Comentários
Postagens

22 de abr. de 2011

Oh! E agora, quem poderá nos defender?


No início da temporada, muitos falavam da falta de um atacante de referência, lateral esquerdo e zagueiro, mas havia um outro problema: a falta de um bom volante reserva. Levantei esta questão na época e muitos falavam que estava tudo sob controle.. Mas não estava. Willians e Maldonado formavam a melhor dupla de volantes do Brasil desde o ano passado. Não é à toa que temos um bom sistema defensivo, mesmo não tendo uma boa dupla de zaga e
laterais com excelência na marcação. Sem Maldonado, além de perdermos um ótimo volante, perdemos a nossa liderança defensiva, que orientava e protegia nossa inexperiente dupla de zagueiros.

Uma das opções pra posição é o nosso 'querido e amado' Fer
nando, o famoso irmão do 'Casalberto'. Bom, é isso mesmo, ele será a opção do Luxa. Ele jogará de segundo volante, deixando o Willians como o primeiro mesmo. O problema é que ele é fraco na defesa e no apoio ao ataque, e se o compararmos ao Maldonado então, dará até vontade de chorar. No momento, estamos necessitados de um bom lateral e de um zagueiro de referência, isso daria mais equilíbrio defensivo e sobrecarregaria menos os volantes, ainda mais agora sem o Maldonado. No caso, a chegada do Juan da Roma seria fundamental pra suprir essa carência de um marcador de ofício no meio pra jogar ao lado do Willians. Esta é uma saída pro problema, mas até ele vir, qual opção seria a melhor?

Fernando, Lorran e Muralha são nossos volantes reservas, mas nossos moleques da base estão com a seleção Sub-18 no momento. Além deles, temos a possibilidade do improviso de Fierro e Galhardo, que já jogaram
assim, mas não foram bem. - Mas então vamos de Fernando mesmo? - Bom, levanto aqui uma sugestão ao nosso profexô. Já que ele adora improvisar, por quê não colocar nosso Magro de Aço na frente da zaga, como uma espécie de falso 3º zagueiro?
Vamos ao Gráfico:


Angelim é marcador de ofício e tem uma saída de bola razoável (lembro de seus bons momentos formando dupla com o Juan aterrorizando pela esquerda), além de dar o apoio ao lateral esquerdo em suas subidas com perfeição. Willians voltaria a jogar de segundo volante pela direita, sempre nos apoios
ao Léo Moura na defesa e no ataque. Sabemos que Willians não tem bom passe, mas ganharíamos muito no sistema defensivo, mantendo a proteção aos nossos zagueiros. Além disso, teríamos uma referência na marcação pra eles.


Outra opção que temos pra fugir do Fernando, é o Muralha ou o Lorran. Quando voltarem da seleção, espero que tenham a oportunidade. Ambos foram campeões da Copa SP e chegaram à seleção. Nada mais justo terem chan
ces no time principal. São moleques, mas é necessário fazer esse teste. Na imagem acima, usei o Muralha como exemplo. Ele, que possui boa saída de bola e velocidade, seria o segundo volante, deixando o Willians como tem jogado ultimamente.

Nessas possíveis formações, usei o Alvim na esquerda porque ele será a opção do Luxa no momento. Sinceramente, prefiro o Egídio, ou melhor, um dos moleques da base (Anderson ou Jorbison), caso o Angelim seja usado como volante. Se Fernando ganhar a vaga, aí precisaríamos de mais marcação e Alvim seria a melhor opção. Espero que Luxa saiba fazer a coisa certa. Ele parece estar perdido com esse time. Que São Judas Tadeu nos abençoe. Flamém!

Nota: custava dar a graninha a mais que Toró pediu pra renovação? Se não ia contratar ninguém pra posição, por quê não renovou com o cara? Agora que precisamos dele, cadê o volante marcador nato?

Saudações Rubro-Negras!

*************************
@RenatoCroce (Alexi Lalas)

Compartilhe isto com a Nação
"Eu queria ser um poeta para poder te explicar,
mas não consigo traduzir o sentimento de amor que a gente tem pelo Flamengo."

---Outros posts do FlaManolos---
7 comentários rubro-negros pelo Blogger
comentários rubro-negros pelo Facebook

7 comentários:

  1. Uma escalação no 3-5-2 pra mim seria viável... Angelim, David e Welinton. Fariam o trio na zaga Léo Moura e Renato nas alas com um papel de marcação apenas no meio de campo. Willians fazendo o de sempre! Thiago Neves e Botineli na Armação, Ronaldinho como segundo atacante e o Vanderlei de centro-avante. Pra mim seria o ideal!

    ResponderExcluir
  2. bOM ACHO Q ESSE ESQUEMA COM O ANGELIN MELHOR MESMO !! POIS ESSE FERNANDO ASSIM COMO O IRMÃO ADORA FAZER UMA MERDA! ACHO Q DEVERIAMOS COLOCAR RENATO TRAVANDO MAIS O WILIANS E COLOCAR VANDER! OU ENTÃO COLOCAR RENATO LAH MESMO RECUAR O R10 E COLOCAR O NEGUEBA OU DIEGO MAURICIO ! R10 TEM Q DAR PASSE BROTHER ! NEM ISSO DIREITO ELE TA FAZENDO ! TNEVES TA JOGANDO DE+! MALDONADO ERA O CHERIFE DA ZAGA SEMPRE SOUBEMOS DISSO ! VAMOS COLOCAR OS MULEQUES DA CATEGORIA DE BASE! POIS ALVIN TAMBÉM EH FRACO! ANDERSOM E JORBISON MERECEM ESSA CHANCE LUXA !
    LUXA ABRE O TEU OLHO POIS QUEM RODA QUANDO TIME COMEÇA A PERDER É O TÉCNICO E NÃO OS JOGADORES ! SE LIGA BROTHER!!

    ResponderExcluir
  3. concordo que vc falou , prefiro os meninos da base , mais eles estao na seleçao , e o fla podia tentar trazer o ibson ou o airton pro brasileirao eles cairia como uma luva ate a volta do maldonado o vidente

    ResponderExcluir
  4. sem cornetagens,ganhamos do bosta na semi final com o fernando em campo

    quem sabe ele possa jogar bem e ainda fazer um gol? cornetagem só no fim do jogo

    SRN

    ResponderExcluir
  5. Com o Fernando Trombada a coisa pode desandar, com o Maldonado o time não estava bem sem ele talvez fique pior vamos torcer para essa camisa funcionar domingo, e nos dar essa alegria.

    ResponderExcluir
  6. Obrigado a todos pela leitura e belos comentários.

    Igor,
    Não acredito no 3-5-2 não. O que pode acontecer é uma variação pro jogo, caso o Angelim seja utilizado como volante.

    Anônimo,
    Fernando teve oportunidades ano passado e, das vezes que entrou esse ano, ele não foi tão mal assim, mas sabemos que ele é fraco na defesa e no ataque. Com uma dupla de zaga dessas, precisamos de uma proteção maior no meio-campo, por isso Angelim seria a melhor opção, junto com o Willian.

    Laercio,
    Os Flores possuem o favoritismo, mas rubro-negro adora isso. Tenho certeza que venceremos eles num belo jogo, mas pra isso temos que jogar com vontade. Se jogar com covardia, como na quarta, levamos chocolate.

    ResponderExcluir
  7. Belo post Renato o/

    ResponderExcluir

 
Uma vez Flamengo, sempre Flamengo.