Comentários
Postagens

2 de jun. de 2011

Últimos Aplausos


Confesso pra vocês que não está sendo fácil escrever sobre Ele esses dias. Dizer "adeus" é sempre delicado, ainda mais quando se trata do
maior ídolo rubro-negro dos últimos 20 anos. Petkovic desfilou por outros clubes no país e no mundo, mas foi aqui que ele se consagrou como o gringo mais amado, o estrangeiro mais rubro-negro da nossa rica história, que é a mais gloriosa entre os maiores.

Como se não bastasse, estamos falando do cara que nos tirou de u
ma fila de 17 anos, dando felicidade pra 40 milhões de pessoas, principalmente pras crianças e adolescentes que tinham o sonho de ver o Mengo conquistar o título mais importante do país. Com apenas 6 anos em 92, não tenho recordações claras do Penta, mas Pet me deu esse gostinho e mais um pouco. Pois viver é uma questão de superar e conquistar, e Pet me deu essa sensação única de superar os obstáculos, as crises as desconfianças... e vencer. Saímos de uma possível queda humilhante e jamais vista em nossa história centenária, pro topo da elite do Brasil!

O rubro-negro acreditou no Hexa e abraçou o time, mas com apenas 1% de chances, todos riam da nossa cara. Eram 12 pontos atrás do líder e apenas 9 jogos restantes, mas quem ama o Mengo sabe que não tem nada impossível. Pet & Cia jogaram como nunca, a Nação abraçou como sempre e o Mengo triunfou como jamais foi visto por toda uma geração.
Herói de uma Nação!

Em 4 temporadas incompletas, ele me deu as duas maiores
alegrias que tive na vida. Como lembramos recentemente, esse Tri não ficou marcado da mesma maneira que os outros 4 que tivemos. Pra saber o motivo, basta lermos um dos parágrafos que meu amigo e colunista Luã Milanês escreveu em seu belo post (leia aqui) sobre o Pet:
"Ali estava Pet, ao seu redor 35 milhões de Rubro-Negros. E, na sua batida, uma curva quase que sobrenatural faz a bola morrer no ângulo de Helton. Estava feito, Pet agora era idolatrado por toda uma Nação de apaixonados, Pet era eterno, Pet era o cara, Pet era o novo Zico, Pet era Deus!"

Esse gringo me fez estar em um lugar onde eu nunca havia pisado e sempre quis conhecer. Ele me fez sentir, mesmo que apenas em alguns momentos, um gostinho que só quem viu Zico jogar sabe descrever como é. Meu avô foi um privilegiado por ter visto Leônidas, Valido, Domingos da Guia.. Meu pai é um privilegiado por ter visto Zico, Leandro, Junior.. E eu também sou por ter visto Petkovic. Não se tratam apenas de ídolos e títulos, se trata também de uma herança familiar. E essa herança, só quem é rubro-negro terá o direito e a honra de ter. Falarei de Petkovic aos meus filhos.

Bom, como disse no início, é sempre complicado dizer "adeus", e nesses momentos é sempre bom estar perto de quem a gente gosta, de pessoas de bem.. Certo? Mais um motivo pra você não perder o
Nação Twitter 10! Depois do maravilhoso Chopp da Nação que ocorreu no último domingo, você terá a oportunidade de confraternizar com os rubro-negríssimos do twitter e, assim, darmos juntos os últimos aplausos em campo pro nosso eterno ídolo. Não perca essa chance e apareça na Ala Leste do Engenhão às 14hs! Não precisa pagar ou pedir nada, é só chegar chegando!

Nota: Veja as edições passadas e conheça mais sobre o Nação Twitter no site do Magia Rubro Negra, os organizadores do evento.

Saudações Rubro-Negras!

*************************@RenatoCroce (Alexi Lalas)

Imagem 1: Magia Rubro Negra

Compartilhe isto com a Nação
"Eu queria ser um poeta para poder te explicar,
mas não consigo traduzir o sentimento de amor que a gente tem pelo Flamengo."

---Outros posts do FlaManolos---
7 comentários rubro-negros pelo Blogger
comentários rubro-negros pelo Facebook

7 comentários:

  1. Não vi Zico jogar mas vi D. Petkovic, o grigo mais amado pela NAÇÃO RUBRO-NEGRA!!! Sentiremos falta =(

    Parabéns pelo texto Rê

    @_iasminmoreira

    ResponderExcluir
  2. Ah, muito lindo o post. Chorei.
    Aliás, me emocionar, é uma das coisas, que tenho feito, desde que foi anunciado, o jogo de despedida do Pet, eu tinha somente 11 anos, mas vivi a emoção, de ver um ídolo ser consagrado, e de dar uma alegria IMENSA, para uma NAÇÃO inteira, mesmo desmotivado, mesmo com todos os 'PORÉNS'.
    Pet, escreveu e ETERNIZOU seu nome na história, daqui alguns anos, será lembrado também como ÍDOLO, contarei aos meus filhos e netos, quem foi Dejan Petkovic, e com orgulho direi ( mesmo que clichê ): - Não vi Zico, mas vi o Pet!

