
    #GoldoPet10Anos

    @CRFPriscila

    ResponderExcluir
  10. sensacional, lindo, maravilhoso, espetacular ! não tenho palavras *o*

    ResponderExcluir
  11. aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaah, lembro como se fosse hj hahhaha! Estava na casa da minha vó, só tinha vascaino... Só eu e meu tio de flamenguista... Vasco fez o gol... A CASA EXPLODIU KKKKKKKK...Meu tio "Iasmin, relaxa, deixa eles comemorando que no final NÓS VAMOS COMEMORAR" 30, 40 e NADA DE SAIR O GOL kkkkk eu abraçada com meu tio, todo mundo COMENDO A TV kkkkkk quando fez o gol... A minha reação foi a de seeeeeeeeeeeeeempre: CHORAR!!!! INESQUECIVEL... Um dos dias mais emocionantes da minha viiiiiiiida.(ou o mais)

    MUITO OBG PEET, IDOLO ETEEEEEERNO. Te amo!!!

    Parabéns pelo texto Luã *_*

    @IasminKovic43

    #GoldoPet10anos

    ResponderExcluir
  12. P A R A B E N S, P E T!!!

    AMIGO QUERIDO, LUÃ MILANÊS!

    Em primeiro lugar, quero me redimir, da minha opiniao, quando falei pra vc, via twitter, que possivelmente, o DOVAL, "Diabo Louro de olhos Azuis", da Gavea, na década de 70, seria o GRINGO, a desbancar o PET, autor do gol, do 4o TRI do MENGAO, a 27/05/01!
    Vc, meu Amigo, tao novo, talentoso, mirou a seta, no lugar certo, ou seja; pro lado dos feitos e das glorias de um forasteiro, que veio ao Brasil, escrever o seu nome, na pagina imortal, de um clube, chamado CLUBE de REGATAS do FLAMENGO, honra e glorias, de uma IMENSA NAÇAO!
    Exatamente, no dia 27/05/01, O PET, entrou para a historia da clube rubro negro, com um gol fantastico, que acendeu no coraçao de cada rubro negro, a chama vitoriosa de um clube acostumado a vencer, ja q o MENGAO, estava em desvantagem.
    Vc, narra, toda a historia desse jogo, com clareza, eficiencia e acima de tudo; a emoçao, nesse maravilhoso TEXTO, que BLOGUEIROS, de alto padrao deveriam ver. e reconhecerem, que, no lado amadorista, tbm, existe o talento e a qualidade de quem escreve.
    Estava presente, na decisao de 1999, 2000 e na celebradissima de 2001.
    Bem atras do gol. De radinho no ouvido e Sao Judas Tadeu, na boca, roendo as unhas, comigo! O queixo batendo de frio, apesar da tarde de sol,. Chegado o momento historico, eu falei, é agora, meu Santinho! E Foi. Nao vi mais nada nem o radinho.Eu e o meu flho bruno, q tbm, era jogador profissional, na epoca, estavamos em pe, nas cadeiras, cai,
    e me achei em cima de um batente humano, tamanha a euforia, com gol do PET!!!
    Depois foi so comemorar pelas ruas, via Rio-Salvador, pois, minha filha, mais velha, completava, 40 anos e eu dediquei o titulo, gol de PET pra ela.

    Parabens, mais uma vez, Luã. Um TEXTO, excelente, comovente, com videos arrepiantes, como o nosso IDOLATRADO CLUBE de REGATAS do FLAMENGO! RAZAO, de uma NATUREZA! Uma PAIXAO INDESCRITIVEL!

    VOCE, e o ALEXI LALAS (RENATO CROCE), sempre arrebentando, coraçao
    da gente, com tanta EMOÇAO!

    Bjoss, rubronegrissimos!!! (baianafla)

    ResponderExcluir
  13. Lindo, Lu! Poucas pessoas conseguem descrever o que ocorreu em um instante de explosões de emoções tão bem quanto você. Pet é eterno. Se jogador de futebol morre duas vezes: quando se aposente e quando definitivamente bate as botas, a torcida rubro-negra morre inúmeras vezes e ressuscita quanto um novo ídolo surge. Surge não no sentido literal da palavra, pois pra conquistar a torcida rubro-negra muito trabalho há de ser feito. E ele fez isso de letra. Pet eterno esculachador de bacalhau!
    Beeeeeijos!

    ResponderExcluir
  14. É lindo ver o depoimento da galera!
    Nesse dia eu tinha 14 anos e estava vendo o jogo com meus pai e um primo no bar. Lembro mais dos 43 minutos do que do jogo em si. A lembrança é mais do gol do Pet do que do Tri ou do Tri-Vice deles.. Pet me fez sentir na década de 80, um lugar onde eu nunca havia estado antes e sempre tive o sonho de conhecer. Realizei um sonho.
    Todo agradecimento ao Pet é pouco.

