Comentários
Postagens

22 de jan. de 2012

É Pra Frente Que Se Anda


O Flamengo deste sábado driblou os salários atrasados e a crise, fazendo a Nação se orgulhar do time pela primeira vez desde aquela linda exibição contra o Cruzeiro, no Engenhão. Futebol ofensivo, moderno, agressivo... Flamengo. Uma aula aos técnicos ultrapassados, arrogantes e egocêntricos. Claro que o adversário não é parâmetro pra avaliar muita coisa, mas nós já conhecemos o potencial do time do Flamengo, assim como conhecemos o time do Luxa.

Sendo muito inocente, depois dos 3 amistosos do time do Luxa, os 2 amistosos do time do Flamengo e mais este jogo, acredito que algumas dúvidas do Luxa sobre o time tenham acabado (clique aqui e leia um post meu abordando os erros do ano passado). Exemplo: Lucas e Thomás. Um deles deveria fazer dupla com o Deivid, de preferência o Thomás pela maior mobilidade. Itamar? Ronaldinho? Não. Um atacante como o Deivid não pode ficar ao lado de outro sem velocidade, ou sozinho. E isolá-lo com o R10 e 4 volantes é chamar a gente de otário. Qualquer um de bom senso saberia que isso mata toda a ofensividade e mobilidade do time. É aí que lembramos das acusações sobre o Luxa, que estaria recebendo parte dos salários de alguns jogadores, entre eles o Itamar. É... Tenho uma preocupação enorme com o time dele.

Enquanto o clube não investiga as acusações e não se livra do Luxa, vamos deixar isso pra lá. Se bem que as últimas notícias do Mais Querido foram ruins, e a maioria tem o nome do Luxa no meio. Qual outro técnico reclamaria de um peido a ponto de virar destaque na imprensa? Isso foi um reflexo do péssimo clima entre os jogadores e o profexô, como se já não bastassem todas essas acusações. Ele não tem bom senso pra contornar uma simples situação como esta e deixar os interesses do Flamengo (e a relação entre eles) acima de seu orgulho. Não é assim que se faz gestão de pessoas, de um grupo. Daí ele também bate de frente publicamente com dirigentes e até com a estrela do time, a maior contratação do futebol brasileiro dos últimos 10, 15 anos. Filme repetido. Lembram da briga entre Luxa e Romário? E lembram do desfecho? Pois é. Como disse no início, "uma verdadeira aula aos técnicos ultrapassados, arrogantes e egocêntricos". Sabemos que essa diretoria está toda errada, não coloco a culpa só nele (e a diretoria está ciente do que direi a seguir), mas não precisamos do Luxa.

Precisamos de um técnico capaz de montar um meio-campo rápido, de boa saída de bola e com liderança, como  mostramos hoje, por exemplo. Precisamos de laterais que sobem sem medo, com espaço pra jogar porque o ataque e os meias de criação se movimentam, criam tabelas e puxam a marcação, como vimos no gol do Adryan e no gol do Negueba, domingo passado. Precisamos de variações de ataque com volantes de qualidade, que chegam na área pra finalizar e dão sequência nas jogadas com inteligência, como no próprio gol do Adryan. Precisamos de meias técnicos e com poder de finalização, que fazem tabelinhas com o centroavante na vertical e furam a defesa, como no golaço do Bottinelli, também no domingo passado. Parece complicado fazer isto, mas é só futebol. Precisamos de um técnico de bom senso, ofensivo, que tenha a ambição de ser o melhor do Mundo e de conquistar títulos, não só encher o bolso. 

Nesta noite vimos o rubro-negrismo exalando em cada Manto. Dos 18 relacionados, 13 eram da base. Saiu Lucas e entrou Thomás. Saiu Camacho e entrou Adryan. Uma base com a pura tradição flamenga. E não é novidade, pois todo este início de ano foi visto na Copinha passada e nos demais campeonatos disputados por eles. E especificamente agora não estou me referindo aos jogadores, e sim à postura. Perfeita! Parabéns, molecada! É pra frente que se anda, é pra frente que se joga.

Avaliações: Clique aqui e dê as notas para as atuações de Flamengo 4x0 Bonsucesso.

Saudações Rubro-Negras

********************
Renato Croce (Alexi Lalas)
Twitter - Facebook 

Compartilhe isto com a Nação
"Eu queria ser um poeta para poder te explicar,
mas não consigo traduzir o sentimento de amor que a gente tem pelo Flamengo."

---Outros posts do FlaManolos---
7 comentários rubro-negros pelo Blogger
comentários rubro-negros pelo Facebook

7 comentários:

  1. Com todo respeito ao nosso querido Bonsucesso, ele não deve servir de parâmetro para avaliar se o time tem ou não a formação ideal para o Campeonato Carioca, mas, concordo com tudo que foi escrito. O Flamengo é muito grande para ter que jogar só na defensiva sem ter o compromisso de formar um bom ataque. Espero que nas próximas horas tudo se resolva para que o nosso time volte a ser forte sem as mutretas e os conchavos que se tem notícia pela mídia.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde! Renato, vendo vc falar sobre a base, a molecada e tal.. eu me lembrei de um lance.. Parte dessa galera que foi "cornetada" depois da eliminação da Copinha, foi aplaudida. Tá certo que ainda é um pouco cedo para perceber até onde iremos mas já é um bom começo! Gostei muito do que vi ontem, digamos que fui dormir até mais tranquila. Há tempos não via um Flamengo com vontade de vencer, em campo. Foi gostoso de ver e não me fez lembrar em nada do time do "nosso querido" Luxa. Espero que este se conscientize e escale um time decente contra o Potosi. #MorreLuxa
    @Lu80s
    SRN

    ResponderExcluir
  3. Laercio,
    Além do fator campo, fora dele a coisa anda pior. Acho que ninguém ficou surpreso com as acusações em cima do Luxa. Além de outros detalhes, como citei, que levam o grupo ir contra ele. Isso precisa ter um fim.

