Comentários
Postagens

9 de jul. de 2011

Enquete: Nação Rubro-Negra



A torcida do Flamengo, não à toa, é chamada de Nação. Onde quer que o Mengo jogue, lá estamos o apoiando. É um amor incondicional, que independe de classe social, etnia, de qualquer coisa. Porque o Flamengo se deixa amar à vontade, como bem declarou Mário Filho. Por isso dominamos os 4 cantos do Mundo.

Muitos tentam explicar porque somos a maior torcida do mundo. Os rivais invejosos culpam a Gl
obo não só de afirmar falsamente que somos os maiores, como de comprar todos os títulos que o Mengo conquista. Como nesse trecho do livro "A Nação – Como e por que o Flamengo se tornou o clube com a maior torcida do Brasil" de Marcel Pereira:

"Muito já foi dito e escrito, mas efetivamente pouco se comprovou sobre por que o Clube de Regatas do Flamengo se tornou uma paixão nacional, a maior paixão de massas do país, uma das maiores do mundo. Há várias versões: uns dizem que a razão da força do Flamengo vem do tempo em q
ue a rádio Nacional passou a transmitir futebol para todo o Brasil; outros afirmam que tudo foi consequência das conquistas na era Zico; e ainda há teses conspiratórias a sugerir que a grandeza do clube foi forjada pelas câmeras da Rede Globo de Televisão."

A verdade é que desde sua origem o Flamengo teve grande apelo popular. Muitas coisas contribuíram pra isso, como o fato de ter sido criado por um grupo de jovens, ainda como Grupo de Regatas, e já na sua primeira aventura nos mares do Rio de Janeiro produzir um herói. A Pherusa virou
em alto mar, e Joaquim Bahia nadou 4 horas até a praia em busca de ajuda. Ali surgia a Raça Rubro-Negra, na sua essência, que é nunca desistir.

Outra coisa, a equipe de futebol, que havia acabado de surgir, não tinha campo pra treinar, os jogadores caminhavam até a Praia do R
ussel no meio da rua, dentre o povo. Não existe diferença no Flamengo, ali o primeiro exemplo disso. Como se vê, desde o início o Mengo traz seus grandes valores, que fazem de nós uma torcida diferenciada. E, carregados por grandes craques que vestiram o Manto Sagrado, a multidão Rubro-Negra veio se multiplicando incontrolavelmente através dos anos.

Os anos dourados, principais responsáveis pela explosão da massa, tiveram o grande pilar de sustentação do mito Rubro-Negro: ZICO. Sim, por ele a Nação Rubro-Negra explodiu. Nunca estava só, mas era a perfeita tradução de tudo que o Flamengo representava. Era a idealização em for
ma de homem do que é Flamengo. Antes dele houve outros ídolos, mas a grande referência para qualquer torcedor é o Galinho. Provavelmente seu pai viu aquele time jogar, e lembra com lágrimas nos olhos aqueles tempos, em que tínhamos um líder perfeito. Foi nesse período que a Nação explodiu de vez. Se faltava um Deus, agora não mais.

Eis o resultado da enquete:
VOCÊ É RUBRO-NEGRO DE ONDE?

Sudeste 50%

Nordeste 24%
Centro-Oeste 9%
Sul 6%
Norte 6%
Estou fora do país. 3%

Norte, Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e fora do país foram as opções da nossa enquete, que teve 300 votos. Obrigado a todos que votaram! E, como não podia deixar de ser, recebemos cliques de norte a sul e também internacionais. Isso é Flamengo, não se explica, se sente. É tudo enorme, desproporcional. O que as pesquisas comprovam nós já sabemos. E você, Rubro-Negro Off-Rio, não se deixe intimidar por quem o critica, quem diz que você não ama sua terra só por torcer para um time de outro estado. A inveja mata e é uma das principais causas de diminuição da arco-íris.

Somos a Maior do Mundo. Aqui a homenagem à arcoirizada:

"Ela quer ter o que eu tenho
Ela tem inveja de tudo que eu faço

O que eu visto a incomoda

Eu humilho quando eu passo

Respeita, respeita, respeita

Enfia o recalque no c*

Que meu bonde vai passar"

Isso é funk horrível e não foi feito para o Flamengo. Mas que parece um recado para os invejosos, parece. Flamengo, nada pode ser maior!

