Comentários
Postagens

7 de mar. de 2012

Libertadores - Flamengo x Emelec


Desde o último dia 15, quando estreamos na Libertadores, o Mengo só jogou razoavelmente bem em 2 jogos, ao meu ver. E por incrível que pareça, nossa melhor exibição foi na derrota para as bigodudas. Em casa e reforçado com as ausências do Renato, Airton e Willians (para muitos), a Nação está confiante numa vitória, mas não numa boa exibição.

Joel teve tempo pra treinar, vai pro seu décimo jogo e ainda não definiu o time. Claro, tivemos muitas lesões, mudando a escalação e a formação tática, mas o excesso de volantes, claramente, impediu a evolução do Mengo, deixando alguns pontos pelo caminho. Sem seu trio de fé, e ainda sem Felipe, Camacho e Maldonado, será obrigado, mais uma vez, a escalar Muralha e Luiz Antônio. Ganhamos em velocidade, passe e visão de jogo. Marcos Gonzalez veio pra ser o equilíbrio da defesa, a liderança que faltava. E pelo visto, vai jogar como está mais acostumado, com 3 zagueiros, fazendo a sobra, orientando Welinton e o Braz, desarmando e saindo pra criar jogadas de ataque. Foi assim que ele foi eleito o melhor das Américas. Retranca? Nosso meio-campo terá 2 laterais de qualidades ofensivas e com mais liberdade, 2 volantes que sabem sair pro jogo com velocidade e 2 meias de criação. Não vejo retranca nenhuma nisso. Os números enganam. Neste caso, o 3-6-1 é mais ofensivo que o 4-4-2.

Caso não haja nenhuma surpresa, Bottinelli, que foi muito bem nos treinos, e Ronaldinho serão os meias de criação. Por mim, R10 já teria perdido a posição pro Thomás, mas Joel jamais deixaria um medalhão milionário esquentando banquinho. E não gosto da ideia do Love jogar como referência. Os melhores números dele por onde passou foi jogando com 2 atacantes. Mas, de qualquer forma, nossa presença ofensiva será muito grande, em teoria. Temos 5 jogadores ofensivos e mais 2 volantes de boa técnica. Repito: não vejo retranca nenhuma nisso.


Joel pode tirar o Welinton e voltar com o Deivid, indo pro 4-4-2, mas é pouco provável. Ele vai equilibrar a falta de seus volantões com mais um zagueiro e povoando a meiuca, ganhando a posse de bola e jogando mais no campo deles. Emelec, que faz um bom campeonato nacional, virá com jogadores jovens e rápidos, explorando o contra-ataque, ao que tudo indica. Virão num 3-5-2 retranqueiro. Atenção total com os garotos Marlon e Gaibor e o rápido Mondaini. Figueroa, que pode não jogar, é o mais perigoso do time.

Não é a escalação e a tática que eu escolheria, mas considero o 3-6-1 (desdobrado em 3-2-2-2-1) uma boa formação.  Joel rabiscou bem sua prancheta. Resta saber se será assim na prática. Acho bem equilibrada na defesa, meio e ataque. Joel tem em mãos um esquema que agrada os adoradores do futebol de resultado e os adoradores do futebol ofensivo. E a exemplo do jogo passado, R10 não terá desculpa alguma. Terá ao seu lado jogadores técnicos e rápidos, facilitando seu jogo. E é bom Joel largar de ser mané e tomar postura de líder. Tem que escalar quem está com mais futebol, e não com mais grana na conta.


Saudações Rubro-Negras

********************
Renato Croce (Alexi Lalas)

Imagem: FlaManolos


Compartilhe isto com a Nação
"Eu queria ser um poeta para poder te explicar,
mas não consigo traduzir o sentimento de amor que a gente tem pelo Flamengo."

