Comentários
Postagens

3 de jan. de 2012

Lições Para Um 2012 Feliz


Talvez esta seja a imagem que mais completou minhas ideias em uma postagem. Criei ela sem ter esse objetivo, mas bastaria a imagem e... Fim de post. Mas como sou chato, vou escrever também. Preciso fazer um longo desabafo, como já fiz um pouco no final do Brasileirão no post Limão Com Mel (clique aqui). Dá uma olhada em alguns dos erros de 2011 que listei e diz sua opinião pra gente. Tivemos um ano ruim para as nossas pretensões, porém, parece que os jogadores, comissão técnica e diretoria não enxergaram assim.

Sinceramente, não sei dizer se o que pesou mais foram os erros dentro de campo ou fora. O ano começou bem, com contratações de altíssimo nível e muito bem conduzidas, títulos da base e invencibilidades, mas que não esconderam as deficiências de elenco e comando. Passamos um perrengue desnecessário durante um bom período porque nosso profexô achou que éramos o Barcelona e inventou um 4-6-0 impossível de ser aplicado, com Renato Abreu matando o meio-campo (ora a lateral). Com volantes caneleiros e ainda com laterais omissos, sabe quando ele ia conseguir isso? Pois é. E o que mais me irrita é saber que esses laterais têm potencial, eles não são ruins.

Como já disse (e você já sabe muito bem), na proteção da zaga temos 3 caneleiros, sendo 2 ótimos roubadores de bolas e um destes especialista em MMA. Infelizmente, os 3 devem ser titulares novamente. Um deles é o Pelé da Gávea, 3º homem, podendo jogar de 2º, mas que deveria ser apenas o 1º... Na lista de dispensa. Até o Willians tentou armar jogadas (só de pensar me dá nervoso), mostrando que precisamos claramente contratar um armador clássico, como Montillo.

O volante com mais toque de bola e técnica que temos é o Maldonado, que é lento, mas experiente e regular. Muralha e Luiz Antônio são mais rápidos e têm mais gás, mas precisam de alguém com a cabeça do Maldonado (dentro e fora de campo), principalmente numa competição como a Liberta. Aliás, ele completa 32 anos hoje. Não queria que ele fosse dispensado. É exemplo de profissional, talentoso, eficiente e líder, o capitão que o time precisa. Seus 10 anos de títulos no Brasil mostram muito isso. Daria pra naturalizá-lo, caso o clube contrate mais estrangeiros. E não me venha falar de Léo "Sanguessuga" Moura, por favor. Ele tem 30 anos de clube, 50 de vida e, ao invés de crescer e aparecer como referência, se omite deixando o tempo passar.

Sinceramente, me preocupa muito essa meiuca. Não pelas opções, e sim pelo Luxa. Se ele insistir que Renato é armador e que Willians e Airton podem desenvolver essa função, nossa ligação com o ataque ficará novamente dependente de chutões. E nem pense nos laterais, pois eles não fazem essa ligação nem de celular. Léo carrega a marcação, olha, ameaça driblar e toca pra trás, começando tudo de novo. É sempre assim. Junior Cesar corre, ajuda muito na marcação, mas parece que existe um paredão na lateral, impedindo que ele avance até o fundo. Ele só cruza as bolas do meio-campo. Incrível! Quem sabe o Magal, que não é o Sidney, canta de galo (trocadilho supimpa) e coloca uma pressão alí. E repito: eles têm potencial! Podemos armar o meio-campo sem invenções, com cada um na sua posição e equilíbrio de marcação, estatura, saída de bola e velocidade. Temos jogadores pra isso, Luxa. Não invente!

Imagem nossa usada ano passado mostrando um de nossos maiores erros em campo.

O clube ainda busca reforços pro ataque e zaga, que conta com um dos nossos grandes problemas na temporada passada: a maldita bola aérea. Pra começar, Alex Silva nos ajudaria muito se não jogasse mais com aquelas chuteiras de concreto e calasse mais a boca. Ele faltou a reapresentação hoje e não justificou. Ou seja: o 2012 dele começa na mesma. Estou totalmente de acordo com o nosso mestre Leandro "Peixe Frito", quando disse que alguns desses jogadores deveriam ter um curso de Flamengo. Espero, de todo coração, do fundo da alma, que Luxa e sua comissão corrijam esses problemas. E profexô, joga a bola na cabeça desses putos o dia todo, até durante o sono, o almoço, a janta... Mas corrige essa merda de bola aérea!

