Comentários
Postagens

11 de mai. de 2012

Zinho - Vale a pena?


Foi confirmada a volta do Zinho ao Mengo, desta vez como diretor de futebol. Vou emitir minha opinião sobre o assunto, mais uma vez (já foi debatido no Programa Korneteiros). Zinho será mais um ídolo subordinado a esta gestão, sem respaldo em sua função e recebendo uma pressão totalmente desproporcional da torcida. Até que ponto é prejudicial um ídolo chegar ao clube nessas condições? Você aprova? Vale a pena?

Isso é muito delicado, ainda mais sabendo que Andrade, Petkovic e Zico já passaram por esta gestão e sentiram o gostinho. Tentaram Fábio Luciano também. Todos com boas passagens no clube, com suas histórias. Zico foi covardemente agredido com falsas acusações, que partiram também da própria torcida, se referindo a ele com palavras que jamais imaginei. Um período cruel demais. É a mesma Nação que se orgulha de seus feitos e de seu amor ao Mengo ao longo de 40 anos. Zinho será mais um alvo?

Ninguém no Flamengo é intocável, claro. Zinho é novo na função, mas é inteligente, sabe como é o clube, tem boa relação com os jogadores e não teria coragem de fazer nenhuma cartilha de boas maneiras. Aliás, se fizesse seria respeitado, ao contrário do Jairo, atacado por aviões. Zinho fez um bom trabalho no Nova Iguaçu, dentro do possível. O clube chegou a revelar alguns bons jogadores e tem um belo desempenho na base. Claro que no Flamengo é diferente. E sabe por quê? Porque ele não terá a liberdade pra fazer a sua função. A comparação entre os clubes é o de menos. Quem contrata é outro. Quem manda no futebol e diz o que está certo ou errado são outros. Se cada um fizesse a sua parte... Mas não é assim. Todo mundo quer aparecer, tomar conta do que não é seu, e quem veio pra ajudar se vira como pode. No final, só o Mengo perde.

Este não é o melhor período no Flamengo pra um cara como o Zinho segurar o pepino e servir de escudo. Não basta o ano eleitoral e a crise, ainda terá que lidar com uma Nação enfurecida e com a falta de dinheiro. Ele chega ao clube olhando de baixo pra cima, onde enxergará uma gestão caçadora profissional de ídolos. Zinho tem muitos títulos com o Manto e mais de 450 jogos, além de ter inúmeras conquistas por onde passou. Não precisava aceitar esta missão, mas se veio é porque sabe que pode ajudar.

Boa sorte ao Senhor Crizam, ao Zinho e ao menino rubro-negro formado no Flamengo que foi Tetra e Penta, fazendo, hoje, outros meninos serem Hexa. E espero que a Nação não esqueça, nem por um minuto, tudo que fizeram com o Zico, que está desejando boa sorte ao novo Zi da Gávea. E sem dúvida há outro lá no céu, também magoado com a diretoria de sua época, desejando boa sorte pra todos nós rubro-negros e, talvez, aliviado por não ser o Zi da vez. Né, Zizinho?

Saudações Rubro-Negras

********************
Renato Croce (Alexi Lalas)

Compartilhe isto com a Nação
"Eu queria ser um poeta para poder te explicar,
mas não consigo traduzir o sentimento de amor que a gente tem pelo Flamengo."

---Outros posts do FlaManolos---
3 comentários rubro-negros pelo Blogger
comentários rubro-negros pelo Facebook

3 comentários:

  1. Pois é, Renato. Eu não entendi por que o Zinho colocou a sua cabeça a prêmio.

    Ele estava bem, tanto na TV como no New Iguaçu. Não precisava se arriscar nesse ninho de cobras.

    Vamos ver no que vai dar...

    ResponderExcluir
  2. Tristemente inútil. Também tenho certeza que não vai adiantar nada...
    Eles continuam tratando a torcida como otária.

    Verdadeiras Saudações Rubro-Negras.

    ResponderExcluir
  3. Impossível não pensarmos no Zico, né? Só espero que a dupla Coutinho e Zinho nos dê alegrias, mas principalmente que tenham respaldo pra fazerem suas funções. Caso contrário, podem até acusá-lo injustamente de sei lá o quê.

    ResponderExcluir

 
Uma vez Flamengo, sempre Flamengo.