---Outros posts do FlaManolos---
21 comentários rubro-negros pelo Blogger
comentários rubro-negros pelo Facebook

21 comentários:

  1. Independente da formação tática, a Nação tem que ser o 12º jogador em campo. Com São Judas no comando abençoando lá de cima e cada um fazendo a sua parte, será mais um desafio conquistado e o caminho do título se aproximando... #RumoAoBiMundial
    #SRN

    ResponderExcluir
  2. Concordo com a analise tática e digo mais: É capaz desse esquema com 3 zagueiros fazer o time encaixar. Joel é retranqueiroe times que ele armou, e que deram certo, jogavam com 3 zagueiros ou com um volante sendo um "falso 3° zagueiro". A escalação auxiliara o Gonzales na organização e sobra e teremos um meio de campo rapido. Acho que pode dar certo tb pq o Botti rende mais de meia central que na ponta direita(fazendo a função do traíra Neves). Também vale com Deivid entrando no segundo tempo e priorizando os "chuveirinhos".

    Independente de esquemas ou táticas, nada adiantará se o Mengão não sair com a vitoria. Quero goleada até de 1x0, que amanhã vale. Sejamos o 12° jogador do time e vamos assumir a liderança do grupo.

    SRN!

    ResponderExcluir
  3. Flamengo tem q ter postura ofensiva e equilibrada tanto em casa quanto fora....

    eu vejo esse como o time ideal pra libertadores com o q temos:

    Felipe

    Airton (Wellington até ele se recuperar), Gonzales, AS (se for reintegrado)/DB/Wellington...

    Willians ( ficando encarregado somente do trabalho defensivo protegendo a zaga...)
    Léo Moura e JC (jogando como alas praticamente...)
    Camacho ( responsável pela saída de jogo com qualidade... prefiro ele do q Muralha e LA, pq Muralha ñ chega tanto a frente e o LA fica mto na direita... Camacho se movimenta + e pode alternar hora pela direita, hr pelo meio ou pela esquerda)

    R10 ( precisa melhorar mto a forma física e técnica... a ideia é sobrecarregar ele o menos possível... )

    Botinelli ( jogando + próximo a área, buscando o máximo de vezes possível a finalização e a tabela em velocidade com R10 e Love)

    Love

    quando fla estiver sendo atacado Botinelli ajuda na marcação pressão na esquerda, R10 centralizado e Love + pela direita...

    da msm forma q ñ gosto de um time defensivo d+ tbm ñ gosto de exposto d+... acho isso é ideal tanto pra jogar em casa como fora...

    ResponderExcluir
  4. DISCORDO EM NÚMERO GÊNERO E GRAU, JOEL "RETRANCA" SÓ ESTÁ COLOCANDO MAIS UM ZAGUEIRO PORQUE É SUA CARACTERÍSTICA E PORQUE SE COLOCAR MAIS UM VOLANTE A TORCIDA VAI PEGAR NO PÉ.
    O FLAMENGO PODE ATÉ GANHAR, POIS O ADVERSÁRIO É FRACO MAS PODE COMPLICAR.
    ESSA FORMAÇÃO É COVARDE E MEDROSA E NISSO NÃO HÁ A MENOR DÚVIDA.
    ADORADORES DO FUTEBOL COMO VOCÊ DIZ GOSTAM DE TIMES OFENSIVOS E SE VOCÊ QUER UM EXEMPLO ASSISTA AOS JOGOS DO BARCELONA.
    ABRIR MÃO DE UM ATACANTE PARA A ENTRADA DE UM ZAGUEIRO É O CÚMULO DA INSENSATEZ E FALTA DE ESPÍRITO VENCEDOR.
    LAMENTÁVEL VER O QUE VEM ACONTECENDO NO FLAMENGO POR CONTA DESSAS FORMAÇÕES TÁTICAS QUE VOCÊS CHAMAM DE "EQUILIBRADA" E MAIS LAMENTÁVEL AINDA É SABER QUE TEM GENTE QUE APÓIA ISSO.
    É POR ISSO QUE O BRASIL ESTÁ NESSA PORCARIA E VEM CAINDO DE STATUS VERTIGINOSAMENTE.
    ESTÃO ABRINDO MÃO DO FUTEBOL HABILIDOSO PARA COLOCAR FUTEBOL MESQUINHO E PERDEDOR QUE É O DEFENSIVO.
    POR CAUSA DESSE TIPO DE PENSAMENTO É QUE SOMOS OBRIGADOS A BATER PALMAS PARA OS EUROPEUS QUE JOGAM O FUTEBOL BRASILEIRO DE ANTIGAMENTE.
    PROFUNDAMENTE LAMENTÁVEL.

