Comentários
Postagens

30 de mai. de 2012

A culpa é tua, Ronaldinho!


Como podem ver, a imagem do blog (assim como do nosso Facebook e Twitter) está invertida. Num primeiro instante pode parecer piada, pode parecer totalmente desnecessário e vazio, mas encaro isso como um simples ato pacífico contra todos esses horrores na qual somos obrigados a ver na direção do nosso Flamengo. E se você que frequenta o blog não gostou, peço desculpas. Mas temos que chamar atenção para o caos que vive nosso clube, e não cercar carro de jogador vagabundo como se ele fosse nosso maior problema e chamar toda a responsabilidade pro mesmo. Estamos desde 2010 passando por mil problemas no elenco, na diretoria e até na torcida. São quase três anos sem comando, sendo motivo de chacota e vivendo de lampejos de elencos milionários.

A forma como o nosso Flamengo está sendo conduzido fora de campo é preocupante demais. Mas estamos vendo assuntos que deveriam ser secundários virando a cabeça (não os avatares) de muitos torcedores, como protestos ao Ronaldinho, contratações e até sobre a Adidas, que simplesmente tomou conta dos noticiários com uma proposta que somente entraria em vigor em 2015. Estranho, não? Por que isso surgiu agora? E nossos problemas? Assim como não fizeram nada quando agrediram o Arthur Muhlenberg dentro do clube e diante de toda a imprensa, não vão fazer nada contra o Assis, outro estúpido, que teve uma atitude tão desrespeitosa quanto. E não vamos cobrar nada? - A culpa de tudo isso é do Ronaldinho! - Ahh, sim... Isso só pode ser piada. E por que essa massa toda não comentou o pedido de demissão do ex-gerente de futebol Jairo dos Santos, que saiu do Flamengo sem ter autoridade pra trabalhar e sem receber nos três meses que esteve lá? Ele deu declarações fortes sobre a situação do clube. Não sabe o que ele disse? Não procurou saber os motivos? Vou colocar apenas uma frase dele:

"Os códigos de conduta são normais nos grandes clubes do mundo, mas aqui os jogadores preferiram fazer piada. A verdade é que as pessoas não querem que a coisa seja séria no Flamengo."
(Jairo dos Santos, ex-gerente de futebol do Flamengo)

Esta frase acima não é culpa do Ronaldinho ou do Joel, é culpa desta gestão. E não ache que isso é choro gratuito. Jairo é somente mais um dos profissionais sérios que passaram pelo Flamengo, mas que não teve o perfil do clube justamente por ser sério e profissional. Olha o nível que chegamos! Isso sim é vergonhoso! Estamos tendo um 2012 turbulento, de omissão, mentiras e falta de transparência de uma gestão que promete estar novamente à frente do clube em 2013. Está certo isso? E o que você vai fazer para mudar o Flamengo? Cercar o carro do Ronaldinho? Xingar muito nas redes socias e/ou no estádio? Fazer greve de Flamengo e não ir mais nos jogos? Ou vai se associar ao clube e/ou cobrar uma gestão competente e transparente?

A política do Flamengo é chata. É muito mais fácil ler sobre os péssimos treinos/entrevistas/escalações/substituições do Joel e a ausência do R10 do que as atitudes (ou falta de) da diretoria. E o único Vice que nos interessa é o de São Januário, não o de Finanças, de Patrimônio ou do Conselho Fiscal. Muito menos debatemos com tanto afinco a importância de sermos sócios para entrarmos neste mar político e ajudar a mudar o Flamengo. E se você tivesse o poder de não aprovar as contas de 2010 da gestão Patrícia Amorim? Elas foram aprovadas sem você por lá. Isso é justo? Mas o que interessa pro torcedor mesmo é saber como ficarão as camisas novas do futuro patrocinador, os reforços que vão chegar, as especulações da semana, os pagodes do R10 e dar moral para sites sensacionalistas que vivem nos chamando de trouxa.

Esta ideia dos avatares e das imagens dos blogs viradas começaram com o Alexandre Souteiro (Triplex), do blog Flamengo Net, e Rúbio Negrão, do blog Rubro-Negro Roxo e também do Flamengo Net. O motivo? Uma forma de protestar contra o caos que está nosso clube. Enfatizamos isso no twitter com o intuito de chamar atenção para este problema e cobrar do clube, simplesmente, o nosso Flamengo de volta. Como disse, é um ato simples, de fácil acesso para que todos possam colocar suas indignações. A solução só virá quando a Nação enxergar a necessidade de ser sócio e agir dentro do Flamengo, mas até isso acontecer a gente age, se mobiliza, se une, seja nos mais simples atos até nos mais organizados e complexos. E se você não tem acesso à política do clube e não pode se associar, tente fazer a diferença da sua própria casa. Vai criticar o quê? - Ahh, não posso! Moro longe, não sou sócio, não posso ir no estádio... - Você tem suas palavras, suas redes sociais, os blogs do Flamengo... Por que não usa as armas que tem? E sabia que você tem uma coluna em nosso blog? E já pensou em fazer um blog pra você? Tem outra ideia de protesto? Coloque em prática, tenha atitude!

Existe um Flamengo incompetente fora de campo que reflete todo seu caos no Flamengo dentro dele. E se não unirmos nossas forças também dentro de campo a coisa pode piorar muito. Não podemos deixar de vestir o Manto 12 nos jogos. Se tem Flamengo em campo (mesmo que não seja o nosso), tem que ter arquibancada lotada, porque ninguém tem mais poder ali dentro do que a gente. O Flamengo sem a gente não é nada... Muito menos este aí. E não desista, não cruze os braços. É muito mais fácil jogar a toalha do que fazer alguma coisa pra mudar a situação, mas faça! E faça a sua parte nas arquibancadas, vamos juntos lutar pelo Hepta nos 90 minutos, mas sem deixar de exigir o nosso Flamengo nos demais. E o tempo não para. Não espere ninguém cobrar um Flamengo mais limpo por você e nem cobre isso de ninguém. Faça você mesmo! Você pode, você deve.

