Comentários
Postagens

9 de mar. de 2012

Um Rubro-Negro no Alasca


Você, ele, eu, o Zé da padaria da esquina, o ceguinho lá da rua Tibagi... Ninguém está gostando das exibições do Mengo, das entradas do Negueba e das pouquíssimas (ou nenhuma) oportunidades ao Thomás, mas acho que estamos exagerando em alguns aspectos. Analisar um jogo friamente, como se estivesse com o coração e o cérebro no Alasca, é uma tarefa difícil demais, mas proporcionalmente importante por lidarmos com o sentimento de 45 milhões de pessoas. Não sou técnico e não sou especialista em táticas. O que sei, o que escrevo neste nosso blog, foi adquirido da mesma forma que você: vendo futebol e amando o Mais Querido.

Diante de tantas ausências, queiram ou não, são importantes pro treinador, Joel testou e gostou do esquema com 3 zagueiros. Pronto! Como se futebol fosse totó, antes mesmo da bola rolar, Joel recebeu muita #Tijolada da galera só porque colocou mais um na zaga, tirando um atacante. E ainda estou procurando a covardia em jogar com 2 volantes de técnica, 2 laterais ofensivos com liberdade e 2 meias. No primeiro tempo, quando o esquema foi usado, o time deu até alguns espaços pra eles na zaga, principalmente nas costas do Léo Moura, um dos melhores do jogo, que infelizmente ficará de fora contra o Olímpia. Espaço que Luiz Antônio deveria ter fechado com o Welinton, mas até este subiu pra atacar. O time demorou pra acertar o posicionamento. E quando acertou, a bruxa atacou, mais uma vez. Aí, Joel surpreendeu ao colocar seu xodó de ala. Pronto! Mais #Tijolada pra cima do Natalino, antes mesmo de qualquer movimento em campo.

No momento, o Mengo tinha 3 zagueiros, o que dava liberdade para os laterais jogarem como alas, fazendo com que os volantes e os zagueiros ficassem mais atentos à cobertura. Tendo Galhardo no banco, extremamente contestado pela torcida e nenhuma boa exibição nesta temporada, Joel preferiu o Negueba, que tem entrado em todos os jogos, tem velocidade e parte pra cima sem medo de ser feliz. Uma posição não muito diferente da dele, a ponta-direita. Ele errou ao colocar seu pupilo como ala? Não gosto do Negueba, deveria ter sido emprestado há muito tempo e acho um absurdo ele estar na frente do Thomás, mas naquela situação de jogo, achei coerente. Joel manteve seu esquema inicial e colocou em campo quem mais tem jogado. Um jogador que, mesmo de longe, lembra as características ofensivas do Léo Moura. Se tinha alguém pra entrar e tentar manter as ações ofensivas do Léo no jogo, era ele.

Com a expulsão do atacante deles, Joel, claro, tirou o Welinton e colocou o Deivid, voltando no 4-4-2. O time pressionou, criou ótimas chances, mostrando um ótimo volume ofensivo, mas, claro, com o adversário acuado e com um a menos. Um jogo, ao meu ver, com situações incomuns para avaliar se o 3-6-1 deu certo, se o 4-4-2 foi melhor... Apenas, na minha opinião, devemos fazer avaliações individuais. Muralha, Gonzalez, Paulo Victor e Love, mais uma vez, jogaram muito bem. Luiz Antônio deu alguns vacilos na cobertura e Botti mostrou a vontade e disposição de sempre. Deivid entrou muito bem no jogo e Ronaldinho mostrou que queria jogar, ainda com algumas firulas fora de hora, mas com mais vontade em campo. Ele precisa crescer muito mais. E as vaias da torcida foram muito merecidas, mas ele não é nenhum moleque e já está bem cascudo pra isso.