    SRN

    ResponderExcluir
  5. E TEM UMA COISA QUE ESQUECI DE DIZER: GONZALEZ SAINDO PRA ARMAR? VOCÊ SÓ PODE ESTAR DE BRINCADEIRA. E AINDA CITA O EX JOGADOR EM ATIVIDADE MALDONADO.

    AMIGO ISSO É FLAMENGO, COM TODO O RESPEITO MAS, NÃO É BAHIA OU NOROESTE NÃO.

    É FLAMENGO, CLUBE CARACTERÍSTICO POR SER OFENSIVO E NÃO TEMER ADVERSÁRIO NENHUM.

    VAMOS ACORDAR!

    ResponderExcluir
  6. Flamengo foi hexa ganhando a maioria dos jogos de 1 a 0, tendo sem dúvida nenhuma, a melhor defesa disparada naquela reta final de campeonato brasileiro e nem por isso ngm chamava de retranca.... raras são as pessoas q lembram q antes da chegada de Álvaro e Maldonado era de praxe nossa defesa tomar goleadas, tomar um sufoco danado... as bambis foram campeãs seguidamente usando essa receita... eu vejo q EQUILÍBRIO será o ponto forte do fla na libertadores se o de fato encontrar... Inter, Santos, Flor tem melhores opções ofensivas sem dúvida, mas podem tomar o gol a qualquer momento... de repente é mil vezes mais interessante ganhar de 1 a 0 do q ganhar de 4 a 3, pq hora vai fzr + gols q o adversário, hora ñ vai... o elo de qualidade, defesa ( vejo q temos opções pra conseguir uma defesa mta mais sólida dos q os rivais), meio com td a eficiência defensiva do Willians aliada a ótima qualidade de saída de jogo de algum menino da base.. liberdade pra nossos laterais, e modéstia a parte nossos laterais estão bem acima dos rivais brasileiros... adequando finalmente o Botinelli a posição q ele sobressai q é o mais próximo possível da área aproveitando a ótima qualidade dele de finalizações precisas... a probabilidade do fla ganhar a bola sempre no meio visto a quantidade de jogadores aliada a técnica será sempre mto grande, fzendo com q domine o adversário... o nosso rival a ser batido se chama Flamengo como sempre....

    ResponderExcluir
  7. e o flamenmgo foi quatro vezes campeão brasileiro, da libertadores e mundial jogando com um time super ofensivo.
    maldonado já foi um grande jogador hoje ele não tem a menor condições de jogar no flamengo. hexa campeão com um time ofensivo sim, em 92, time ofensivo novamente, copa do brasil, ofensivo.
    92
    Goleiro: Gilmar

    Lateral-Direito: Charles
    Zagueiro: Wilson Gottardo
    Zagueiro: Gelson
    Lateral-Esquerdo: Piá

    Volante: Fabinho
    Volante: Uidemar
    Meia: Júnior
    Meia: Zinho

    Centroavante: Gaúcho
    Centroavante: Júlio César

    2010
    Bruno
    Leo Moura
    Alvaro
    Ronaldo Angelim
    Juan
    Kleberson
    Maldonado
    Willians
    Petkovic
    Vagner Love
    Adriano

    copa do brasil 2006
    Goleiro: Diego

    Lateral-Direito: Léo Moura
    Zagueiro: Renato Silva
    Zagueiro: Fernando
    Lateral-Esquerdo: Juan

