Comentários
Postagens

23 de out. de 2010

"Futebol é Ridículo!"


"Onze homens correndo no gramado, ganhando dinheiro e você aí torcendo que nem um mané!"

Quem nunca ouviu isso? Aliás, quem nunca ouviu isso de um "flamenguista"? É nessas horas que a famosa faixa do Maraca "Somos todos, menos alguns" faz sentido pra gente.

Muitos "flamenguistas" não conhecem a glória de sê-lo. Mas poderia dizer de outra forma: o termo "ser flamenguista" está tão banalizado quanto o "eu te amo". É uma pena nem todo mundo entender o que é Flamengo. "Ahh, mas o que eu ganho com isso? Torcer pra um bando de homens correndo é ridículo!!!" É, Winehouse?

A ignorância humana me assusta. Poderia ser uma paixão por balões, novelas, sapatos, peixes, escolas de samba, culinária.. Qualquer outra coisa! O homem é movido pela paixão e Flamengo é meu carro-chefe. Isso é viver! Ele me faz amar e sentir emoções que jamais sonhei.

O Mengo é maior que tudo e todos. É maior até mesmo que as lamúrias de uma derrota. Aliás, até as emoções negativas fazem parte do "pacote", e sou feliz demais por tê-lo comigo. Flamengo deveria ser matéria do ensino público!

Como dizem por aí, as pessoas trocam de mulher, marido, carro, emprego, casa, etc. Mas o Flamengo continua alí, no canto esquerdo do peito. Eu posso perder dinheiro, ganhar, emprestar.. Mas a emoção e os momentos extremos de felicidade que o Flamengo me proporcionou, ficarão guardados no meu peito até o momento que Deus quiser me levar. Podem roubar a minha grana, mas meu coração e minha mente jamais poderão ser acorrentados. Né não, Gandhi?!

Vou citar alguns desses momentos aqui:

Mercosul de 1999 (Ganhamos do Palmeiras num jogo épico e demos o troco. No mesmo ano, eles nos eliminaram nas semi-finais da Copa do Brasil de forma milagrosa);
Tri Estadual com gol do Pet (Até hoje ao ver o replay, torço pra bola entrar e me emociono com a narração do Luís Penido da Rádio Tupi. Impagável!);
Copa do Brasil 2006 (2 jogos, 3 gols e um show rubro-negro de 180 minutos de duração);
Vaga na Libertadores contra o Atlético-PR em 2007 (Arrancada fuderosa e penúltimo jogo do campeonato! Foi o jogo das latas de Neston (quem lembra?). Fiquei 18hs na fila pra trocar 16 latas! rs);
Montagem do maior mosaico do Mundo contra o Goiás (Inesquecível pra quem esteve lá e mais ainda pra quem ajudou e viu tudo pronto. Foi uma correria no final e muitos não achavam que daria pra terminar a tempo. Os torcedores entravam no estádio e nos ajudavam a terminar de colocar as plaquinhas. Agradeço novamente a ajuda de todos, em especial do Rafael e Filipiu da UBZ);
Jogo do Hexa (Nenhum idioma possui as palavras pra descrever o momento. Agradeço meus amigos Luis Fernando, William Areias (que pegou minha bíblia pra beijar antes da virada), Flor (feliz aniversário, Flor!) e toda a UBZ pela companhia na sede ajudando na preparação da festa e depois, desde às 7hs da manhã, colocando as 90 mil bandeirinhas no estádio, proporcionando um belíssimo encerramento de uma verdadeira história de superação escrita em vermelho e preto).

Estes são alguns momentos que jamais esquecerei e contarei cada detalhe aos meus filhos. Meu maior sonho é ver meu moleque com o Manto, brincando com uma bola e poder levar ele ao estádio. Enfim, ensinar-lhe um pouco do que é Flamengo. O futebol junta pais e filhos, amigos, um bairro, uma cidade, uma Nação inteira.. Unicamente pra buscarem um objetivo: a vitória.

Com meus 24 anos, vivi tudo isso e viverei muito mais, se Deus quiser!
Flamengo não precisa ganhar, basta existir. Porque seu passado e a Nação já o torna um eterno vencedor. Mas sei que as conquistas do Gigante serão sempre rotineiras e até aceitaria a imortalidade pra presenciar tudo, se não fosse pelo fato de ver as pessoas que amo tanto, morrerem sem poder fazer nada. Até a imortalidade tem o seu preço. Todos nós temos o direito à vida, assim como temos o direito à morte.

Portanto, jamais se envergonhe ou abaixe a cabeça pra ninguém, pois a sua alma tá preenchida com amor, emoção e superação. O Futebol é uma paixão inexplicável. Só quem ama, que entenderá porque torcemos, sofremos e cantamos pra "11 homens correndo no gramado".

