Comentários
Postagens

1 de ago de 2011

Enquete: Dupla de Zaga



Semana passada fizemos uma enquete sobre quem formaria a dupla de zaga com o Alex Silva (Pirulito é o c...!), e a galera mostrou mais uma vez que sabe das coisas, na minha humilde opinião. Afinal, todas as nossas enquetes são comentadas (vejam todas aqui) por nós e sempre com uma visão bacana sobre os resultados. Obrigado a todos pelos 334 votos desta enquete. O FlaManolos sempre procura oferecer, na medida do possível, a maior variedade de assuntos e atrativos pra Nação, que é o único foco deste blog, ao lado, claro, do nosso amado Mengo.

Gostaria de explicar 2 coisas: 1- Não colocamos o Jean entre as opções, porque certamente não teria a preferência da galera. Apenas colocamos as 3 opções que o Luxa mais tem utilizado, mais a contratação recente, o Gustavo. 2- Não colocamos trio de zaga, porque o Luxa, além de não utilizar os 3 zagueiros na escalação principal (aliás, ele raramente usou esse esquema na carreira), a chegada do Airton como 1º volante, automaticamente dispensa a presença de mais um na zaga. Os esquemas que vimos até agora, tanto na escalação principal, como opção no decorrer do jogo, são: o 4-2-3-1, o 4-4-2 e o 4-3-2-1, esquema atual. Foi assim que ele conseguiu levar apenas 32 gols (mesmo sem termos uma boa dupla de zaga) e fazer 71 em 40 jogos no ano, com apenas 1 derrota. É um equilíbrio muito forte, além destes números serem impressionantes pra qualquer clube do Mundo.

Alex Silva tem nível de seleção e agradou a todos os rubro-negros. É bem alto, muito bom nas jogadas aéreas ofensivas e defensivas, além de ser o xerifão que faltava no time. Sabe sair jogando com a bola e cai mais pelo lado direito, o que poderia render uma boa parceria com o, também experiente, Magro-de-Aço. Isso certamente nos faria lembrar a boa dupla Fábio Luciano e Angelim, e até mesmo com o Álvaro, durante o Hexa. Com Angelim, talvez o time perca um pouco pela velocidade, mas o posicionamento é muito importante também. Além disso, o sistema defensivo do Mengo está muito bom, no geral.


Os números mostram que temos uma boa zaga, mas só os números. Uma boa defesa é uma defesa protegida, por isso levamos poucos gols. E esse papel não é somente dos volantes, os laterais também precisam ajudar. Ex.: Onde estava o Léo Moura no quarto gol do Santos? Pois é. Isso não pode acontecer. Analisando os gols que levamos, certamente notaremos pequenas falhas da zaga, mas não só dela. Contra o Santos foi um jogo atípico entre 2 equipes de muito talento. E como sabem, o talento e a genialidade são imarcáveis, mas teve alguns erros, como esse do Léo Moura. E deixar o Neymar no mano-a-mano com nossa zaga, é pior que pênalti. Né, Elano? Nem mesmo Willians, que fez uma marcação sensacional no Neymar, não conseguiu marcá-lo 100% do jogo. Passamos do Palmeiras, Bambis-SP e Bambis-RJ em sequência sem levar gols, e isso mostrou uma melhora, principalmente nas bolas aéreas. Méritos pro Angelim e pro Airton, que colaboram muito pra isso.

Antes desta sequência, levamos 2 gols do América-MG, ambos em jogadas aéreas, e contra o Atlético-MG, também de cabeça. Aqueles 3 gols que levamos do Bahia (um em cobrança de lateral, quando o Souza prendeu sozinho o David e o Welinton na marcação, dando espaço pro Lulinha chegar chutando) e o gol que levamos do Ceará são exemplos de falhas de posicionamento e falta de experiência. Neste último, Vander perde a bola no ataque e os 4 volantes (!!!) do time não cobriram a defesa, deixando ela exposta ao contra-ataque deles. Ou seja: Welinton não errou sozinho. Aliás, ele teve total apoio da galera em outra enquete nossa, feita logo após o término do Brasileiro de 2010. Vejam aqui.

Eis o resultado da enquete:
QUEM VOCÊ QUER VER AO LADO DO ALEX SILVA?

Angelim 46%
David Braz
21%
Gustavo
20%
Welinton
11%

Welinton e David são moleques que já mostraram seu valor em certos momentos. Além disso, sabemos que zagueiro e goleiro são posições que demoram pra amadurecer devido a responsabilidade que carregam. Mas vou com a Nação e acho que chegou a hora de sentarem um pouquinho no banco e aprenderem com Angelim e Alex Silva. Welinton cresceu com o Angelim e pode ser que ele melhore com o Alex, mas Angelim daria, creio, mais equilíbrio ao setor. Já Gustavo, ele fez um bom campeonato pelo Boavista e está liberado pra jogar, mas Luxa está vendo de perto e deve saber o que está fazendo. Se ele não joga, mesmo com a zaga titular contestada, deve ser pelo seu fraco desempenho nos treinos.

É duro criticar uma zaga que levou menos de um gol por jogo de média no ano, e 1 de média em 13 jogos do Brasileiro, que é muito disputado, mas o rubro-negro é mal acostumado e quer sempre o melhor. E quer saber? Ele está (estamos) certo. O que não pode acontecer é vaiar durante o jogo e só abrir a boca pra criticar. Todos os outros nos invejam não é à toa. E se você notar qualquer deslize, chame atenção. Todos somos passíveis de erros, mas estamos juntos por um ideal e não pode faltar apoio durante essa caminhada difícil. O Flamengo só é Flamengo porque somos uma Nação. Certo? Então, rumo ao Hepta!

Saudações Rubro-Negras!
*************************
Enquete comentada por @RenatoCroce
(Alexi Lalas)

Compartilhe isto com a Nação
"Eu queria ser um poeta para poder te explicar,
mas não consigo traduzir o sentimento de amor que a gente tem pelo Flamengo."

---Outros posts do FlaManolos---
3 comentários rubro-negros pelo Blogger
comentários rubro-negros pelo Facebook

3 comentários:

  1. A voz do povo é a voz de Deus, mas, fica uma dúvida; o Luxemburgo acredita nisso?

    ResponderExcluir
  2. Otimo post !! e a enquete , é para ser Angelim e Alex Silva o Xerifão da Zaga Ai vai Ficar Boa e Melhorar Mais !!! #SRNMS http://flanaveia100n.amsblogspot.com visite
    @manofla_69

    ResponderExcluir
  3. Valeu, galera! Vamos torcer pra nossa zaga melhorar..

    SRN!

    @RenatoCroce (Alexi Lalas)

    ResponderExcluir

 
Uma vez Flamengo, sempre Flamengo.