Saudações Rubro-Negras!
*************************
Enquete comentada por
@luamCRFpb (Luã Milanês)

Compartilhe isto com a Nação
"Eu queria ser um poeta para poder te explicar,
mas não consigo traduzir o sentimento de amor que a gente tem pelo Flamengo."

---Outros posts do FlaManolos---
4 comentários rubro-negros pelo Blogger
comentários rubro-negros pelo Facebook

4 comentários:

  1. Ok, Luã!

    TEXTO Arrepiante, clamoroso e verdadeiro!

    Porem, nao foi so a "ERA" ZICO, que fez crescer a maior tocida do do Brasil, principalmente, no NORDESTE,´por onde o Flamengo deitava e rolava, em competiçoes passageiras, como triangulares, quadrangulares, ou ate, mesmo, em jogos comemorativos, onde ele foi sempre, o convidado especial das Entidades Esportivas do Nordeste.

    Qnd me referi a "ERA", ZICO, é porque, antes do GALINHO, o NORDESTE, abraçou craques como o DEQUINHA, o Dida o Carlinhos e muitos outros. O MENGAO, sempre foi a sensaçao, a paixao do NORDESTINO! E as outras Regioes, seguindo.

    E mais bonito, é, quando um casal, qnd pelo menos um dos conjuges, é flamengo, a maioria dos filhos nascem rubro negros. O que se explica a inveja da arcoirizada! Pelo menos eu, cinco filhos de pais vascaino e tricolor, todos, nasceram rubro negros! Issto é a força NORDESTINA, vissi!

    E o NORDESTE, apesar, de muito longe é uma grande POTENCIA da NAÇAO RUBRO NEGRA!!!

    24%, na enquete, valor absoluto em relaçao a Sudeste, regiao, que fica mais proximo ao nosso querido FLAMENGO!!!

    CLUBE DE REGATAS DO FLAMENGO! Acima de tudo RUBRO NEGRO!!!

    Adorei o TEXTO, Luã, tal qual o Lalas, vc é O CARA!

    Bjos, e um excelente FDS, rumo ao HEPTA!!!

    @baianafla: FLAMENGO,ao NASCER! FLAMENGO, ate MORRER!

    ResponderExcluir
  2. Ótimo texto Luã!
    Estou querendo comprar esse livro que vc mencionou, "A Nação – Como e por que o Flamengo se tornou o clube com a maior torcida do Brasil".
    Vc já leu? Recomenda?

    Abraço!
    @RaflaelOliveira

    ResponderExcluir
  3. Prabéns pelo post!!! a enquete Rubro Negra , Sou Flamengo desde qdo era criança e ja escutava pelo Radio de Pilha Ñ tinha Televisão ainda , mas Tha Orgulho de escutar Gol do mengão , Qdo Mudamos para a Cidade , Tv era coisa de Rico , Meu Pai ñ tha condições de comprar uma Tv , eu asisti o primeiro Jogo do Fla x Flu em 77 , e Foi uma grande Vitoria que Eu Gritava e Chorava ao Mesmo Tempo foi Muitas Alegrias dali para Frente Só Tho Orgulho do Fla , Qdo tha Jogos do mengão era Muitas Alegrias asistir Todos os Jogos do Mengão na Tv. Nosso estado Centro-Oeste 9% tem Muito Mais torcedores , Tive Orgulho de Asistir o Mengão ao Vivo em CG Ms em 2009 copa do Brasil e Tha mais de 20 mil torcedores RN , contra o Ivinhema ms , Foi muitas aleGrias e emoção !!! o Flamengo é Mha Vida Sempre , Tho 3 Rubros Negras na Mha Casa ,e as Cores da casa é Mengão !! Só Felicicidade Rubro Negra !! FLAMENGO,ao NASCER! FLAMENGO, ate MORRER! SRNMs

    http://flanaveia100n.amsblogspot.com Visitem la Abçs.

    @manofla_69

    ResponderExcluir
  4. Luã, como a BaianaFla bem falou, a torcida do Flamengo ja era a MAIOR TORCIDA DO BRASIL na era Zico. Como você colocou parece que começamos a crescer nessa época!

    Vale lembrar da trollagem que fizemos com os Vascaínos em 1927! Quando fomos declarados o clube "Mais querido do Brasil!"

    Mas adorei o texto! É isso ai!
    Flamengo é Flamengo em qualquer lugar do MUNDO!

    Bruno Nin

    abraços meu camarada!

    ResponderExcluir

 
Uma vez Flamengo, sempre Flamengo.