Comentários
Postagens

17 de jan. de 2011

Enquete: Escalaria Ronaldinho, Thiago Neves e Bottinelli como titulares?


Nação,
Fizemos uma enquete sobre a possibilidade de R10, TN7 e Botti serem titulares. Agradecemos aos 387 votos que ajudaram nesse resultado. Recorde absoluto de todas as enquetes que já fizemos. Muito obrigado!

Esses 3 jogadores citados possuem a velocidade, técnica, chute e criatividade como pontos fortes. Botti (18) possui mais poder de marcação que os demais, inclusive jogou algumas vezes como volante no Chile e na Argentina. Por isso ele jogaria mais atrás, dando liberdade ao TN7 e ao R10. Sem a bola, Botti voltaria pra ajudar na marcação pelo lado esquerdo. Botti, TN7 e R10 formariam uma bela trinca no meio-campo com muita força ofensiva, mas sem abrir mão da marcação.

Neste esquema o time jogaria com Maldonado centralizado e Willians sempre ajudando nas subidas do Léo Moura. TN7 armaria pela meia-direita e R10 com liberdade pra chegar na frente, voltando pra ajudar a armar e também podendo cair pros 2 lados do ataque, onde também poderia fazer um revezamento com TN7 pra confundir a marcação e ajudar o Deivid (ou D. Maurício), que jogaria na área.
Veja no esquema abaixo:


Todos sabemos que a melhor formação pra aproveitar todo o talento do R10 é 4-3-3. Sistema que o consagrou no Barcelona ao lado do Giuly e também no Milan, quando jogou ao lado de Pato durante um bom período de 2010. Ele jogando aberto pela esquerda com liberdade pra chegar no ataque e buscando a bola pra pensar no jogo é uma arma mortal. Além das opções de inversão pro Diego Maurício e Léo Moura pela direita.

Sem a bola, o time faria um 4-4-2 normal, com R10 ajudando na marcação no meio-campo e abafando a saída de bola. Mas com a bola, TN7 ficaria responsável pela criação e ligação direta ao ataque pelo meio e R10 ficaria mais colado no ataque caindo pela esquerda e, neste caso, seria formado um poderoso 4-3-3. Ou seja: dar liberdade pro R10 jogar, também significa dar opções pro time jogar e se adaptar a diferentes situações numa partida ou um adversário específico. Bottinelli seria banco, dando lugar ao Diego Maurício (15). Isso deixaria TN7 mais preocupado somente em armar as jogadas e jogaria mais centralizado.
Veja no esquema abaixo:


A segunda opção mais votada na enquete, foi o R10 jogando fixo de segundo atacante. Neste caso, o time jogaria num losando no meio-campo e TN7 centralizado armando as jogadas. Coloquei o Renato Abreu como titular, mas ele poderia dar lugar ao Bottinelli tranquilamente. Com esse esquema, o time ficaria menos ousado, mas ainda sim teria muita força ofensiva.
Veja no esquema abaixo:


Eis o resultado da enquete:
ESCALARIA RONALDINHO, BOTTINELLI E
THIAGO NEVES DE TITULARES?

Sim. Botti e TN armando com R10 flutuando. 266 (68%)
Sim. Botti e TN armando com R10 fixo de 2º atacante.
92 (23%)
Não. TN criando e R10 aberto na esquerda. Botti no banco. 19 (4%)
Não. TN armando com R10 fixo de 2º atacante. Botti no banco. 8 (2%)
Outro.
2 (0%)

O esquema 4-3-3 não costuma fazer parte das opções do Luxa pros jogos, mas com R10, ele terá que pensar seriamente nessa opção. Ao que indica os treinamentos em Londrina, Luxa deseja utilizar o R10 perto do ataque. Bottinelli buscaria uma vaga com o Renato Abreu na meia esquerda e Deivid seria escolhido como atacante de área. Vamos aguardar pra ver!
Espero que tenham gostado das análises feitas.

Lançamos mais uma enquete:
SE NÃO GANHARMOS O CARIOCA COM R1O, TN7 E CIA, VOCÊ...

Vote ao lado e nos ajude em mais esse resultado!
Saudações Rubro-Negras e ótima semana a todos!

