Comentários
Postagens

26 de mai. de 2011

Vivendo de Libertadores e Mundiais


Flamengo sempre foi um clube marcado por títulos e por arrastar multidões (e sempre será), mas quem olha a estrutura dele não consegue entender como o clube conseguiu todas essas glórias, principalmente as últimas, já que a evolução estrutural dos clubes brasileiros é recente, se compararmos à história centenária de muitos deles. Sabemos que o Mengo é inexplicável, mas há quem veja o futebol apenas como uma industria. Não, não é e o Mengo está aí pra provar.

Sem estádio (no papel), sem um local adequado pra treinar, acomodar os atletas e com muito amadorismo (e pessoas má intencionadas) comandando as finanças e todo o clube em geral, o Mengo vem
sobrevivendo nas últimas 2 décadas graças ao gigantismo do seu nome. Desde a grande geração de 1990 (Marcelinho Carioca, Djalminha, Paulo Nunes e Cia), que foi despedaçada pelo próprio clube, não temos um grande elenco formado em casa. Aliás, quais outros craques revelamos depois de Marcelinho e Djalminha num mesmo time? Não existe, mesmo porque ainda não podemos falar nada sobre Adryan, Negueba, Rafinha e Cia. Nesse período, o clube não investiu em seu crescimento, mas as dívidas aumentaram muito. Como conversamos aqui no #UrubuCast 11, hoje as dívidas passam dos 300 milhões de reais, herança deixada de presidente pra presidente. (Entenda mais sobre o balanço financeiro do clube em 2010 clicando aqui.)

Essa diretoria atual iniciou sua gestão de modo semelhante aos demais. Depois do Hexa, o grupo teve sérios problemas, que todo
s aqui sabem muito bem quais foram. Acumulou mais dívidas e não ganhou nada, mas o clube plantou uma semente (como já dissemos aqui no blog) pra ganhar onde sempre precisou. O sonho de ter uma estrutura que faz justiça ao tamanho do clube está se tornando uma realidade aos poucos, e já tem até data pra isso (daqui 1 ano). Os jogadores terão 6 campos pra praticarem suas atividades (base e profissional) e tudo que for necessário pro crescimento e trabalho deles. Enfim, todos vão treinar, dormir e comer no mesmo lugar. Isso é básico, e você pode até não entender como isso não era possível antes, mas na vida do Mengo isso é novidade. Vergonha? Talvez, mas isso só mostra, mais uma vez, a força que esse clube tem.


Luxa esteve aqui em 1991 e já reclamava muito da estrutura, principalmente porque ele já conhecia outros clubes bem estruturados
aqui no país. Hoje ele chega ao Mengo e cobra a mesma coisa (20 anos depois!). Se ele tivesse sido atentido antes, não teríamos essas dívidas monstruosas e, talvez, eu teria visto meu time ganhar uma Libertadores. Luxa tirou os treinos da Gávea e levou pro Ninho do Urubu justamente pra forçar o clube a se mexer, e o resultado esta aí. Pela primeira vez em sua história o clube acomodou os seus atletas (em instalações provisórias) por 24hs no mesmo lugar sem pagar aluguel ou qualquer valor pra ninguém. Não esquecendo que isso foi graças ao George Helal, que comprou o terreno há 27 anos com o dinheiro da venda do Zico pra Udinese. Temos que criticar quando for necessário, mas também é preciso reconhecer os feitos da diretoria atual.

Muitos questionam o poder que o Luxa tem no Flamengo (inclusive eu), outros jamais vão perdoar a Patrícia por ter deixado acontecer aquela sacanagem com o Zico (inclusive eu) ou qualquer outra questão, mas eles estão nos dando o que jamais tivemos e sempre precisamos em nossa história. Não se engane, o Flamengo é um clube muito bem maquiado que ainda tem problemas sérios na gestão, pessoas apenas interessadas
no poder político e muito má intencionadas, mas o clube está pagando em dia, não está fugindo da regra de seu seguimento. O nosso futuro começa a ficar animador com nosso Centro de Treinamento que virá, coisa que ninguém fez em 115 anos.

Agora
vamos poder explorar todo o potencial que o nome FLAMENGO tem perante ao Mundo. Vamos ter a esperança real de, enfim, esquecer os Carioquetes e viver de Libertadores e Mundiais, como sempre deveria ser. O Gigante está ficando ainda maior!

#Flamém!


Nota: os amigos do Magia Rubro Negra fizeram uma excelente matéria com detalhes de dentro do do Ninho do Urubu. Indico a todos que vejam e recomendem. Clique aqui.

*************************
@RenatoCroce (Alexi Lalas)

Compartilhe isto com a Nação
"Eu queria ser um poeta para poder te explicar,
mas não consigo traduzir o sentimento de amor que a gente tem pelo Flamengo."

---Outros posts do FlaManolos---
3 comentários rubro-negros pelo Blogger
comentários rubro-negros pelo Facebook

3 comentários:

  1. Muito bom o texto. Previsão de entrega é no 1º semestre de 2012.
    O que aconteceu com o Zico até hoje eu espero a Srª Patricia Amorim pedir desculpas publicamente.
    E como é grande esse Zico em?
    Mesmo depois de décadas de sua aposentadoria, ainda rende frutos so Flamengo.

    SRN.

    ResponderExcluir
  2. Finalmente teremos nosso CT. E que tudo o nome, hein? Adorei! "Ninho do Urubu", já nasce grande.Que assim seja!
    Eu fiz minha parte, comprei 02 tijolinhos. Acho que vai ajudar, nem que seja um tiquinho, né?
    Torcendo para que tudo dê certo e qua as obras terminem dentro do prazo.

    Salve ZICO!

    SRN!

    @DalvaFerreira

    ResponderExcluir
  3. Valeu pelos comentários, Dalva e Charles!
    Nós também fizemos a nossa parte pra que esse CT acontecesse.. agora é só esperar ficar 100% pronto!

    #SRN!

    @RenatoCroce (Alexi Lalas)

    ResponderExcluir

 
Uma vez Flamengo, sempre Flamengo.