Falando exatamente do Luxa, a relação dele com os jogadores é pífia, assim como na Gávea, inclusive com os nossos ídolos. Um dos exemplos disto foi quando ele chamou alguns dos jogadores pra realizarem um desses jogos de fim de ano e nenhum aceitou, mesmo rolando grana. Isso é, entre outros, reflexo do showzinho do Luxa no caso do peido. Num momento crítico do time em campo, como ele cria um mal-estar desses? Welinton e Léo Moura fazendo cagada em campo, e ele reclama de um peidinho na preleção? Ahh, vá! E mesmo que tenha sido pra desrespeitá-lo, o momento do time, a harmonia entre todos e o foco no resultado estão em primeiro lugar. Eu, como professor, sei que ao trabalhar com gestão de uma equipe, um grupo, não posso ter uma reação dessas por uma brincadeira. Tem que ter jogo de cintura, bom senso! Não falo isso pelo fato do assunto ter vazado, e sim de ter ocorrido, desestabilizando o elenco e fodendo de vez o clima com o  próprio profexô.

Como disse o parceiro Lenda no post anterior, nosso rumo nesta temporada e o esforço da temporada passada estão reunidos nos nossos 2 primeiros jogos. Um deles é na altitude, e será que teremos o elenco todo? Galhardo e Diego Maurício já estão de fora por causa de cirurgia. De qualquer forma, acho que São Judas Tadeu vai nos ajudar muito, já que estaremos no alcance de suas mãos. E uma dica valiosíssima pra diretoria e pra Nação: esqueçam o Carioquete. Já temos a hegemonia, certo? Coloca a molecada da Copinha pra jogar contra os Olarias e Cabofrienses, dá ritmo aos reservas, torna o elenco mais forte pra Libertadores! Temos que entrar pra ganhar tudo, eu sei, mas acho que pela primeira vez na história um time entra em campo com a obrigação de ganhar a Libertadores, e esse time veste rubro-negro. No centenário do nosso futebol, eu quero sair do Rio e ganhar a América! Nós queremos!!!

Saudações Rubro-Negras

******************** 
Renato Croce (Alexi Lalas) 

Imagens: FlaManolos

Compartilhe isto com a Nação
"Eu queria ser um poeta para poder te explicar,
mas não consigo traduzir o sentimento de amor que a gente tem pelo Flamengo."

---Outros posts do FlaManolos---
7 comentários rubro-negros pelo Blogger
comentários rubro-negros pelo Facebook

7 comentários:

  1. Muito bem articulado, a mais pura verdade... seria muito bom que nosso Mengão seguisse essa lição em 2012.
    Veremos o que vai dá... #SRN

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkkkkkkkkkkkk a imagem é fooooooooodaaaaa!!!
    Brother, discordo do Canelada... Ele como segundo volante é muito útil sim!!!
    kkkkkkkkkkkkkkkk um peidinho nao faz mal a ninguem e Renato Abreu nao é Pelé kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. Com esse time que está em ação, temos que rezar muito para que lá do alto da cidade de Potosi São Judas Tadeu derrame sobre nós seu olhar de misericórdia e nos livre de todo mal FLAMEM.

    ResponderExcluir
  4. Laercio,
    O clube tem um ano muito importante em sua história. Pode ter certeza que não daria esse mole todo. Centenário do futebol, último ano da Patrícia... Vamos ter um ano bem movimentado, pode ter certeza.

    Gustavinho,
    Como segundo volante, Renato Abreu foi importante, mas essa não é sua posição. Pro lugar dele podemos usar Luiz Antônio e Muralha, por exemplo. Ou até mesmo o Willians, com Airton de 1º. O que não pode é ter 3 volantes caneleiros, o que prejudicaria, novamente, nossa saída de bola. A ligação pro ataque tem que ser feita por um Montillo da vida, não pelo Pelé da Gávea.

    SRN!

    ResponderExcluir
  5. O Flamengo tem que ter volantes que saibam sair jogando . PQP , aquels putos do Willians e Airton não sabem dar um passe correto .
    E outra , pra mim o Ronaldinho renderia melhor jogando centralizado de que joga aberto na esquerda .

    Para mim , não tem muito mamama e nem mimimi . O time tem que ser no 4-4-2

    Felipe
    L.Moura
    Alex Silva
    Juan
    Jr Cesar
    Maldonado
    Muralha
    Luis Antonio
    Ronaldinho Gaucho
    Thiago Neves*
    Deivid

    * : THIAGO NEVES JÁ É ATACANTE A MUITO TEMPO.

    No meio , seria um lousango , com Luis Antonio e Muralha aberto dos lados e Maldonado atras .

    ResponderExcluir

 
Uma vez Flamengo, sempre Flamengo.