#QueremosONossoFlamengo

********************
Renato Croce (Alexi Lalas)
Imagem: Charge de Mario Alberto (Lancenet) com adaptações de FlaManolos

Compartilhe isto com a Nação
"Eu queria ser um poeta para poder te explicar,
mas não consigo traduzir o sentimento de amor que a gente tem pelo Flamengo."

---Outros posts do FlaManolos---
9 comentários rubro-negros pelo Blogger
comentários rubro-negros pelo Facebook

9 comentários:

  1. Renato, meu camarada,
    Um post muito coerente, muito emocionante, muito Flamengo.
    O grande problema nem é entrar no meio do bololô que está o nosso Mais Amado. O pior é chegar lá no olho do furacão e usar de interesse pessoal.
    Porque o Flamengo é uma imensa paixão pra uns, uma vitrine pra outros e ainda uma mina de tesouro pros que sobrarem.
    Nos falta fazer da paixão pelo Flamengo algo profissional. Paixão sim, amadorismo não.
    E pra isso, essencial é mudar tudo o que não está dando certo há mais de trinta anos. Não será nada fácil, mas nem por isso impossível.
    Falta-nos união, idoneidade e boa vontade.
    Estou fazendo pouco, mas estou fazendo tudo o que posso. Estou fazendo a minha parte.
    Grande abraço!

    Verdadeiras Saudações Rubro-Negras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estamos fazendo a nossa parte, Flávio! "Paixão sim, amadorismo não."

      Excluir
  2. Cara.. acho que vocês sabem muito pouco ou quase nada do que acontece nos bastidores do clube. O problema é que as críticas vêm pelas notícias que aparecem na imprensa. Você precisa estar no clube e vivenciar a política lá dentro pra opinar corretamente pra não correr o risco de falar besteira.
    A diretoria tem sua parcela de culpa em muitas coisas, mas qual diretoria do FLamengo não fez suas burradas? A PA assumiu centenas de dívidas trabalhistas. É culpa dela? Conseguir administrar um clube cheio de problemas, processos, e tudo mais não é tão fácil assim. Nesse caso, R10 meteu a faca no flamengo descaradamente. A PA vem tentando administrar as dívidas com direitos de imagens com os jogadores, e ao mesmo tempo precisa ter grana pra manter o clube, melhora-lo, como ela vem fazendo. Criando o Museu, CT, Loja, e tudo mais.
    Quando ele chegou todo mundo bateu palmas pra ela, mas ninguem sabia o fiasco que esse cara seria. Meses atrás pesquisas foram feitas no Fla e a torcida ainda queria o R10, PA então tentou mante-lo através de recursos do flamengo, apostando no cara. Agora é facil criticar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que você não leu o post e muito menos é leitor frequente do blog.

      Nenhuma crítica que sai daqui é baseada pela mídia ou influenciada pela mesma. E acho que nosso blog já defendeu demais a PA em muitos momentos, falando do lado positivo de sua gestão, inclusive batemos palmas para a concessão do morro da Viúva, entre outros. E todos sabem que qualquer presidente terá que lidar com inúmeras dívidas, isso não é apenas com a Patrícia.

      Esta gestão da Patrícia não é uma das piores do Flamengo, é uma das gestões que mais escancarou o pífio modelo de gestão que temos, totalmente ultrapassado e gerido por dirigentes-amadores. Patrícia é horrorosa, e falo isso porque já a defendi muito aqui. Ela é incompetente, mentirosa e omissa, mas a culpa de tudo não é apenas dela. Estamos presos num modelo de gestão por décadas. Você apontou os pontos positivos da Patrícia e concordo com eles, mas desculpa... A revolução já está batendo na porta.

      Excluir
    2. O Ronaldinho hoje é o de menos nessa cagada de três décadas...
      E como a Paty Amora é quem está -ou deveria estar- lá como cabeça, presidenta que é do Flamengo, se não quisesse pagar pelos erros alheios, que fizesse o mínimo de esforço, que resolvesse coisas que todo mundo sabe que estão ao seu alcance. Mas não. Foi omissa nos momentos mais cruciais. Literalmente fugiu em muitas ocasiões.
      'Ah, ela não é a única culpada'... mas nem por isso deixa de ser culpada.
      Chega de hipocrisia e panos quentes no nosso Mais Amado, por favor.

      Excluir
  3. Já estou providenciando o meu título de sócio do Flamerda pra votar na Patrícia Amorim nas próximas eleições burro-negras. E ainda lanço aqui a candidatura de Renato Lalas para vice-presidente de futebol.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sacaneator é uma figura folclórica e fundamental em qualquer lugar. Porque se faltar um rubro-negro, será ele a falar do Flamengo.
      Obrigado pela importância que você dá ao Mengão, mesmo que indiretamente!

      Excluir
  4. Olha só! A preocupação de vocês com o Mengo dará saltos maiores! Muito bom!

    ResponderExcluir
  5. AÍ GALERA TORCEDORA DO FUTEBOL,VAMOS NOS ASSOCIAR EM MASSA SÓ PARA VOTAR CONTRA PATRÍCIA AMORIM,EU PARTICULARMENTE VOU E FAREI CAMPANHA,VAMOS SALVAR O MENGÃO.

    ResponderExcluir

 
Uma vez Flamengo, sempre Flamengo.