Escrevi isso com muita felicidade. É um recado pra você, que andava meio pra baixo ou inseguro em relação ao que sente. Isso é um desabafo meu também. Às vezes não tenho o apoio necessário, me sinto sozinho por me dedicar tanto ao Mais Querido, mas quando lembro o que representa o Flamengo e a Nação Rubro-Negra, eu me fortifico e ao mesmo tempo, compreendo a ignorância das pessoas. O Flamengo é muito grande pra se entender e, alguns que entendem, não possuem peito pra levá-lo. Não quero dizer que somos melhores que ninguém, apenas entendemos e aproveitamos tudo que a vida tem de mais valioso.

Você que escreve no seu Blog, Site, etc..
Você que vai no estádio e canta os 90 minutos..
Você que não canta e nem escreve, mas que sente, chora, se arrepia e transmite energia da sua maneira, a cada gol e a cada derrota na poltrona de casa.. Parabéns! Você é um rubro-negro de alma.

Nós, rubro-negros de alma, transmitimos nossa mensagem com o coração aberto, tendo o desejo de atingir 35 milhões de pessoas. É impossível? Não. Pra um flamenguista, não é.

Saudações Rubro-Negras!

**************************
@RenatoCroce (Alexi Lalas)

Compartilhe isto com a Nação
"Eu queria ser um poeta para poder te explicar,
mas não consigo traduzir o sentimento de amor que a gente tem pelo Flamengo."

---Outros posts do FlaManolos---
11 comentários rubro-negros pelo Blogger
comentários rubro-negros pelo Facebook

11 comentários:

  1. Cara, que lindo e perfeito o que você escreveu! É isso mesmo, só quem é que entende. Na hora da virada contra o Grêmio, naquele fim de tarde do dia 05 de dezembro de 2009 eu senti uma emoção inexplicável, algo que ficará comigo pra sempre, e que quando eu lembro tenho vontade de chorar de alegria!
    Seu texto ta maravilhoso, emocionante! É a visão da alma de um Flamenguista. Amanhã assistirei o jogo contra o Vice num barzinho com o meu pai, com certeza será mais um desses momentos mágicos!
    Momentos de torcer com "11 homens correndo atrás de uma bola", mas eu sei que ali estão meus sentimentos mais internos, que serão externados no momento do gol! O momento em que me sinto feliz, por saber que existe o Flamengo, por ser Flamengo, por existir tantos Flamenguistas que compartilham o mesmo momento, com a mesma felicidade!
    Um abraço sincero e Rubro-Negro!

    Do seu irmão de fé Luã Milanês (@luamCRFph)

    www.papodehexa.blogspot.com
    www.sourubronegro.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu sou o William Areias, chorei, sofri, sorri, cantei, gritei, xinguei, isso tudo no mesmo momento, quando o Grêmio fez aquele gol só me veio momentos na cabeça, Santos RjxSP, Grêmio Copa do Brasil, Santo André Copa do Brasil, Defensores, América do MÉX entre outros, pedi a Deus que me permitisse a glória maior, minha maior emoção foi aquele exato segundo onde o árbitro apitou o fim, descrevo como 1 segundo antes da apoteose, aquele silêncio de 1 segundo, que na minha cabeça pareceu 1 ano, enfim desabei chorando e nem me lembro mais de nada só das dores pq fui tomado de tapas, pisões, beliscões mais não estava nem ai so queria comemorar,

    Ou seja, se vc sentiu algo próximo disso tudo, é, Somos Todos SEM EXCESSÃO!

    ResponderExcluir
  3. Cara, que texto foi esse?
    Conseguiu me deixar emocionado pra caralho.
    Só quem é Flamengo de coração e alma, pode escrever
    um texto desses.
    Vivi todos esses momentos, e te confesso, que quando lembro
    deles, especialmente o Tri de 2001, e o Hexa em 2009, eu choro.
    Choro mesmo. Aqui, bate um coração rubro-negro! Um coração que está com o CRF entrelaçado no peito, mesmo nas derrotas, nos momentos difíceis!
    Isso é ser Flamengo! De verdade!
    ÓTIMO texto! Conseguiu mexer comigo. Rubro-negro de fé!

    Abs
    SRN
    @NyltynhoCrf

    ResponderExcluir
  4. Ia lhe dizer agora uma coisa muito importante. Mas é tão importante e linda que prefiro não dizer. Só é sincero aquilo que não se diz.

    Cumprimentos.

    ResponderExcluir
  5. Existem vários sentimentos como amor,amizade,carinho,cumplicidade.Mas ser flamenguista é um outro tipo de sentimento,é de um nível mais alto. Dizem que amor é o sentimento mais puro,mas eu acredito que ser flamenuista que é.
    Porque ser flamenguista é amar,lutar,vibrar,se doar de corpo e alma.
    É incomparável!