    Lindo post, Luã! Parabéns! É um prazer ter você aqui!

    @RenatoCroce (Alexi Lalas)

    ResponderExcluir
  15. Eu tinha exatos 11 anos, foi uma das primeiras emoções na minha vida, ligadas ao futebol, desde então me apaixonei mais ainda pelo esporte. Estávamos, eu, meus tios, minha avó, minhas tias, minha mãe e meu avô, todos lá em casa assistindo o jogo, todo mundo FLAMENGUISTA, só meu avô que torcia para o Cruzeiro. Não me esqueço, estava sentada no chão da sala, vendo a Aflição do meu tio na porta, ele queria explodir de nervosismo, quando deu-se o momento da falta, e o Pet, partiu para arrumar a bola, meu tio disse: 'Penalti', e eu que estava começando a entender e gostar de futebol, me virei para ele e disse: 'Uai, penalti, não é quando é dentro do quadrado,? (kkkkkkkkkkk)' Meu tio riu, e disse, dali para o Pet, é Penalti..
    Quando o Pet, partiu para a bola, e colocou na gaveta, foi uma explosão, minha casa quase foi abaixo, e eu posso dizer que foi nesse momento, que entendi a emoção e a grandeza que é ser RUBRO-NEGRO.. Antes eu já era Flamenguista, mas desde aquele dia, eu passei a ser uma Fanática, não só pelo Flamengo, mais, por futebol.

    Parabéns, pelo belíssimo texto. A narração do Luis Penido, eu só ouvi depois de muito tempo, mais não canso de ouvir, hoje tenho no meu celular alguns vídeos, desse inesquecível capítulo, que o Pet escreveu na sua história, e principalmente na história dessa NAÇÃO RUBRO NEGRA.

    Obrigada Pet.

    #idoloeterno

    @tayna_CRF

    ResponderExcluir
  16. 'E, desde então, todo vascaíno desvia o olhar quando cruza com um rubro-negro.' #goldopet10anos

    ResponderExcluir
  17. É O PET,é O PET,é o PET... Noossa me emociono com a garra desse CRAQUE. Sem igual, que orgulho!

    PARABÉNS Pet!!!!!


    @celenj

    ResponderExcluir
  18. 10 anos hoje e com certeza muita gente se lembrando com o MAIOR ORGULHO!
    Esse cara é fascisnante, a prova é esse gol qe tirou o folego de muitos! Me orgulho mais ainda por ele ter brilhado no mengão(:
    PARABENS PEEEEEEEEEEEET !!

    aah sem esqecer de parabenizar o meu qerido Luã, o post ficou peerfeito ainda mais com a Narração, cada vez superando heein?!
    #GolDolPet10Anos


    @paamsousa

    ResponderExcluir
  19. Olha...

    Me arrepiei e meus olhos lacrimejaram ao ler o texto e a maioria dos comentários.

    Aquele gol, aquele tri, foi um verdadeiro presente de aniversário, já que no dia anterior eu havia completado 44 anos.

    Haverá algo mais inesquecível que isso? Creio que não...

    SRN

    ResponderExcluir
  20. Tu escrivinha bem pacas juvenil!!

    Fodástico o texto!!

    Ele faz jus ao tema.

    Parabéns

    @bellhara

    ResponderExcluir
  21. Eu tinha 8 anos, nem acompanhava muito futebol, mas sempre fui flamenguista. Eu lembro bem do momento do gol do Pet. Meu pai super alterado, nervoso e no fim comemorando loucamente, quase igual ao Pet. HAHAHA
    A partir dali, eu entendi perfeitamente o que é ter coração rubro-negro. Tem que ser forte e nunca se sentir derrotado enquanto o jogo não acabar. Flamengo realmente é um time diferente. E o Gringo é foda! Me deu a maior alegria como rubro-negra, que foi o hexa. Como não vi Zico jogar, Pet é meu ídolo. Zico também, óbvio, mas por admirar seu futebol e caráter e saber o quão importante ele foi pra tornar o Flamengo o que é hoje.

