Comentários
Postagens

15 de set. de 2011

Coluna da Nação: Marcos Frazão - Nos Braços da Massa


Nome: Marcos da Silva Frazão
Idade: 24 anos
Local: Rio de Janeiro - RJ
Twitter: @marcos_frazao
Facebook: Marcos Frazão
O que é Flamengo pra você? 
Flamengo é a razão da minha vida e dedico a ele 24hs do meu tempo.


 Nos Braços da Massa

Apoio no momento é fundamental. Jogadores e comissão técnica do maior clube de futebol do mundo não podem se dar ao luxo de entrar em uma competição com objetivo que não seja o título. O Clube de Regatas do Flamengo exige isso, a história que o consagra é uma das mais belas. Ao passar por toda trajetória do Flamengo, não há quem deixe de se emocionar. 

Toda a conturbada fundação na praia do Flamengo nº 22, desde o primeiro encontro com as águas na difícil missão de fundar um grupo de regatas, o naufrágio da "pherusa" já dava sinais de como seria difícil a trajetória do Flamengo. Tudo aqui é conquistado com Raça, contra tudo e todos, tendo lado-a-lado essa Nação que foi crescendo aos poucos e que hoje são mais de 35 milhões. 

O Flamengo nasceu do povo. Diferente dos demais clubes, que ao serem campeões comemoravam nos mais luxuosos hotéis com coquetéis milionários, o Flamengo comemorava com sua torcida. Ao se tornar campeão de qualquer competição, era comum ver todos os atletas nas ruas comemorando nos braços da massa. Isso fez o Flamengo grandioso, fez do preto e encarnado a cor que pinta as ruas de todo o Brasil. No Flamengo tudo vem com o sacrifício, nada é fácil, e essa Nação exigente cobra jogando junto do time. 


É de assustar qualquer adversário a grandeza de nossa torcida e o espetáculo que fazemos durante todos os jogos. Portanto, nessa hora de fragilidade do nosso tão querido e amado clube é que devemos nos unir, abraçar o time e dar a volta por cima, juntos! Já modificamos muitos placares, somos o 12º jogador do Flamengo por que temos o poder de motivar e de estar praticamente dentro de campo, empurrando nosso Flamengo para o gol do adversário. 

Não podemos nos render a nada, nem ninguém. Somos Flamengo, vivemos Flamengo, e ao invés de criticar, vamos mostrar o que é amor à camisa pros que estão em campo, não se prendendo a eles, e sim à instituição. Vamos jogar junto do time e, de uma vez por todas, mostrar que mesmo o jogador não querendo fazer seu papel, nós o obrigamos a fixar nosso ritmo dentro de campo. 

A Nação Rubro-Negra exige que os jogadores honrem o Manto Sagrado, assim como nós fazemos nossa parte. Então, ao entrarmos no estádio, vamos com o objetivo único de empurrar o Flamengo para cima do adversário, deixando as críticas e manifestações de descontentamento pra depois da partida. 

Lembrem-se: Os anos passam, se passam jogadores, mas fica tu Flamengo e eu não paro de te amar.

***********************  
Marcos Frazão é um dos líderes da Raça e, como ele mesmo disse, se dedica ao Mengo 24hs por dia. Ele escreve pro site da Raça Rubro-Negra (clique aqui) e recentemente nos representou muito bem numa matéria do programa A Liga sobre as Torcidas Organizadas. O Blog agradece pelo excelente e emocionante post! Vamos jogar juntos nas arquibancadas, Nação! Valeu, Frazão! E você gostou do Coluna da Nação? Faça como o Marcos! A coluna é sua! Manda seu texto pra gente! Veja os detalhes aqui: Coluna da Nação

Compartilhe isto com a Nação
"Eu queria ser um poeta para poder te explicar,
mas não consigo traduzir o sentimento de amor que a gente tem pelo Flamengo."

---Outros posts do FlaManolos---
8 comentários rubro-negros pelo Blogger
comentários rubro-negros pelo Facebook

8 comentários:

  1. O momento é esse, todos os ingredientes estão servidos no brasileirão..só falta o principal entrar em cena! Aquele que faz a diferença na mistura...NAÇÃO, FOMOS CONVOCADOS!!!

    VAI PRA CIMA DELES MENGOOOOO

    Parabéns Frazão pelo excelente texto! tamo junto!

    ResponderExcluir
  2. Amigo Marcos Frazao!

    Ontem, falei pra mim mesma! Vou dar uma pausa, no BLOG da FlaManolos. Vou pedir um tempo, ao meu raciocinio, ao meu coraçao, e depois voltar, pois, o que eu mais gosto, é de escrever, falando das coisas do meu FLAMENGO!

