Comentários
Postagens

13 de jul. de 2011

Coluna da Nação: Leandro Montianele - A Busca Pelo Equilíbrio Defensivo


Nome: Leandro Montianele
Idade: 25 anos
Local:
Resende-RJ

Twitter:
@Le_Montianele

O que é Flamengo pra você?

Flamengo é a união de várias raças que compartilham do mesmo sentimento, impulsionando onze homens rumo a conquista do mundo.



A busca pelo equilíbrio defensivo
A mídia esportiva num modo geral e os torcedores têm ficado impacientes com a quantidade de gols bobos que o Flamengo tomou nesta temporada. Muitos colocam a culpa na dupla Wellington e David Braz, que falharam bisonhamente em várias ocasiões. Mas o problema vai além dos zagueiros rubro-negros.

É importante dizer que um time de futebol é composto por um sistema defensivo e não apenas por uma boa zaga. A responsabilidade pela construção desse sistema é inteiramente do treinador, mas nem sempre ele tem as peças certas.

No Flamengo, Vanderlei Luxemburgo ainda não conseguiu dar o equilíbrio necessário a sua defesa. A carência de um jogador para fazer o papel de Maldonado - uma espécie de “cão de guarda” à frente da zaga - talvez seja o principal problema enfrentado por Luxemburgo. O onipresente Willians não possui as mesmas características do chileno, portanto não pode desempenhar esta função com eficiência.

A chegada de Airton dará a força que o sistema defensivo rubro-negro tanto precisa. Em 2009, o jogador foi peça fundamental no esquema do técnico Andrade, dando segurança à defesa e velocidade na ligação ao ataque. Dessa forma, Willians terá com quem dividir a função de marcador, podendo aparecer mais vezes lá na frente como um elemento surpresa.

Contra o São Paulo, notou-se claramente a diferença de postura do Flamengo na marcação. Mesmo sem ritmo de jogo, o volante revelado pelo Nova Iguaçu deu outra cara ao meio campo vermelho e preto. Willians e Airton foram de suma importância para neutralizar as jogadas de velocidade do Tricolor Paulista. A dupla que deu certo no último título brasileiro pode fazer história também em 2011.

O mais importante de ter um jogador realizando a função de “cão de guarda” é a liberdade que os laterais possuem para apoiar o ataque. As subidas de Leo Moura e Junior César são fundamentais para as jogadas ofensivas do Rubro-Negro Carioca.

Vale ressaltar que o Flamengo ainda necessita com urgência de um zagueiro experiente e seguro. Os problemas não serão 100% resolvidos com a entrada de Airton no time, mas taticamente a diferença já pode ser notada com clareza.

***********************
Gostou do Coluna da Nação? Faça como o Leandro! A coluna é sua! Manda seu texto pra gente (quantos quiser!) Veja os detalhes aqui:
Coluna da Nação

Compartilhe isto com a Nação
"Eu queria ser um poeta para poder te explicar,
mas não consigo traduzir o sentimento de amor que a gente tem pelo Flamengo."

---Outros posts do FlaManolos---
3 comentários rubro-negros pelo Blogger
comentários rubro-negros pelo Facebook

3 comentários:

  1. Análise perfeita!
    Que o Alex Silva seja esse zagueiro Xerifão que precisamos pra acertar definitivamente a nossa zaga.
    Agora é esperar também pra ver quem será o seu companheiro na zaga.
    Angelim mostrou no último jogo que no confronto direto com atacantes rápidos não consegue acompanhar na velocidade.
    Welinton é um desastre ambulante. Jean nem se cogita. O Gustavo ainda não foi testado.
    Acho que a opção menos arriscada é o David Braz.
    Vamos aguardar a escolha do "profexô".

    SRN!
    @RaflaelOliveira

    ResponderExcluir
  2. Os volantes do Flamengo nao tem boa saída de bola.
    Maldonado sabe marcar, e como poucos sabe sair jogando, Willians marca muito, mas ele com a bola nos pés não presta, Airton é o mesmo. Nossa saída de bola para chegar com qualidade em Thiago e Ronaldinho depende do Renato.
    E nao existe zaga boa que não tenha uma boa proteção.
    SRN.

    Júlio Candêre.

    ResponderExcluir
  3. Bom... o "professô" Luxa tem é que dar um puxão de orelha no Airton! Não pode ser infantil pra fazer o que fez no jogo contra o Florminense.

    Airton e Willians são bons de marcação, mas também são violentos e o Fla não pode permitir que continuem fazendo isso, pois pode prejudicar o time todo com uma suspensão.

    Seria o Alex Silva o cara pra fechar de vez o sistema defensivo do Mengão?!

    Acho que o elenco está evoluindo e brigaremos lá em cima em 2011.

    Wallace - @wgcwallace

    ResponderExcluir

 
Uma vez Flamengo, sempre Flamengo.