    Lu,
    Verdade. Parte dessa galera foi fortemente criticada com essa eliminação precoce. Ma ao meu ver, o técnico teve uma parcela de culpa alta também. Bom mesmo ver essa vontade deles em campo , mas não só isso, vimos também um time leve, solto, técnico e agressivo. Espero que o Luxa não saia deixando um mico pra trás.

    SRN

    ResponderExcluir
  4. Identifico sua posição com td que venho dizendo das formações do Luxa ultimamente...
    Acredito q só ele ñ perceba q o parceiro do Deivid no ataque ñ pode ter as mesma caracteristicas q ele, q deve ser um jogador mais leve e rápido.
    O Luxa insiste em jogar recuado, insiste em uma dúzia de volante sem qualidade. Ano passado ele só mandava o time ir pra cima qd tomava um gol, e qd saímos na frente ele fechava o time mais ainda, como se um gol de vantagem fosse muita coisa.
    Acho q só o envolvimento e interesse com outros "projetos" justifica essa postura dele, erros evidentes, q td mundo percebia e ele fazia questão de insistir. Jogar recuado é a pior asneira q se pode fazer, agora jogar recuado com uma zaga igual a do fla é assinar atestado de burrice mesmo!
    #ForaLuxa
    "Por um Flamengo que jogue bonito, pra frente, alegre e motivado. Atacar sempre"
    Mais do que vitórias fajutas, nós queríamos ver acima d td o flamengo motivado, alegre, com jogadores vibrantes, sem aquela apatia de 2011. @thais2lops

    ResponderExcluir
  5. Jorge Sampaoli "El Revolucionario" para o Flamengo voltar a ser Flamengo

    Flamengo jogou em Sucre um amistoso com: Felipe, Léo Moura, Welinton, David Braz e Junior Cesar; Airton, Willians, Luiz Antonio e Renato; Ronaldinho e Deivid.

    Foram 4 volantes, R10 e Deivid, ambos isolados no ataque. Lento, sem criação, sem saída de bola... E claro, sozinho, mais uma vez o R10 foi mal. Não sei se Luxa quer queimar ele. Será? Não sabemos. Nos amistosos no Brasil não vimos nada diferente. Pois é. Este deve ser o time contra o Potosí, mesmo com a chegada do Botti, Lucas e Thomás.

    Sampaoli implementaria um futebol ofensivo no Flamengo, algo que não acontece atualmente, as sugestões atuais para técnicos são Renato Gaúcho e Joel Santana, um técnico que em 16 anos de carreira rebaixou 2 times e ganhou apenas um titulo em toda sua carreira (Copa do Brasil) e outro que se não escala o time com 4 volante escala um com 3 zagueiros e 3 volantes, ambas sugestões que seriam inaceitaveis para o Flamengo. Sampaoli em 8 meses na Universidad de Chile ganhou o campeonato nacional(Apertura e Clausura) e um titulo continental (Sul-Americana) então não há como dizer que precisa de tempo para se adaptar ao estilo imposto por ele, pois há de 1 ano ninguem tinha conhecimento da Universidad de Chile e agora é o melhor time da América do Sul, além disso seria financeiramente espetacular para o flamengo pois os atuais treinadores em pauta tem um salário gigantesco para o beneficio que seriam capazes de trazer para o Flamengo, já Sampaoli tem um salario de 550 mil dólares Anuais cerca de 45 mil dólares por mês, e com certeza ele se interessaria, pois como ele mesmo disser seu maior sonho é conquistar e libertadores e com as maiores estrelas de seu time sendo vendidas com certeza encontraria uma maior possibilidade de conquistar seu sonho aqui. Sampaoli com absoluta certeza seria um gigantesco acréscimo ao Flamengo pois A nossa essência é jogar pra frente, e com Sampaoli isso seria concretizado.

    ResponderExcluir
  6. perfeito o post... aquela coisa de "calma, calma, não priemos cânico" em relação aos moleques, sempre tem que haver... e bola pra frente, sempre...de preferência com a posse da bola..rs

    ResponderExcluir
  7. Thais,
    A opção tática pode variar de acordo com os jogadores disponíveis e com o adversário, mas em hipótese nenhuma o uso de 4 volantes é compreensível no Flamengo. Ainda mais com os valores ofensivos que temos. Mas isso é detalhe bobo, perto dos outros problemas que o Luxa traz.

    Gabriel,
    Perfeito. Existem outros fatores, como o fato dele ser estrangeiro, de ser um técnico novo, de ser um ano de muita pressão (centenário + eleições)... Mas o clube trabalha com nomes de Joel e Renato. Sinceramente, o que eles ganharam na vida, além de estaduais e fugas rebaixamentos? Pois é.

    Camilla,
    'Bola pra frente' são palavras que Luxa conhece bem. Mais claramente falando, bico pra frente. Porque a bola no pé mesmo, a qualidade no passe, com esse meio-campo não existe.

    #SRN e obrigado a todos pelos comentários!

    ResponderExcluir

 
Uma vez Flamengo, sempre Flamengo.