    Tentei, MARCOS, mas vc nao deixou! abrindo a minha caixa de e-mails, vi, o da Torcida FlaManolos, estava lá escrito: "NOS BRAÇOS DA MASSA"! Nao resisti. Lendo o seu chamativo e emocionante POST, nao me contive. Me emocionei, arrepiei, e lagrimas nao faltaram nos meus olhos! Aí, deixei a pausa e o tempo, de lado, pronta, pra atender ao meu coraçao, tao apaixonado!

    Todas as dificuldades que o FLAMENGO encontrou, na sua vida, esportiva sei, ha bastante tempo, mas, escrita por vc, ficou mais bonita, mais emocionante, tocando profundamente, no coraçao do torcedor rubronegro, até, mesmos os menos apaixonados, se é que existem, pois, somos do tudo ou nada!

    Temos que apoiar, tambem, nos revezes, para que o MENGO, possa se levantar, com a ajuda da sua imensa NAÇAO, e mostrar, a todos, que ele é forte, destemido, intrépido, e que nao foge a luta! Assim, ele se fez querido, amado e idolatrado, pelo MUNDO!

    Estou sempre, nos jogos do MENGAO, nao importa, a qualidade do espetuculo! Temos sim, a partir, de domingo, nós que amamos o grandioso FLAMENGO, que, sem duvidas o apoia-lo, chamando, um a um do seus jogadores, na certeza, de que o glorioso MANTO, será honrado, até conquistarmos o titulo de CAMPEAO BRASILEIRO! E quem sabe; a SULAMERICANA!

    Lindo, lindo, lindo! Louvores, pra vc MASCOS FRAZÃO!!! Vc, nao nega que é da RAÇA!

    SEMPRE, FLAMENGO, pelo FLAMENGO, onde o FLAMENGO estiver!

    Bjos! @Baianafla!

    ResponderExcluir
  3. Que nação é essa!?

    Quem disse que torcida não ganha jogo?
    Tem toda razão, não ganha mesmo, mas nós não somos uma torcida, somos uma nação! #NÓSFAZEMOSADIFERENÇA
    Domingo mais uma vez vamos mostrar porque somos o 12° jogador e partir para mais uma arrancada histórica!

    Meu maior orgulho é fazer parte disso!!

    E A GENTE JOGA JUNTO, vamos meu Mengão! Parte pra cima deles
    Raça Amor e Paixão ♫

    Parabéns ao amigo Marcos Frazão pelo excelente texto!!

    Saudações Rubro-Negras

    @Paula_ExaltaCRF

    ResponderExcluir
  4. Obrigado a todos pelos comentários.

    Simplesmente tenho a facilidade de lidar com as palavras e relatar o nosso cotidiano. Tudo aqui aprendi na minha vida junto ao Flamengo e é o que tento repassar, sempre com mais sede de aprender e humildade. Obrigado mais uma vez pelo espaço que tenho aqui no Blog e a todos os leitores que entendem o que tento passar.

    @marcos_frazao

    ResponderExcluir
  5. Sempre. Flamengo é Flamengo, nada mais importa. A NAÇÃO faz a diferença e a sua obrigação e exigir sim condições favoráveis para que as vitórias aconteçam, mas isso fora das partidas, enquanto o time está nas quatro linhas, o objetivo é outro, apoiar sempre, sem se importar com quem está usando o Manto. Exatamente como o Marcos falou "Os anos passam, se passam jogadores, mas fica tu Flamengo" e é somente isso que importa, mas nada.

    ResponderExcluir
  6. "Ao se tornar campeão de qualquer competição, era comum ver todos os atletas nas ruas comemorando nos braços da massa. Isso fez o Flamengo grandioso, fez do preto e encarnado a cor que pinta as ruas de todo o Brasil. No Flamengo tudo vem com o sacrifício, nada é fácil, e essa Nação exigente cobra jogando junto do time."

    Quando a gente lê essas coisas, elas se mantêm vivas na gente por muito tempo, ainda mais nestes momentos de pedras pesadas. Juntou a história do clube, fatos da nossa origem num post motivador e importante pra Nação neste momento.

    Parabéns, Frazão! O espaço é seu, sempre!

    SRN

    @RenatoCroce (Alexi Lalas)
    Blog FlaManolos

    ResponderExcluir
  7. No meu ponto de vista aqui vc disse tudo: "...mesmo o jogador não querendo fazer seu papel" a diferença está aqui: nós somos torcedores, nós amamos o Flamengo pela sua totalidade, pela sua essência, não somos atores para viver de papéis, e quem ama de verdade, acredita e apoia sempre! Nós torcedores somos mais "profissionais" que aqueles que deveriam ser. Domingo é mais um dia de declararmos nosso amor!

    Parabéns e SRN,

    Nayra Halm (@nayrahalm)

    ResponderExcluir
  8. Isso ae Frazao!
    Nossa tarefa e apoiar!
    e se cada um fizer a sua seremos sempre os maiores campeões!!!
    SRN
    é a Raça Mané!

    ResponderExcluir

 
Uma vez Flamengo, sempre Flamengo.