    Volante: Jônatas
    Volante: Toró
    Meia: Renato
    Meia: Renato Augusto

    Centroavante: Luizão
    Centroavante: Obina

    copa do brasil de 90
    Zé Carlos, Aílton, Vítor Hugo,
    Rogério e Piá;Uidemar, Júnior, Bobô (Nélio)
    e Zinho; Renato Gaúcho e Gaúcho.

    me diga qual desses times era defensivo.

    você deve está falando de outro time porque essas formações de hoje nunca foram do verdadeiro Flamengo.

    ResponderExcluir
  8. Rosália,
    São Judas atuará sempre nessa Libertadores... Sempre será acionado. rsrs

    Claudio,
    Pode dar muito certo mesmo. Ainda mais que Joel gosta disso...
    E além da vitória, queremos o Mengo jogando bem, né?

    Thaís,
    É importante mesmo ter um time equilibrado na defesa e ataque. No geral acho que temos um bom sistema defensivo e ofensivo. Sobre o R10, irrita o fato dele sumir do jogo, coisa que Botti, Deivid e até o Negueba não fazem. Mas sabemos da qualidade que ele tem.. E esse esquema pode facilitar muito o jogo dele. Como disse no post, não terá desculpa alguma da bola vir quadrada pra ele.

    SRN

    ResponderExcluir
  9. Anderson,
    Que besteira, cara... "Colocou mais um zagueiro, porque se colocar volante a torcida vai pegar no pé..." Sem comentários, desculpa.

    Não há a menor dúvida que é uma escalação medrosa e covarde? Você disse, disse... E não explicou nada. Diz aí, tecnicamente, que estou errado, por favor. Quero concordar com você, mas assim não dá.

    Eu disse que é uma formação que agrada os adoradores do futebol de resultado e os adoradores do futebol ofensivo. "Se quer saber como é futebol ofensivo, assista aos jogos do Barcelona...", "Tirar um atacante pra colocar um zagueiro é o cúmulo da insensatez..." Você leu o post todo? Você sabe como funciona um 3-6-1? Com todo o respeito, você acompanha futebol há quantos meses?

    "Por causa disso que o Brasil não vai pra frente..." Cara, me diz, tecnicamente, com propriedade de todos esses caps locks que você colocou aí, com toda sua ironia e raiva, que estou errado. Tem propriedade pra falar? Então diga. Porque quero concordar com você.

    Na prática, pode ser como você está dizendo, pois esquema algum funciona se os jogadores recuarem. Mas na teoria o time está muito bem montado pra este jogo. Ainda não achei a covardia que você disse.

    ResponderExcluir
  10. Sobre o Gonzalez, Anderson...
    Você acompanhou o futebol dele no LaU e na seleção? Quantos jogos você viu dele? Ele sempre jogou de 3 zagueiros, fazendo o líbero. Sabe o que é Líbero? Ele faz a sobra, como na imagem... Ele orienta a zaga, os posiciona atrás, ora na frente... Sai jogando e inicia algumas jogadas de ataque. Ele tem liberdade pra isso. Gonzalez é um jogador muito inteligente, tem boa impulsão e tempo de bola. É tranquilo e sabe ser um líder em campo.

    SRN e obrigado pelo comentário e opinião, apesar do caps lock. E sim, eu sei o que é Flamengo.

    ResponderExcluir
  11. Não é retranca, o 3-6-1 me agrada muito mais do que o sistema que estava sendo utilizado, com a posse de bola vamos ter sempre 5 ou 6 jogadores no campo adversário, o 3-5-2 seria uma opção melhor, no caso com Deivid e Love na frente, deixando o Bottinelli como opção para o segundo tempo e Ronaldinho na armação.

