Comentários
Postagens

29 de jun. de 2011

Brasileirão - América-MG x Flamengo


Uma surpresa e uma tendência: é assim que o Mengo vai tentar pela primeira vez no brasileirão os 3 pontos fora de casa, que não será tão fácil, apesar do adversário ser muito fraco. Depois de uma sequência de 4 empates, vencemos bem as galinhas mineiras e parece que não ganhamos apenas 3 pontos, acho que também ganhamos um esquema novo. Vamos ver um pouco como funciona?

O Mengo estava jogando no 4-2-3-1 (sendo: 2- W8 e RA11; 3- B18, TN7 e R10) e isso não permitia a subida dos laterais (potencial pouco explorado), além de sabermos que eles não possuem qualidade defensiva suficiente pra ficarem atrás protegendo David e Welinton. Isso mudou completamente com a escalação do Luiz Antônio, volante da nossa base. Preparação clara pra quando Airton tiver condições físicas de jogo.
No caso, com Airton, Willians e Renato, exatamente nesta ordem na marcação. Mais pra frente colocaremos aqui os detalhes.

Ao contrário do jogo passado, em que ele fez o primeiro volante, Luiz Antônio terá a companhia do Willians na proteção da zaga, ficando mais livre um pouco, o que tende a crescer ainda mais o futebol dele. Luiz Antônio não é primeiro volante de origem e, agora, poderá jogar na posição dele, de fato. Assim como Renato, que não é 'volante-volante' (mas tem ótimo posicionamento e liderança) e terá mais liberdade que o esquema usado anteriormente pelo profexô.


Com esse bom trio defensivo, nossos laterais ganham apoio suficiente pra subirem com liberdade, algumas vezes até ao mesmo tempo. No caso, estaremos atacando o tempo todo com 5 ou 6 jogadores sem perdermos muito a proteção na defesa. Aí que entra o papel do primeiro combate, ainda no nosso campo de ataque. Marcar a saída de bola deles é fundamental, assim como a velocidade pra voltarmos do ataque e não deixar buracos atrás. Abram os olhos, R10 e TN7!


Como viram, tirar um meia-ofensivo (Bottinelli, que já voltou de suspensão) e colocar um volante não significa recuar o time. Ao contrário, significa mais proteção atrás e mais poder de fogo. Não podemos deixar de explorar essa qualidade dos nossos laterais, que é o grande diferencial deste esquema. Junior Cesar já chegou, se enturmou... Léo Moura já está melhor da contusão, vem jogando... Acabaram as desculpas dos dois, né? É hora de partir pra cima deles!

Obs.: Salve, Luxa! Enxergou que Angelim tem que ser titular nessa zaga! Nem demorou muito pra perceber, né? #Flamém! Ahh! Sobre o América-MG, eles possuem um atacante experiente. (rs)

Saudações Rubro-Negras!
*************************
@RenatoCroce
(Alexi Lalas)

Compartilhe isto com a Nação
"Eu queria ser um poeta para poder te explicar,
mas não consigo traduzir o sentimento de amor que a gente tem pelo Flamengo."

---Outros posts do FlaManolos---
1 comentários rubro-negros pelo Blogger
comentários rubro-negros pelo Facebook

1 comentários:

  1. Muito coerente o Luxa em Manter o que deu certo, houve um crescimento do time bastante significante no segundo tempo do último jogo com a entrada do Negueba, o que será uma ótima opção.

    ResponderExcluir

 
Uma vez Flamengo, sempre Flamengo.