*************************
Enquete comentada por @RenatoCroce (Alexi Lalas)

Siga-nos no
Twitter e no próprio Blog, clicando ao lado.
Assista aos jogos do Flamengo e acompanhe os principais canais esportivos 24hs! Entre também na comunidade do Orkut: Torcida FlaManolos

Compartilhe isto com a Nação
"Eu queria ser um poeta para poder te explicar,
mas não consigo traduzir o sentimento de amor que a gente tem pelo Flamengo."

---Outros posts do FlaManolos---
3 comentários rubro-negros pelo Blogger
comentários rubro-negros pelo Facebook

3 comentários:

  1. Com tanto craque fica fácil montar um grande time, pelo menos do meio pra frente. Mas não me preocupa montar o time pra marcar (já que temos Willians, Maldonado, Renato e Bottinelli pra ajudar na marcação, os 2 últimos com mais capacidade ofensiva), o grande detalhe é o homem de área.
    Pra mim, a formação ideal seria o 4-2-3-1, PORÉM, é preciso um homem de área, daqueles que impõe respeito. Hoje eu não vejo o Deivid com boas condições, não sei o que esperar do Wanderley e o Diego Maurício é mais um segundo atacante, poderia jogar de centro-avante mas é uma incógnita.
    Nesse cenário (sem o atacante forte de área), talvez a melhor formação seja o clássico 4-3-3 com variação pro 4-4-2 sem a bola. Dá pra variar bem esse esquema também, com ou sem o Diego Maurício por exemplo. Imaginando que o Diego Maurício jogue de segundo atacante pela direita, Ronaldinho pela esquerda e Deivid de centro-avante teríamos mais aproximação da área, facilitando tabelas e remates próximos ao gol. Já com o Thiago Neves de atacante pela direita, facilitaria a mudança pro 4-4-2 mas perderia essa aproximação rápida por tabela, já que o Thiago é mais um armador clássico, sem muita velocidade e que até tem mais facilidade jogando centralizado no meio campo.
    Então como seria com o Diego Maurício como centro-avante, Thiago Neves pela direita e Ronaldinho pela esquerda? Teríamos a velocidade do Diego Maurício, a cadência do Thiago Neves pela direita (e indo para o meio para armar, assim o Leo Moura poderia atacar também) e a genialidade do Ronaldinho Gaúcho pela esquerda. Assim teríamos aproximação em velocidade pela esquerda, com tabelas entre Ronaldinho e Diego Maurício e o Thiago Neves fechando pelo meio abrindo pras subidas do Leo.
    Meu time então fecha assim: Felipe, Leo Moura, Welinton, Angelim e Egídio; Willians, Maldonado e Bottinelli; Thiago Neves, Diego Maurício e Ronaldinho Gaúcho.
    SRN

    Luã Milanês - @luamCRFph
    www.papodehexa.blogspot.com
    www.sourubronegro.com.br
    www.magneticarn.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Luã,
    Sobre o atacante, certamente precisamos de um mais imponente, mas vale dar uma chance ao Deivid, que ainda vai render mais, mesmo ele não sendo um atacante de área de ofício, assim como o DM. Aliás, não temos nenhum atacante de área hoje. Aí como faríamos? Escalaríamos sem um camisa 9 mesmo? Poderia dar certo isso, afinal, temos ótimos finalizadores que atrairiam muita marcação.

    Sobre o TN7 no ataque, acho uma boa opção pra variar com o R10 e confundir a marcação, como citei no texto. Mas ele jogaria mais atrás mesmo, como jogou no Flor, na Seleção e na Arábia.
    Mas o lado bom disso tudo, é que temos muitas opções pros jogos e poderemos nos adaptar facilmente a diferentes tipo de situações de jogo.
    Luxa é inteligente e já trabalhou com estrelas, portanto, saberá conduzir bem o elenco.

    Abraço e valeu pelo comentário!

    ResponderExcluir
  3. Eu acho um absurdo o Diego Maurício ser reserva..ele esta jogando demais e continua na reserva entro bem em todas as partidas de 2011 se o vanderley nao botar o Drogbinha como titular dificiumente ganheremos campeonatos...(luxenburgo burro poe DM como titular)

    ResponderExcluir

 
Uma vez Flamengo, sempre Flamengo.