    A ideal pra mim, é o 4-4-2, com o quarteto Bottinelli, R10, Deivid e Love na frente, ainda assim esse esquema não chega a ser muito mais ofensivo que o 3-6-1.

    ResponderExcluir
  12. A ideia do Joel é ocupar o campo adversário, com mais posse de bola, qualidade no passe... Como você disse, teremos 5 a 6 jogadores com qualidade técnica. Botti, R10, Love, LM, JC e LA. E isso sem deixar de abrir mão da defesa.

    Muita gente acha que futebol é totó. E incomoda mesmo todas essas críticas antes da hora... Joel é retranqueiro, etc... Mas ele armou o time certo desta vez. E assim como você, Fla Em Foco, acharia melhor o 3-5-2. Mas de qualquer forma, promete dar muito certo essa escalação.

    Lembrando pra galera que lê minha coluna, não apoiei a vinda dele, e sim do Sampaoli, exatamente por este motivo.

    SRN

    ResponderExcluir
  13. Em q canal vai passar o jogo do flamengo heiim ?

    ResponderExcluir
  14. eu acho q dps de td o q aconteceu está ocorrendo um certo "protecionismo" da torcida em relação ao Deivid... é óbvio q ele é sim útil a equipe, mas o time com ele acaba perdendo em MOBILIDADE... mtos argumentam q nos gols do Love ele tem participado efetivamente... tem sim, contra o Boa Vista ele finalizou de fora da área ( Botinelli faz isso extremamente bem) contra o Duque ele enfiou a bola pro Love (Botinelli tbm faz isso mto bem), o q ele tem feito o Botinelli pode fzr e fzr mto melhor do q ele dando mto mais mobilidade a equipe... tenho ctza q Botinelli mitará hj jogando finalmente na posição q ele dv jogar... sem contar q com o Deivid é impossível tabelar em velocidade, pq a velocidade dele ñ é suficiente pra ganhar de NGM... o q pode ser feito com o Botinelli...

    ResponderExcluir
  15. Eu sei de uma coisa, uma zaga com Gonzalez e Fábio Luciano seria o céu para o Flamengo :DD

    ResponderExcluir
  16. escalação medrosa e covarde sim, tá tomando sufoco com tres zagueiros, vcs retranqueiros de plantão devem estar muito satisfeitos.
    achava o joel santana uma verdadeira piada, mas vendo os comentários retranqueiros entendo o porque desses treinadores medíocres estarem em atividade.
    3-6-1 kkkkkkk.
    verdadeira piada de mau gosto.

    agora com a expulsão do jogador adversário veremos se esse retranqueiro acorda.

    mas tenho certeza que pelo "mestre" renato croce ele tem que continuar com o mesmo time pro segundo tempo.

    vcs são uns brincalhões.

    acompanho futebol a 35 anos e sei definir muito bem o que é um time verdadeiramente ofensivo e isso que vcs estão apoiando está longe de ser chamado disso.

    aqui não volto mais, ler essas estupidez é demais pra qualquer rubro-negro de verdade.
    lamentável.

    ResponderExcluir
  17. segundo tempo: isso é que é time seus fraquinhos.

    ResponderExcluir
  18. Medrosa e covarde, cara? Você viu o Mengo jogar atrás no primeiro tempo? Pelo contrário, até deu alguns espaços a eles. Muralha, pardidaça, e Luiz Antônio são 2 volantes de técnica e bons passes.

    Você viu 3 zagueiros e acha que o time é retranqueiro. Não é possível que você, com 35 anos de futebol, ainda veja o futebol como totó e nem sequer conhece as características dos jogadores do seu time. Nem ao menos sabe avaliar as circunstâncias de um jogo sem a simplicidade de "fez gol", "não fez gol"... Sinceramente, acho que você deveria nos visitar mais. Com todo o respeito, adoro opiniões contrárias, mesmo que elas sejam completamente agressivas e sem propriedade alguma de argumentos.