Já critiquei muito o Luxa, Rogério Lourenço, o Silas, o Joel... Soltei muita #Tijolada por aqui, e não poderia ser diferente diante de tantas exibições ruins. Não podemos avaliar só com o coração, mas nem sempre a razão de algo consiste em mandar tudo pra casa do Carvalho. Não pedi a vinda do Joel, longe disso. Ele tem cometido muitas burradas, mas, sinceramente, neste jogo não vi. Pedir a saída de alguém é muito mais fácil do que analisar a situação com frieza. Poderia fazer um post mandando todo mundo pra casa do tal Carvalho,  mas não é assim que exponho minha opinião aos rubro-negros que nos visitam, orgulhosamente. Não falo nada com interesse político, financeiro ou qualquer outro. Meu único interesse é o bem do Mais Querido e da Nação. Esta é uma simples opinião sobre o jogo. Se você também gostaria de mostrar a sua, indo além dos comentários, escreva um texto pra gente. Você tem uma coluna aqui.

VT: Infelizmente, como o jogo apenas foi transmitido pela Fox Sports, não tem VT.
Avaliação: Veja para quem foi o #Tijolinho e #Tijolada da galera no Twitter. 
Notas: Clique aqui e dê as notas individuais para Flamengo 1x0 Emelec.

Veja os melhores momentos da arquibancada, filmado pelo amigo Leomagamon.


Saudações Rubro-Negras

********************
Renato Croce (Alexi Lalas)

Imagem: Google com adaptação de FlaManolos

Compartilhe isto com a Nação
"Eu queria ser um poeta para poder te explicar,
mas não consigo traduzir o sentimento de amor que a gente tem pelo Flamengo."

---Outros posts do FlaManolos---
4 comentários rubro-negros pelo Blogger
comentários rubro-negros pelo Facebook

4 comentários:

  1. Ainda insisto que o campo tem sido cada vez mais o reflexo da direção do Flamengo. Enquanto haviam jogadores com apego ao clube, isso ainda era algo superável, hoje não mais.
    É muita molezinha, muita regalia, muita vaidade e pouca cobrança. Aí, quando a torcida pega no pé, exige alguma decência, eles ficam todos melindrados. E o pior é que acreditam que estão com razão...
    No ruim de tudo, a vitória.

    Verdadeiras Saudações Rubro-Negras.

    ResponderExcluir
  2. Eu, infelizmente e graças a esse impasse da Fox Sports com a Sky, não poderei opinar pelo jogo. Assisti os melhores momentos hj de manhã e o que vi foi umas 2 oportunidades do Emelece e depois só lances do Flamengo.

    A formação com 3 zagueiros pode ate dar certo, pois só treinaram uma vez e já foram para o jogo. Só não acho que o Deivid deve ser sacado, pq ele é Homem de area. Por o Love pra essa função mata as caracteristicas dele, que é mais rapido.

    Parece que Gonzales teve outra atuação boa. Também que Muralha e Luiz Antonio também jogaram bem e Love marcou seu 5º gol seguido em partidas.

    Não vou opinar se Bottinelli e R10 tiveram más atuações(lembrando que não pude ver o jogo). Mesmo com as criticas a Dario, acho que o erro é colocar ele para jogar na direita. Ele tem caracteristicas diferentes da Gazela Traira Neves. Nas partidas que Botti se destacou como contra o Flu, ele jogava centralizado, explorando a esquerda. Ele parece que sentiu a mudança de técnico.

    Bem, acima de qualquer critica, o que importa são os 3 ptos. Libertadores não dá pra dar show. É conquistar o maximo de pontos possiveis. Ontem só não twitei para o #BolaoFlamanolos, mas apostava mesmo numa vitoria de 1x0.

    Comemoremos a vitoria. Somos lideres do grupo e ainda temos outra partida em casa para nos isolarmos ainda mais. Mesmo que seja novamente por 1x0.

    SRN.

    ResponderExcluir
  3. Flavio, concordo com você. Sobre as vaias.. Se vão no CT, dizem que lugar de torcida é no estádio. Protestam no estádio e reclamam... Tem muita gente alí precisando aprender o que é Flamengo.

    ResponderExcluir
  4. Claudio, concordo também. Libertadore, o que importa são os 3 pontos mesmo. O problema é que exibições ruins não passam confiança.

    ResponderExcluir

 
Uma vez Flamengo, sempre Flamengo.