Comentários
Postagens

20 de jan. de 2012

Por que somos líderes?


Terminamos o primeiro turno com uma ótima campanha, ótimos números e líderes, mas também com a certeza que não teremos vida fácil até o final da primeira fase. Vamos analisar esses números pra você saber mais detalhadamente como está o FlaBasquete, além, claro, de saber a resposta desta pergunta. O título do turno (e do post) veio com a derrota do Uberlândia somada com a nossa vitória de hoje sobre o Tijuca, que conta com a ajuda do Coloneze, o "Pé de Deus", herói do nosso título sul-americano em 2009. 

Ganhamos do Tijuca com um passeio no primeiro tempo, mas com pressão no segundo. Tijuca tentou uma reação e chegou a fazer 12 a 0 no início do 3/4. Mas Marcelinho e Jackson, mostrando a força do Mais Querido, fizeram um ótima partida, acertaram a mão e ajudaram com mais de 50% dos 86 pontos do Mengo. Coloneze e Rodrigo Bahia, que terminou com 100% de aproveitamento, comandaram o Tijuca. As parciais foram 25x18, 20x8, 23x26 e 19x19 (86x71). Nos destaques, nenhuma novidade. Marcelinho 29pts/6reb (cestinha do jogo), Jackson 19pts/3ast, Kamme 13pts/7reb/3ast e Caio Torres 11pts/6reb. Boa vitória do Mengo com mais um bom público na Gávea!

Falando em Gávea, nossas únicas derrotas no primeiro turno foram em casa. Perdemos pra Uberlândia e Pinheiros, 2 grandes candidatos ao título e que brigam pelas primeiras posições. E isso quer dizer que vamos ter que ganhar deles fora de casa pra tirar a vantagem do confronto direto. O primeiro lugar da primeira fase nos dará a vantagem de disputar a finalíssima em casa, que será em jogo único. Importantíssimo! E neste segundo turno teremos 9 jogos fora de casa. Não será fácil.

Veja os números do Flamengo com o término do primeiro turno:
Falei no início que terminamos com ótimos números. Pois é, alguns deles são os melhores da NBB. Temos o melhor ataque e a melhor defesa. Só isso bastaria, mas temos muitos outros bons números, refletindo a filosofia do Gonzalo Garcia: a coletividade. E se manteve inalterada mesmo depois da saída do Leandrinho, ausência que está sendo bem suprida. A disciplina do Gonzalo se reflete em outros números. Somos o time que menos cometeu faltas, média de 17, e o segundo que menos errou.

Com 8 jogos da NBB, fiz uma análise mais detalhada dos principais pontuadores (veja aqui). Hoje, com o fim do turno, as médias dos jogadores permaneceram as mesmas e com pouquíssimas variações. Também é bom destacar o aproveitamento de pontos de jogadores como Hélio e Jackson. Hélio tem 77,5% de acerto e Jackson 72,4%. E só não estão nas 2 primeiras posições porque tem jogadores que atuaram cerca de 5 minutos e em poucos jogos, ficando com um percentual melhor. Os nossos 2 jogadores atuaram cerca de 23 e 28 minutos em todos os 14 jogos, o que impressiona.

Veja a classificação detalhada:
1- Flamengo / 2- Uberlândia / 3- Bauru / 4- Pinheiros

Um dos segredos do time até aqui é o garrafão. Por mais que Marcelinho e Jackson, principais pontuadores, tenham uma pequena oscilação, o garrafão permanece muito regular. É difícil e quase impossível achar um jogo que Kamme e Caio tenham ido mal. Dois reforços absurdamente decisivos e importantes. O banco também vem ganhando mais ritmo. Duda, que estava machucado, um dos mais raçudos do time, entrou aos poucos e terminou o jogo passado como cestinha. Átila e Guto, que deixaram muito a desejar na última temporada, estão fazendo boas partidas agora. Ainda tem o norte-americano Chris Hayes, novo reforço contratado pro lugar do Teichmann, que ainda se recupera da cirurgia.

O Flamengo segue muito forte desde o início. As únicas derrotas até aqui mostraram que não somos invencíveis, mas também que a raça não faltará em nenhum momento. Você ainda se pergunta por que esses caras são o orgulho da Nação? Então veja algum jogo em quadra. Bastará um jogo pra ter a resposta das 2 perguntas deste post.

Próximo Jogo: Paulistano x Flamengo, 26/01 às 20hs. Ginásio Antônio Prado Jr, no bairro Jardim América. Alô, Nação de Sampa! Pra cima deles!
Obs.: Agradeço a grande ajuda do Pedro Motta no levantamento de alguns números.

Saudações Rubro-Negras

********************
Renato Croce (Alexi Lalas)
Twitter - Facebook 

Imagem 1: FlaManolos
Imagens 2 e 3: Liga Nacional de Basquete (LNB)

Compartilhe isto com a Nação
"Eu queria ser um poeta para poder te explicar,
mas não consigo traduzir o sentimento de amor que a gente tem pelo Flamengo."

---Outros posts do FlaManolos---
5 comentários rubro-negros pelo Blogger
comentários rubro-negros pelo Facebook

5 comentários:

  1. Com certeza vamos está sempre apoiando,se o FlaBasquete continua com essa campanha de líder isolado vamos ganhar mais um titulo importante da NBB.

    ResponderExcluir
  2. Grande post Renato! Basquete mostrando todas suas armas, a liderança é muito importante pra ter a vantagem de decidir em casa sempre!

    Os números impressionam, grandes resultados! Tem que continuar nessa pegada, agora os jogos vão ser em sua maioria fora de casa, Pra Cima Deles!

    @crfhexa

    ResponderExcluir
  3. Agora a parada fica séria mesmo. Mas nossos jogos fora de casa foram bons. Não é fácil ganhar fora dos pequenos nessa NBB. Agora pegaremos os mais fortes com a torcida contra, mas a Nação está em todas também. Pra cima deles!!!

    ResponderExcluir
  4. E obrigado pelos números, Pedro! #SRN!

    ResponderExcluir
  5. Excelente análise, Renato. O basquete do Flamengo joga sério. Não somos líderes à toa.

    #SRN

    ResponderExcluir

 
Uma vez Flamengo, sempre Flamengo.