    SRN, amigo!

    ResponderExcluir
  19. Vamos por partes como diria o tal de Jack.

    1- Sua visão de jogo e definição do que é jogar bem e ser equilibrado são opiniões bem diferentes da minha, portanto não adianta essa discussão porque nunca vamos concordar.
    Eu vi um jogo bem diferente do que você viu, vi um emelec atacando muito mais e jogando a vontade perto da área do flamengo e, obviamente, com muito mais chances de marcar o gol.

    2 - Essa questão de ver o futebol como tótó como você, ironicamente diz aí, é muito relativo.
    Você diz que vejo como tótó só porque eu entendo que o flamengo deveria jogar no 4-4-2, porém com as peças certas.
    Da mesma maneira entendo que você não manja muito de futebol, desculpe mas é minha opinião, e defende um futebol "bagunçado", desorganizado,defensivo e, principalmente, um futebol que nunca foi a característica do flamengo.

    3 - É normal quando alguém não entende o que fala e, principalmente, quando não entende o que outras pessoas falam, dizer que não tem propriedade, que é tótó, essas coisas.
    É, com todo respeito, muito engraçado (pra não dizer triste) ver você defender as formações loucas do Joel e defender também uma mudança no sistema quando o flamengo está às véspera de um jogo da LIBERTADORES, coisa que ele poderia até ter feito contra outros times, em outro campeonato e quando teve mais tempo para treinar isso.
    Joel é velho conhecido, ele gosta de chamar a si mesmo de "estrtegista" mas nunca ganhou nada verdadeiramente importante.
    Quando foi campeão brasileiro, pegou o time já arrumado e não mexeu em nada.
    Mas independente disso, torço (com o coração) que ele de certo e que suas mudanças tenham bons frutos porque quero ver o flamengo vencendo sempre, discordando ou não de seus métodos.
    Mas pela razão e lógica, tenho um receio muito grande quanto a isso, porque sei que ele não é, no meu ponto de vista, um bom treinador e muito menos estrategista.

    E essa questão de jogar com três zagueiros ou não é apenas ponto de vista, alguns preferem colocar zagueiro para dizer que está equilibrando o time, e outros preferem colocar jogadores inteligentes e habilidosos de meio e ataque e que tenham o compromisso de voltar quando está sem a posse de bola.
    Você diz que vejo o futebol como tótó, pode ser, talvez porque eu entendo que futebol tem que se jogar simples e com objetividade e que a principal meta deve ser sempre a de ganhar o jogo.
    Esse negócio de mudar a formação de um time e ficar inventando coisas diferentes e, ainda por cima quando se tem um jogo importante muito próximo, não é comigo e nunca vou concordar.
    Na minha visão de tótó como você diz, futebol se joga com um goleiro muito bom, dois zagueiros muito bons, dois volantes muito bons, dois ou três meias armadores e atacantes muito bons e dois ou um atacante muito bom.
    Você diz que não conheço as características dos jogadore do flamengo, mas te garanto que o que acabei de citar é bem possível de fazer pois temos muito bons jogadores para isso.
    Quanto ao Gonzalez, eu sei que ele está acostumado a jogar com três zagueiros, mas sei também que ele é inteligente e muito competente para jogar no 4-4-2.

    Mas enfim é isso, já me estendi demais, disse que não voltaria mais aqui, mas um amigo pediu para voltar e explicar meu ponto de vista.

    Então o que fica é a torcida para que o Mengão ganhe seus jogos e conquiste os campeonatos.
    Você com sua opinião e eu com a minha.
    O tempo dirá quem tem razão.

    SRN

    ResponderExcluir
  20. Já ia esquecendo, esse é meu blog.
    Fique a vontade para visitar.
    http://eternoflanatico.blogspot.com/

    ResponderExcluir

 
Uma vez Flamengo, sempre Flamengo.