    Minha mãe diz, que eu sou uma 'louca' por futebol, chega as vezes a dizer, que se eu tivesse demorado mais algumas horas para nascer, teria nascido homem. E eu digo: Como não se apaixonar, como não 'enlouquecer', por futebol, torcendo para um time TÃO LINDO, TÃO IMENSO, TÃO FLAMENGO.?
    Enfim, é impossível não se apaixonar cada dia mais por futebol, PELO FLAMENGO, e por quem ESCREVE páginas tão bonitas, no nosso LEGADO!
    Flamengo é Flamengo, é sentimento, é alma, coração, e isso o Petkovic, mostrou que tem, ama o Flamengo de corpo alma e coração, só lamento que o Pet, não possa se despedir no MARACANÃ, no grande palco que o consagrou, Ele merecia isso..
    Que seja, um belíssimo espetáculo, do Flamengo, do Petkovic e dessa NAÇÃO tão APAIXONADA.

    SRN

    @tayna_CRF

    ResponderExcluir
  3. Me considero privilegiaada por ter visto PETKOVIC defender o meu mengão ! Um exceleente jogador no melhor do mundo!
    ele nos deu muitas alegrias, mts gols e nao é facil a despedida ;x

    PERFEEEEITO o texto, nao tem como nao se emocionar leendo;x
    ETERNO NO FLAMENGO, ETERNO RUBRO NEGRO!
    Obrigada Pet, de coração msm *-*

    SRN
    @paamsousa

    ResponderExcluir
  4. Olah, Alexi Lalas!

    Na verdade, nao é tarefa muito facil, falar da despedida dos gramados de futebol, de um jogador de nome, DEJAN PETKOVIC!
    PET, pequenina palavra, aliada ao extraordinario, futebol, que marcou aureos tempos, no clube MAIS AMADO Do BRASIL, nao tao distante, quando conquistou o HEXA, em 2009.
    Um jogador da expressao, da qualidade do PET dentro e fora de campo, é coisa rara, no futebol brasileiro! Por isso, as homenagens delegadas a ele, nessa despedida, sao justas e merecidas. A NAÇAO, Dara o seu recado, abraçando, aplaudindo, chorando, esse ADEUS do PET, LALAS, como fez, a 10 anos atras, naquele momento arrepiante. O PET nao sabia, que naquele instante, estaria entrando para a historia, com o gol do TRI, e que no domingo, dia 05 de junho de 2011, se ETERNIZARÁ, no meu IDOLATRADO, CLUBE de REGATAS do FLAMENGO!
    P A R A B E N S, D E J A N P E T K O V I C!!!
    Eu tive a alegria e o orgulho de acompanhar a
    sua BRILHANTE CARREIRA, pelos grandes CLUBES que VOCE passou.
    Minha REVERENCIA, ao TALENTO, a TECNICA, a GRANDEZA de "MAIS UM CAMISA 10", da GAVEA!!!

    CLUBE de REGATAS do FLAMENGO! Uma PORTA ABERTA!
    Pra quem veste e honra O MANTO!!!

    Mais, uma vez, a NAÇAO premiada com um lindo e saudoso TEXTO, Alexi Lalas! Amei!

    Obrigada, ao grande e querido amigo, Renato Croce, por mais uma oportunidade, no BLOG da TORCIDA FALMANOLOS!

    FLAMENGO ao NASCER, FLAMENGO ate MORRER!!

    Bjosss. (baianafla)

    ResponderExcluir
  5. Amanhã as cortinas de um palco, que não é o mesmo vão se abrir...
    E todos nós rubros negros vamos estar presentes, para assistir a ultima apresentação de "Dejan Petkovic", como jogador do Flamengo
    vestindo o manto 43, que vai ficar eternizado em nossos corações e em nossas recordações assim como Dida,Zico,Junior e Leandro.
    Portanto , não deixem de estar presentes.
    E muitos ... Aplausos para o nosso "Mago"!
    É o Pet! É o Pet ! É o Pet !!!

    @leninha_lena
    Concentração
    #NaçãoTwitter10 Rua Dr.Padilha 362-bar do peixoto.

    ResponderExcluir
  6. É a segunda vez que ocorre um jogo importante bem no dia que vou prestar vestibular! To só torcendo pra que eu acabe esse negócio logo e possa correr pra me despedir do espetaculoso ídolo! Falarei de Petkovic aos meus filhos. [2] E com muita emoção e muito orgulho de ter sido contemporânea à época dele no Flamengo.

    ResponderExcluir
  7. Ah, e como pude me esquecer de parabenizar mais uma vez o texto brilhante? Tocante, arrepiante, sensacional *-----*

    ResponderExcluir

 
Uma vez Flamengo, sempre Flamengo.