    SRN
    @RoadieKitty

    ResponderExcluir
  6. Pow cara quero te dar parabéns de novo por esse texto, eu ja chorei, me irritei, briguei, sorri, cantei junto com o Flamengo, mais tem uma diferença eu nunca fui ao maracanã mais mesmo eu nunca ter ido meu amor ao flamengo é enorme, mais flamenguista como você eu nunca vi e esse texto que vc fez demonstra tudo isso que vc viveu pelo Flamengo. Parabéns novamente!

    SRN

    @JRGimenez

    ResponderExcluir
  7. Só posso dizer uma coisa:

    Isso é Amor e eu compartilho dele, inexplicavelmente compartilho, mas em cada RubroNegro de alma, esse amor parece ser indivisivel, isso por sua intensidade, vai ver esse amor é a particula que originou o Universo!

    Eu sou Flamengo!

    ResponderExcluir
  8. Depois de tudo que escreveu, só aplaudinho.... de pé!
    Coloquei em meus favoritos!
    Para ser relido sempre que a fé titubear!

    Parabéns!
    FLAmém! @IgrejaFlamengo

    ResponderExcluir
  9. Me arrepiei, me emocionei.. não tenho vergonha de falar, estou com lágrimas nos olhos!
    Pq ser FLAMENGO é tudo isso que vc escreveu e bem mais, quem sente entende que nunca vamos ter palavras pra descrever esse sentimento, pra mim é o maior de todos!
    Sempre digo, que é o meu único e eterno AMOR!
    pq esse eu tenho certeza que é pra vida toda!!
    não tem decepção, nem a derrota, nem as polemicas envolvendo os jogadores.. NADA, nada faz mudar o sentimento..
    pelo contrario, só cresce cada vez mais, cada dia mais!
    e quando alguém reclama, fala mal, critica.. batemos no peito e aumentamos nosso orgulho de ser rubro-negro!


    Amei a parte que vc disse assim: 'jamais se envergonhe ou abaixe a cabeça pra ninguém, pois a sua alma tá preenchida com amor, emoção e superação.'

    Perfeito, simplesmente disse tudo!
    Os melhores momentos da minha vida, foi o flamengo que me proporcionou.. nada é maior que isso!
    Não escondo minha paixão, nem por ser mulher..
    pelo contrario, enfrento de frente as criticas, o maximo!!
    Futebol é pra homem? haha.. muitos dizem..
    mas, não é.. ;)

    E deixo uma dica pra todas as mulheres que tem vergonha de mostrar o tanto que gostam do futebol por causa do maximo, ou até mesmo por vergonha, pro entrar nessa onda que futebol é pra homem.

    Meninas, vcs que entende o que ser flamengo, o que é sentir esse sentimento.. jamais sentirá vergonha! isso é fato!
    Jamais esconderá que essa é uma paixão feminina tbm..

    Parabéns pelo o texto perfeito, me fez lembrar cada momento, cada jogo emocionante..
    isso ninguém apaga, e não tem dinheiro algum no mundo que compre!!
    Prefiro ser pobre com a alma de herói, carregando em mim esse sentimento de ser flamengo, de enfrentar as dificuldades pra ver os jogos, deixar tudo de lado no momento que está passando o jogo, gritar, cantar, xingar até o ultimo minuto que a bola estiver rolando.. se emocionar, me arreperiar e sentir a emoção que só o FLAMENGO proporciona... pq isso tudo se resulmi em FELICIDADE!

    e FELICIDADE pra mim, se resulmi em FLAMENGO!

    SRN.

    @cinthiadoamoor
    ;*

    ResponderExcluir
  10. Uauuu!! Texto sensasional. Realmente emocionante.
    Na boa, dizer "Eu sou Flamenguista" é muiito fácil, mas a verdade é que ser rubr-negro vai além de se intitular, torcer quando ganha, ou assistir aos jogos quando não há nada melhor pra fazer. Ser rubro-negro de verdade é sofrer, se emocionar, vibrar junto com o time, nos bons ou maus momentos. Ninguém vence todo o tempo, mas quando há sentimento verdadeiro até a derrota se torna uma vitória. A sensação de que está faltando algo e que precisa melhorar, é comum. E os nossos heróis estão sempre dando o seu melhor e fazendo o possivel para "orgulhar" os fãs aqui fora!
    Perder é ruim, mas não é por isso que vou deixar de ACOMPANHAR, IDOLATRAR e, pra sempre, AMAR esse clube que faz parte da minha vida, tomou meu coração por inteiro, esse clube chamado FLAMENGO.
    Como em um casamento, na alegria ou na tristeza, na vitória ou na derrota, FLAMENGO até morrer♪

    FlaManolos ... como sempree ARRASANDO! Parabéns!

    SRN

    @Tamiiramos

    ResponderExcluir

 
Uma vez Flamengo, sempre Flamengo.