    SRN! Ótimo texto. :D

    ResponderExcluir
  22. Excelente Post! Mítico e Épico!
    Tenho umas palavras sobre o acontecido também:

    10 ANOS DO GOL DO MILÊNIO, QUE DISPUTA, QUE JOGO, MENGÃO TRICAMPEÃO! Chorões, Flores e Vices na mesma arquibancada, todos num mesmo sentimento de derrotar o Flamengo, todos comemorando, gritando campeão, pois o Mengão ganhava apenas por 2x1, e esse resultado daria o título ao vasco... Daria. Joel Santana, técnico do então time forte cruz-maltino mesmo com o resultado favorável, teme o que poderá ocorrer depois da marcação de uma falta no final do segundo tempo... Ele sabe que tem um mestre pronto pra acertar o que vinha treinando nos dias anteriores à final. E como bem narrou Luiz Penido: "43, faltando 2 pra acabar. Petkovic na falta, prepara.. Atençãaao! Pet pra bola, bateu, guardou, É CAMPEÃO!! É TRIIII!!!! GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLLLL DO FLAMENGAAAAAAAAAAAÇÇOOOO!!! Na hora de acabar! O Gol do Trii! Do Trii! Do Triiiiiiiiii!! Peeeett! Peeettt!! Peeeeeeett! Peeeeeeeeeeeetkovic!!Pro Títuloo!! Na Hora de Acabar é do Mengãããooo!!".
    Zagallo compara o lance com uma final de Copa do Mundo. Para os vices, só resta chorar atirados ao chão.
    E não teve richa no elenco que tirasse esse título: Flamengo tricampeão, vasco Tri-Vice, flores e chorões no mesmo embalo dos vices. A festa Rubro-Negra no Maracanã, e o Gol histórico que arrepia até o mais clubista e eterno vice.. Não vi Zico, mas vi Pet! Sou grato por Ser Flamenguista e conhecer essa obra de arte. Flamengo até morrer EU SOU!

    Dejan Petkovic, Muito Obrigado!

    "Lutemos sempre com valor infindo
    Ardentemente com denodo e fé
    Que o seu futuro ainda será mais lindo
    Que o seu presente tão lindo é"
    (Hino oficial do Flamengo - Paulo Magalhães)

    @_JrLima

    ResponderExcluir
  23. como sempre, sensatez nas palavras
    pet é mito, merecia um maracã lotado! e aquela festa que só nossa torcida sabe fazer!
    e não me canso de ouvir e ouvir a narração do nosso tri de 2001...e acho que os vascaínos não gostam nem de ouvir falar na data!
    enfim, abraços rubronegros

    PET MITOOOOOOOOOOO, PET É MENGO

    ResponderExcluir
  24. Oiiii, olha eu aqui!!! \o/
    Antes de tudo,meus parabéns pelo post.. Arrasa sempre...
    Não há palavras para falar sobre este incrível e memorável jogo. Me lembro que o Flamengo não tinha feito um bom primeiro tempo.A expectativa e a ansiedade eram tremendas. Não deu outra.. me tranquei no quarto durante todo o intervalo e danei a chorar.. Achei que estava tudo perdido..Esqueci,por apenas "alguns minutos" que, o "Flamengo é o Flamengo". Bobagem minha. Sabe, sempre fui uma eterna torcedora da vinda do Pet para o time. Acompanhei toda a negociação, inclusive o início conturbado e tudo mais.. patrocinador forte, o grande assunto do momento era a parceria milionária do Edmundo Santos Silva com a tal da ISL. Com isso, prenúncio de grandes contratações... o nosso Pet foi um deles...
    Voltando ao jogo, sabia todo o tempo que o Vice era o clube do momento, no Rio..
    Com os 2 gols do Edilson, abri pelo menos a porta do quarto para tentar dar uma rápida olhada para a tv, ao mesmo tempo que tapava os olhos com os dedos, de nervoso. Era o início de uma esperança..
    Sentei no banco da cozinha e começei a suar frio, passando mal. Foi no momento em que,desse mesmo jeito mencionado no inicio do post, o Penido narrava.. Já que na tv, não queria mais ver.Na hora que berrou: bateu, guardou! Cara, eu perdi o chão... Eu passava tanto mal,suava frio, era emoção, sensação que, nunca havia sentido antes na minha vida..Quase não acreditava naquele feito extraordinário... Coisa de cinema. Surreal, até.
    O Flamengo e o Pet, naquela hora, garantiriam toda a felicidade e alegria da semana inteira para mim.
    Não pude deixar de passar por aqui hoje, sabe pq?! Tudo isso é muito especial pra mim. Sou fã do Pet e é com muito orgulho que venho para homenageá-lo com os 10 anos do gol. Olha o que o Flamengo nos faz.. É sentimento, é paixão, é amor, é saudade, são lembranças... Coisas que o tempo não apaga.
    Luã,sou sua fã! Torço por vc!
    Beijos da @Lu80s (Luiza)#SRN #GoldoPet10anos

    ResponderExcluir

 
Uma vez Flamengo, sempre Flamengo.