Comentários
Postagens

23 de ago. de 2011

Coluna da Nação: Raphael Godoi - Sem o R10, qual a diferença?


Nome:
Raphael Godoi

Idade:
14 anos

Local:
Rio de Janeiro

Twitter:
@Flanaticos2
O que o Flamengo é pra você?
 

Minha alegria!
 
Sem o R10, qual a diferença?
 
Todos nós já notamos que o rendimento do Flamengo cai quando não tem a presença do Ronaldinho em campo. Mesmo quando ele não tem o desempenho esperado, a equipe joga bem. 
 
Por que será que isso acontece? Tem alguma explicação lógica? Sim, tem explicação. Se dermos uma olhada no atual plantel do Flamengo, veremos muitos jogadores novos, jogadores inexperientes que vieram da base ou de clubes pequenos. Talentos como Diego Mauricio, Luiz Philipe (Muralha), Galhardo, Negueba... Jogadores com um potencial elevado e que estão começando suas carreiras agora. Mas onde isso se encaixa com o assunto deste texto, onde isso entra em relação ao rendimento do Flamengo sem R10 em campo?
 
Ronaldinho é um atleta reconhecido mundialmente. Jogador com habilidade, talentoso. Uma referência dentro de campo.
A pressão de jogar no Flamengo é muito maior do que a de jogar em qualquer outro clube. E juntamente com o fato do time ter perdido somente duas partidas em 8 meses, aumenta muito mais essa pressão. Esses jogadores mais novos não estão acostumados a sofrer uma cobrança tão forte como essa. A responsabilidade dentro de campo aumenta. O jogador começa a se afobar, trocar passes na frente da área de defesa, começa a perder passes de '30 centímetros', comete faltas bobas. O jogador se apavora!
É neste momento que o Ronaldinho faz a diferença. É nessa hora que o homem referência muda o rumo do jogo. Quando o jogador recebe a bola e não sabe o que vai fazer com ela, o que ele faz? Joga no homem de referência, o Ronaldinho. O craque consegue mudar o rumo de uma partida com apenas um lance. O grande exemplo é Flamengo 1x0 Coritiba, em que ele lançou a bola na cabeça de Jael, que só teve o trabalho de empurrar para o gol.
Com o Gaúcho em campo, mesmo que ele jogue mal, o Flamengo joga bem. Sem ele em campo o time se afoba, com ele o time tem uma referência! Como diz o próprio filósofo Ronaldinho: Flamengo é Flamengo. Com ou sem o astro em campo!
SRN!
 
*********************** 
Raphael Godoi é apaixonado pelo Mais Querido, e até criou o twitter @Flanaticos2 pra expressar um pouco do que sente pelo clube. O Blog agradece pelo excelente post! Parabéns, Raphael! E você gostou do Coluna da Nação? A coluna é sua! Manda seu texto pra gente. Veja os detalhes aqui: Coluna da Nação

Compartilhe isto com a Nação
"Eu queria ser um poeta para poder te explicar,
mas não consigo traduzir o sentimento de amor que a gente tem pelo Flamengo."

---Outros posts do FlaManolos---
6 comentários rubro-negros pelo Blogger
comentários rubro-negros pelo Facebook

6 comentários:

  1. Parabéns, Raphael!
    Bom, infelizmente temos essa dependência do R10. Claro, em qualquer time do Mundo ele seria desfalque grave e insubstituível, mas o time parece perder a confiança sem ele. Temos qualidade pra vencer o Atlético-GO em casa sem ele, certo? Enfim... vejo isso como uma questão mais psicológica do que técnica. Como você disse, toda bola passa por ele. E sem ele em campo, a referência pra desafogar o time não existe.


    SRN!

    @RenatoCroce (Alexi Lalas)

    ResponderExcluir
  2. Boa garotoooo !!!
    Inveja de você, queria escrever assim tambem...

    SRN

    ResponderExcluir
  3. Um fofo esse Raphael, e escreve muito bem! Parabés pelo post.
    Há tinha chamado atenção para essa postura do time com/sem R10. É isso ae, o time tem que se encontrar sem ele, botar a camisa pra jogar!

    Abração!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo post Raphael, realmente nós temos dependência do R10 e isso vai custar a acabar, mas o time quer jogar como o Flamengo sem ele, pior que não consegue, como você mesmo disse. Não entendo por que na sulamericana o Luxa não bota o Adryan pra jogar, pegar um ritmo, talvez assim quando o Flamengo jogasse em o R10 ele pudesse dar conta do recado! Bjs!
    SRN!!!

    ResponderExcluir
  5. Venho aqui agradecer aos elogios que recebi. Realmente a dependência do Flamengo quanto a presença do Ronaldinho em campo e grande. Mas se pararmos para pensar, a dependência existente e a dessa campanha magnifica que estamos fazendo na temporada. Sem o Ronaldinho em campo o Flamengo ainda faz bons jogos se comparar ao times comuns. A diferença esta nisso, o Flamengo não e um time qualquer, não e um time comum! Mas acho que seria bom o Luxa colocar jogadores dos Juniores para ganharem experiencia. Pelo menos nessas jogos teoricamente mais "fáceis". Bem #Flanaticos, vim aqui para agradecer. Muito obrigado, e deem uma conferida la no meu twitter (@Flanaticos2) Abraços #SRN

    ResponderExcluir

 
Uma vez Flamengo, sempre Flamengo.